IECLB - Estrela-RS


IECLB - Comunidade Evangélica de Estrela

Essa história começou no dia 17 de fevereiro de 1863, quando desembarcou em Estrela um pequeno grupo de imigrantes alemães vindos do Vale do Caí. Entre eles estaria o Pastor W. Kleingünther que, no dia seguinte, celebrou o primeiro culto com as famílias que num futuro não muito distante, formariam a Comunidade Evangélica de Estrela. Neste culto foi batizada a primeira criança evangélica nascida neste lugar. Seu nome era: Valentin Theobald Schnack.

As famílias evangélicas eram muito poucas e só podiam ser visitadas esporadicamente por pastores de outras comunidades. Somente dez anos mais tarde, no dia 1º de maio de 1873, o Pastor F. Hauser, de Teutônia, fundou a Comunidade Evangélica de Estrela. No mesmo ano já foi registrado o primeiro casamento: Friedrich Helfenstein e Margarete Bárbara Schwingel.

No ano seguinte, foi edificado o primeiro templo evangélico em Estrela. Os evangélicos luteranos se preocupavam não somente com sua vida religiosa, mas também com a educação de seus filhos. Por isso, ao lado da igreja havia também a escola, onde o próprio pastor era também o professor. Assim deu-se o início da escola que hoje conhecemos como Colégio Martin Luther.

Em 1912, foi fundada a sociedade de senhoras evangélicas e, dois anos depois, foram consagrados os dois sinos que ainda hoje chamam as pessoas para os cultos. Os sinos no alto da torre da igreja não estão ao alcance dos nossos olhos, mas neles estão gravadas as seguintes frases: "Terra, terra, ouve a voz do Senhor" e "Glória seja a Deus nas alturas".

Outra data inesquecível desta bela história foi a consagração do segundo templo construído, que substituiu o anterior de 1874. No dia 5 de dezembro de 1926, a nova igreja teve suas portas abertas para a comunidade ao som do coro de trombones que tocava do alto da torre: "Alma bendize o Senhor poderoso da glória". Este templo serviu à comunidade por 44 anos, quando foi consagrado o templo que conhecemos atualmente.

Fonte: IECLB Estrela-RS

Nenhum comentário: