Rio Taquari - poema



Rio Taquari


Que eu te saúde, ó Taquari,

Filho mais lindo da mata virgem.

Sinto-me tão seguro, não sei como,

Desde que junto de ti, vim morar.


Do eterno e sombrio seio silvestre,

Que o homem nunca destruirá,

Tu lutas e te libertas, ó lindo e grandioso,

Desde o início dos tempos.


Sim, eternamente jovem, com força impetuosa,

Assim tu avanças em frente,

E ruges forte pelos peraus e matas,

Até chegar ao mar eterno.


Quando nas tuas margens parado estou,

Sinto o sopro do criador.

Quando olho para tuas correntezas,

Sinto também a tua imponência.


Desprezando-me da terra,

Da tristeza, prazer e aflição,

Mergulho nas tuas profundezas,

Refresco então, meu coração.


Por isso, brame e ondeia adiante,

Tu, ó formoso Taquari,

Melhor local para repousar a mente,

Jamais me esquecerei de ti.


Autor: Pe. Gustavo Locher – 24.05.1945




Nenhum comentário: