Estrela-RS - Escadaria devolvida para comunidade





Cascalho símbolo de uma conquista

Ao se consolidar a reabertura das ruas Coronel Flores e Arnaldo J. Diel, parte interna do antigo complexo Polar/Antarctica, e da recente demolição de duas edificações na junção das mesmas, o que garantiu a retomada por parte da cidadania de um espaço histórico e ambiental de acesso ao Rio Taquari, por onde nasceu a cidade de Estrela, pode-se imaginar que o cascalho da 13 é o grande vitorioso.

O cascalho da 13, mas que cascalho? Sim isso mesmo, em 1979 no dia 13 de maio, os moradores da rua de mesmo nome inauguraram um monumento cujo objetivo representava um sonho: a retomada da relação da cidade com seu rio, que fora inviabilizado em 1974, quando a Polar/Antarctica recebeu da administração municipal da época a doação da área que além das ruas, fechou também o acesso à escadaria do antigo Porto de Estrela, construído em 1924 e um trapiche antigo. Duas estátuas, Adão e Eva foram transladadas até a escadaria da rua Chá-Chá Pereira, onde permanecem até hoje.

Na verdade o monumento que se constitui de um cascalho grande sob uma base de cimento com uma placa alusiva, teve que esperar pacientemente por 30 anos e 6 meses para ver consolidado o sonho daqueles que o idealizaram.

Muitos já não estão entre nós, porém a saudade do Rio Taquari ficou simbolizada no monumento, que por fim atinge o objetivo daqueles que nunca deixaram de sonhar com a situação presente do local.

Segundo projeto da Prefeitura de Estrela, a escadaria deverá ser reconstruída e as estátuas que representam o comércio e a indústria deverão retornar para casa.

Dizeres da Placa do “Monumento do Cascalho”:

Legítimo cascalho do Rio Taquari,
espécie extinta que já fazia parte
da vida da comunidade.
Homenagem da Rua 13 de Maio
a comunidade que anseia reconquistar seu Rio.
103 Anos – Estrela – 13 de maio de 1979.


Texto: Airton Engster dos Santos
Imagens: Aepan-ONG

Nenhum comentário: