Reunião do IBGE com comunidade estrelense discutiu o Censo 2010





Reunião do IBGE com comunidade estrelense

discutiu o Censo 2010


Na terça-feira, dia 11 de agosto de 2009, tendo por local a Centro de Cultura Bertholdo Gausmann em Estrela, foi formada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística.


O objetivo primeiro da CMGE é dar cobertura aos trabalhos de levantamento e mapeamento que o IBGE está realizando visando o Censo de 2010.


Na primeira fase serão apresentados ao CMGE os mapas que irão orientar a coleta de dados e ajudar a localizar áreas para levantamento de dados.


É responsabilidade também da Comissão cuidar para que nenhuma pessoa fique fora do Censo.


Os questionários que serão aplicados levarão em média 20 minutos por domicílio para serem respondidos. Porém será feito uma amostra em 10% dos domicílios nos quais o questionário será mais complexo e tempo de realização será aproximadamente de 50 minutos.


Também os membros da Comissão deverão divulgar a realização de concursos para contratação de pessoal para realização do Censo. Acionar a imprensa para divulgar o Processo Seletivo e o próprio Censo. Para Estrela serão cinco mensalistas os quais serão contratados através de concurso público que será realizado ainda em 2009. Também 28 recenseadores no ano que vem. O Censo terá início em agosto de 2010.


Estrela será sub-área de oito municípios cujo coordenador é Paulo Hamester e coordenador de área é Jones Bianchetti para 40 municípios. Um escritório será montado para dar suporte aos trabalhos de campo, com internet por onde os dados coletados por PDA serão enviados para o Rio de Janeiro.


O Censo Demográfico vai apurar quantos somos, quem somos e como somos. Para tamanho desafio o IBGE vai enviar material de apoio para todas escolas brasileiras com informações sobre a importância do Censo.


A Comissão Municipal de Geografia e Estatística vai acompanhar os trabalhos desde a fase de preparação até o final com a divulgação dos resultados, sempre dando suporte e facilitando para que os dados finais do Censo 2010 representem a realidade de nosso município.


Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: