Vale do Taquari - Entre Vales e Montanhas do Rio Grande do Sul






Vale do Taquari – entre Vales e Montanhas do Rio Grande do Sul:


O Vale do Taquari, região do Rio Grande do Sul, é um lugar único que reúne diversos atrativos culturais e naturais com pouca distância entre os municípios.

Num mesmo dia é possível vivenciar o sotaque de diversas culturas – portuguesa, alemã, italiana – saboreando delícias de sua gastronomia.

Além disso, as manifestações culturais, os costumes, formam um conjunto com vales planícies, montanhas e Rio Taquari fazendo da região um pólo de atração turística com um povo alegre e hospitaleiro.

A população, quase que em sua totalidade descendente de imigrantes europeus, cultua tradições e folclore dos países de origem.

Minifúndios produtivos com colheitas fartas e muita beleza natural dão ao Vale do Taquari uma identidade própria.

A região é interligada por vias asfaltadas formando um verdadeiro corredor de integração.

O Vale é beneficiado ainda por uma hidrovia com porto localizado no município de Estrela e estrada de ferro.

O Vale do Taquari é formado por 40 municípios, cujo mais antigo é Taquari-RS que se emancipou de Triunfo-RS em 1849.

Já existem diversos roteiros turísticos em funcionamento no Vale do Taquari: Rota Germânica, Roteiro Delícias da Colônia, Roteiro das Montanhas do Vale e Roteiro Caminho da Erva-mate.


História:


As primeiras referências históricas da Região do Vale do Taquari datam de 1635, mencionando as expedições dos Padres Gimenez e Soares, seguidas pelo Bandeirante Raposo Tavares em 1636.

Por volta de 1800 foram criadas as fazendas ao longo do leito do Rio Taquari com escravos peões e feitorias, quando era explorada madeira, erva-mate, lavouras de cereais e criação de animais.

Na medida em que se instalavam as fazendas no território os índios que habitavam o local buscavam novas regiões no interior do Rio Grande do Sul.

Em 1809 a região do Vale do Taquari passou a pertencer ao município de Rio Pardo.

Em 1856 chegaram os primeiros colonos alemães, quando foi fundada a Fazenda Estrela. Em 1858 era criada a Colônia de Teutônia e em 1873 a Assembléia Provincial aprovou a criação da Freguesia de Santo Antônio de Estrela, reunindo os territórios de Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul. Separando-a da Freguesia de São José do Taquari.

Na segunda metade do século XIX, teve início a colonização italiana, completando o processo de formação étnica que no início habitada por índios seguidos dos portugueses que trouxeram os negros, após os alemães e os italianos.

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: