História da família Engster no Brasil


Origem da família Engster no Brasil
Por Airton Engster dos Santos

Originários da cidade de Neuthard, na Alemanha, a familia Engster chegou ao Brasil em 08 de fevereiro do ano de 1859, portanto há 150 anos.

A cidade de Neuthard, em maio de 2008 comemorou 725 anos.

Maria Eva Engster, com os filhos Gustav Engster, Raymund Engster, Carolina Engster, acompanhados pelo tio João Batista Engster, estabeleceram-se no estado do Rio Grande do Sul.

Maria Eva Engster, era viúva ou mãe solteira, ela casou com Christian Lassen (Larsen) e faleceu a 19 de Março de 1914, aos 85 anos de idade, na localidade de Picada Paredão. Ali provavelmente deve estar o túmulo dela.

Descendo de Gustav Engster. Seu túmulo encontra-se no cemitério de Arroio do Meio. Ele nasceu em 01 de agosto de 1849 na Alemanha e faleceu em 25 de novembro de 1927 em Arroio do Meio-RS.

Meu bisavô João Engster foi casado com Bertha e pai de meu avô Guilherme Engster casado com minha avó Wilma Konrad Engster. Ambos falecidos. Ele em 1970 e ela em 2002, enterrados em Linha Harmonia, interior de Teutônia.

Minha mãe é Selmita Engster dos Santos, casada com Norberto dos Santos.
Grande parte da minha família mora em Imigrante, Teutônia e Estrela. Todos municípios localizados no Vale do Taquari no Rio Grande do Sul.

Gerson Engster, natural de Crissiumal, que mora atualmente em São Leopoldo e vem trabalhando a história da família Engster no Brasil manteve contato com uma Sra. que é responsável pelo arquivo/museu (Heimatforschung Neuthard) que mantém arquivo de todos os emigrantes, forneceu várias informações sobre a emigração dos Engster da Alemanha.

Se puderem, enviem seus dados para Gerson Engster poder ir completando a nossa "árvore". Nome completo, data e local de nascimento, batizado, religião, nomes dos pais, avós, fotos, etc.. Importante em genealogia é ter provas documentais.
http://www.genealogy.com/users/e/n/g/Gerson-Engster.

Outras imagens e documentos podem ser encaminhados para Airton Engster dos Santos no E-mail:
aepan@bol.com.br. Contatos pelo celular: (51) 91322266. Ver ainda o site: www.aepan.blogspot.com.

Airton Engster dos Santos

18 comentários:

Unknown disse...

Meu bisavo se chamava Raymund Engster. Meu avô chamava-se Frihedoldo Engster. Meu pai chama-se Osvino Engster e eu Beatriz Engster.

Unknown disse...

meu bisavo se chamava Pedro Emilio Frederico Engster, minha avó se chama Ilse Engster e minha mãe se chama Adriana Engster e é prima do Gerson Engster, e eu me chamo Karolina Engster . BY :KÁH

Unknown disse...

Meu pai se chama Darci Engster reside em Crissiumal, meu avô já falecido era Lauro Carlos Engster, filho de Guilherme Engster também viveu em Crissiumal. Meu nome é Marcia Engster moro em Três Passos, sou prima de Gerson Engster.

Unknown disse...

Meu Bisavó chamava Raymund Engster, meu vô chamava Raimundo Engster e vó Mina Engster, meu pai chamava Friedholdo Engster e eu me chamo Eder Cledinei Engster sou tio da Bibi (Beatriz Engster).

Unknown disse...

meu avo se chama rodolfo jacob engster

Unknown disse...

Por acaso não teria um tio chamado Alfredo engster

Unknown disse...

estou procurando um irmao do meu avo chamado rodolfo jaco engster:
meu avo se chama alfredo engster:
caso alguem tenha alguma informaçao me avise pfv:
faceboock: gabriel engster.

Mauricio Conte Engster disse...

Sou neto do Rodolfo Jaco Engster ele faleceu em 2007 em Ariquemes/Ro, não convivi com ele por motivos que até hoje ninguém soube explicar, ele abandou a família em Guarapuava/Pr no inicio dos anos 70 e tomou rumo ignorado sem pistas. Consegui notícias somente em 2012 sobre sua localização em Ariquemes/Ro mas já havia 5 anos do seu falecimento.

Moro em Guarapuava no Paraná.
Sou filho de Olivio Engster.

(42)99917-1848 waths
(42)98814-7476

Unknown disse...

Mauricio Conte Engster disse...
Sou neto do Rodolfo Jaco Engster ele faleceu em 2007 em Ariquemes/Ro, não convivi com ele por motivos que até hoje ninguém soube explicar, ele abandou a família em Guarapuava/Pr no inicio dos anos 70 e tomou rumo ignorado sem pistas. Consegui notícias somente em 2012 sobre sua localização em Ariquemes/Ro mas já havia 5 anos do seu falecimento.

Moro em Guarapuava no Paraná.
Sou filho de Olivio Engster.

(42)99917-1848 waths
(42)98814-7476

ANELISE KALKMANN disse...

OLÁ SOU TRISNETA DE RAYMUND ENGSTER,BISNETA DE JOÃO ENGSTER E NETA DE ALBERTINA KALKMANN ELA FILHA DE BERTHA MAGEDANZ ENGSTER O PRIMEIRO CASAMENTO DE JOÃO ENGSTER DEPOIS VIÚVO SE CASOU COM CAROLINA KONRAD,TENHO ALGUNS DOCUMENTOS QUE ME FORAM ENVIADOS POR UMA TIA AVÓ QUE MORAVA EM TEOTINIA RS,NAO TENHO CERTEZA SE É A SENHORA ELVIRA

ANELISE KALKMANN disse...

EU MORO EM CANARANA MT, NUNCA TIVE CONTATO COM A FAMILA ENGSTER MINHA AVÓ FALECEU ANTES DOS MEUS PAIS SE CASAREM,UNICO CONTATO POR TELEFONE FOI A UNS 18 ANOS ATRAZ COM ESTA MINHA TIA AVÓ QUE ME ENVIOU A DOCUMENTAÇAO

Unknown disse...

Eu moro em Dois Irmãos RS.meu paí falecido João Arnoldo Engster ele nasceu em São Caetano Ario do Meio mais viveu em São Martinho RS. Meu avô Nicolau Engster eu Cláudio J.Engster.

Unknown disse...

Olá, sou trisneta de Raymund Engster, bisneta de Raymund Engster Jr., neta de Verno Engster, filha de Roberto Engster, me chamo Aline Engster. Meu avô Verno teve quatro filhos:Rugart Engster, Ruben Engster, Roberto Engster e Rogério Engster e casado com Nelcy Wallbring. Tenho também um irmão chamado Arlei Engster.

Unknown disse...

Meu avo de chama alfredo engster

Unknown disse...

Meu avo se chama alfredo engster

Anônimo disse...

Sou neta de Maria Engster, bisneta de Aldino Engster, filho de Nicolau Engster, por sua vez filho de Gustav Engster. Portanto, somos parentes! Minha árvore genealógica está no My Heritage. Me chamo Betina Raíla Weber Bohn.

Anônimo disse...

https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-925112001/tree#

Anônimo disse...

Sou neto de Laurindo engster , ele morou no rio grande do sul , ele morreu eu era muito novo , era casado com Lúcia morgenstein , meu nome é Leonel Fernando engster sou de coxim mato grosso do sul