Jorge Scherer - Técnico em Gestão Ambiental

Jorge Scherer e família

Formatura aconteceu no dia 5 de dezembro em Santa Cruz do Sul.

Escola Liceu

A Direção da Aepan-ONG, famíliares e amigos felicitam Jorge Scherer pela conclusão do Curso de Técnico em Gestão Ambiental.

PERFIL PROFISSIONAL CONCLUSIVO DO TECNICO EM GESTÃO AMBIENTAL.

Do Perfil Geral:

A área de Técnico em Gestão Ambiental compreende em ações de preservação dos recursos naturais, com controle e avaliação dos fatores que causam impacto nos ciclos de matéria e energia, diminuindo os efeitos causados na natureza (solo, água e ar). Compreende, igualmente, atividades de preservação da poluição por meio da educação ambiental não escolar, da tecnologia ambiental e da gestão Ambiental.

Competências Profissionais gerais do Técnico da área:

- Identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas, os elementos que compõe e suas respectivas funções.
- Identificar, caracterizar as grandezas envolvidas nos processos naturais de conservação, utilizando os métodos e sistemas de unidade de medidas e ordens de grandeza
- Identificar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar).
- Classificar os recursos naturais (água e solo) segundo seus usos, correlacionando às características físicas e químicas com sua produtividade.
- Identificar as fontes e o processo de degradação natural de origem química, geológica e biológica e as grandezas envolvidas nesses processos, utilizando métodos de medição e análises.
- Identificar características básicas de atividades de exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis que intervêm ao meio ambiente.
- Identificar e caracterizar situações de risco e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impacto ambientais.
- identificar e correlacionar o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais.
- Avaliar as causas e efeitos dos impactos ambientais globais na saúde, no ambiente e na economia.
- Identificar os processos de intervenção antrópica sobre o meio ambiente e as características das atividades produtivas geradoras de resíduos sólidos, efluentes líquidos, e emissões atmosféricas.
- Avaliar os efeitos ambientais causados por resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos, identificando as conseqüências sobre a saúde humana e sobre a economia.
- Aplicar a legislação ambiental local, nacional e internacional.
- Identificar os procedimentos de avaliação, estudo e relatório de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA).
- Utilizar sistemas informatizados de Gestão Ambiental
- Auxiliar na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISSO 14.001).
- interpretar resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade do solo, ar, água e da poluição sonora e visual, propondo medidas mitigadoras.
- Aplicar princípios e utilizar tecnologia de prevenção e correção da poluição.
- Organizar e atuar em campanhas de mudanças, adaptações culturais e transformações de atitudes e condutas relativas ao meio ambiente.


Dezembro/2008

Um comentário:

Felipe Diehl disse...

Parabéns Jorge!!! Parabéns AEPAN!!!