O papa Bento XVI anunciou no dia 2 de julho de 2008, a criação da diocese de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, e nomeou como seu primeiro bispo, dom Paulo Antônio De Conto, que atuava na diocese de Criciúma (SC).
A nova diocese será composta de 32 municípios, todos do Rio Grande do Sul. São eles: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Capela de Santana, Colinas, Estrela, Fazenda Vila Nova, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Marata, Montenegro, Pareci Novo, Paverama, Poço das Antas, Portão, Roca Sales, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tabaí, Taquari, Teutônia, Triunfo, Tupandi, Vale Real e Westfália.
O bispo da nova diocese nasceu em 1942, na cidade de Encantado (RS), e foi ordenado bispo em 1991 para a diocese de São Luiz de Cáceres (MT) onde ficou até 1998, quando foi transferido para Criciúma.
No dia 6 de setembro, às 15h, acontece a missa solene de instalação oficial da Diocese de Montenegro. Será presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, que dará posse a dom Paulo Antônio De Conto como primeiro bispo. O evento ocorre na Igreja Matriz São João Batista, futura catedral, em Montenegro.
Além dos fiéis, o momento histórico deve ser acompanhado por bispos, padres, religiosos de todo Brasil. Será feita leitura das duas Bulas Papais, sendo a primeira, que cria a Diocese de Montenegro, e a segunda, que nomeia dom Paulo como seu primeiro bispo, que receberá o báculo (cajado de pastor) e será conduzido à Cadeira Episcopal.
As duas paróquias de Estrela, Santo Antônio São e Cristóvão fazem parte da nova diocese.
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário