Estrela-RS - Paróquia São Cristovão


Paróquia São Cristóvão bairro Boa União Estrela-RS

Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Pesquisa: Airton Engster dos Santos


Lenda - “Aquele que carrega Cristo”: São Cristóvão viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. É o padroeiro dos motoristas e, por extensão dos viajantes também. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo. Seu culto remonta o século V. De acordo com a lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Procurava o maior rei do mundo para servir, cometendo muitos enganos. Informando-se melhor, veio, a saber, que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se de sua força imensa de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio (caminhando dentro de um rio). À medida que vadeava um rio, o menino que trazia junto às costas pesava cada vez mais, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse:” Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus aquele que serves “.

Paróquia São Cristóvão de Estrela:

Pois a paróquia do bairro Boa União, em Estrela, que possuí São Cristóvão, como padroeiro, tem uma história de união e solidariedade. Comunidade que começa a se organizar e lança a pedra angular da igreja no dia 03 de fevereiro de 1967, portanto a mais de 40 anos. Em seguida é construída a igreja que desde logo passou a servir como local para realização das missas. Irmão Nilo da congregação Marista pintou lindas imagens no interior da igreja que até hoje atrai visitantes que ficam maravilhados com a obra. A comunidade São Cristóvão sempre teve por tradição a realização de grandes eventos, como o Kerb que acontece anualmente no mês de julho e a tradicional festa do padroeiro, em setembro, com a procissão de veículos. Para tanto o espaço utilizado atrás da igreja com estruturas de madeira foi ficando acanhado. Considerando o crescimento do bairro e do número de pessoas que vinham participar das promoções, a comunidade se mobilizou e no ano de 1982, foi inaugurado um Ginásio com amplo espaço para esportes, promoções e outras atividades pastorais. Com a presença do Arcebispo Metropolitano, D. Cláudio Colling, no dia 23 de outubro de 1988, aconteceu a fundação da paróquia São Cristóvão. Até então era uma capela da Paróquia Santo Antônio de Estrela. Neste dia toma posse o Padre Pedro Neori Theisen que permanece na paróquia até 1991. Depois assume como Pároco, o Pe. Aloísio Rech (1992 – 1995), Pe. Norberto Domingos Schmidt (1996 – janeiro a agosto – falecido), Pe. Canísio Bays (agosto a dezembro de 1996) e atualmente, Pe. José Frederico Rech desde 1997. Pe. José é natural de Harmonia, lecionou por cinco anos no Seminário de Bom Princípio e a primeira paróquia onde exerceu o sacerdócio foi Charqueadas. O Cemitério localizado no bairro Boa União teve o primeiro sepultamento em 1988. São sete as capelas que compõe a paróquia São Cristóvão: Nossa Senhora Aparecida, bairro das Indústrias; São Vito, Novo Paraíso; Sagrado Coração de Jesus, Colinas; Nossa Senhora do Rosário, Linha Lenz; Santa Maria Goretti, Linha Santo Antônio; São Miguel, Linha Geraldo Baixa e São José, Linha São José. Cada capela tem o seu coral. Na sede da paróquia atuam o Coral Santa Cecília, Sociedade de Cantores (autônomo) e Grupos de Canto: Motivação, Novo Vigor e Viva Voz. O Conselho Pastoral Paroquial (2007 – 2008) tem como casal Coordenador, Darci e Aline Barth e vice-Coordenador: Irineu e Gonda Keller.

Oração do Motorista:

São Cristóvão, que levastes um dia o fardo preciosíssimo, o Menino Jesus, e por isso és venerado e invocado como patrono celestial de todos os motoristas, ajuda-me a me aproximar de Deus, para que ele abençoe o meu carro e dirija minhas mãos, meus pés, meus olhos... guardando os freios de meu veículo, protegendo-lhe nas curvas fechadas e no asfalto molhado. Dirija suas rodas, guarda-o das colisões e de pneus estourados, livrando-o de derrapagens, segurando animais soltos nas pista. Livra-me de passageiros mal-intencionados e de pedestres distraídos e imprudentes. Dá-me, São Cristóvão, com teu exemplo, cortesia para com os outros motoristas e sobretudo para com os guardas de trânsito. Que eu seja cauteloso nas ruas movimentadas, atento nos cruzamentos e nunca esteja alcoolizado. Concede-me mão firme, olhar seguro e claro, perfeito controle de minhas faculdades e boa coordenação de meus reflexos, para que eu possa dirigir sem causar dano a ninguém. Faze que eu esteja sempre em sintonia com Deus, o autor da vida, para que meu carro não seja causa de morte para aqueles a quem ele deu a vida. E assim sejam protegidos também os que estiverem viajando comigo, livrando-nos de toda a espécie de desgraça e perigo. Que a força do Senhor da Vida, através de teu exemplo, São Cristóvão, dirija a mim e a todos os motoristas, nos acompanhando em todas as nossas viagens. Amém.

Pesquisa e texto: Airton Engster dos Santos Fonte de dados: Paróquia São Cristóvão - Agradecimentos: Marisa Ebeling, Caroline Vogel e Pároco - Padre José Frederico Rech pela atenção dispensada e coleta de dados sobre o histórico da Paróquia. Pesquisa Airton Engster dos Santos. Divulgado no Jornal Folha de Estrela - Coluna Histórias da Nossa História.

Nenhum comentário: