Estrela-RS - Trânsito






Conclusão da Aepan-ONG sobre o Trânsito em Estrela-RS:

A necessidade de se encontrar alternativas para promover um trânsito com mais educação e cidadania deve ser perseguida por todas as pessoas e segmentos da sociedade.

É muito importante disseminar ainda mais as ações de educação voltadas para o trânsito, dentro das escolas, associações e sociedade organizada. É urgente a necessidade de desenvolver instrumentos eficazes para a promoção de um trânsito educado, consciente e seguro.

De acordo com especialistas, o trânsito deve ser olhado como uma questão multidisciplinar onde a cidadania e educação para o trânsito devem ser questões debatidas, insistentemente, entre os órgãos responsáveis e a sociedade.
O trânsito está intrinsecamente ligado a questões culturais e por isso, as soluções viáveis para a problemática devem estar de acordo com a os anseios da sociedade.

Não basta esperar as ações do poder público, temos que fazer nossa parte enquanto sociedade, colaborando com as iniciativas propostas e observando a legislação.
Airton Engster dos Santos

Estrela-RS - Trânsito








Medidas para o Trânsito em Estrela-RS:

As chamadas lombadas eletrônicas ou controladores de velocidade foram implantados pela Administração Municipal. Tudo é uma questão de educação e bom senso dos motoristas. E se hoje, ao contrário de antigamente, existe uma circulação mais acentuada de veículos, é sinal de crescimento do município”, refere-se Laone.

As mudanças nas Ruas Tiradentes, Ernesto Alves, Chá Chá Pereira e Joaquim Xavier, projeto de alteração nas ruas do centro também foi importante para um novo ordenamento do trânsito.

A Prefeitura Municipal de Estrela, através das Secretarias de Administração e Recursos Humanos, Planejamento, Indústria e Comércio, e Desenvolvimento Urbano, desenvolvem diversos projetos em pavimentação de ruas, com o objetivo de melhorias e infra-estrutura urbana do Município.

Pintura de faixas de segurança e colocação de placas. Intalação de novo semáfaro na Avenida Rio Branco, tudo tem por objetivo encarar o desafio de humanizar o trânsito em Estrela, finaliza Laone.

Airton Engster dos Santos

Estrela-RS - Trânsito






Respostas do Departamento de trânsito de Estrela:

Buscando respostas para tantos desafios, a Aepan-ONG procurou o Sr. Laone Heiermann, Diretor de Trânsito de Estrela, que informou sobre medidas que vem sendo pensadas e implementadas como forma de disciplinar e humanizar o trânsito em Estrela.

A cidade tem 134 anos e as ruas são as mesmas em termos de largura. A frota de veículos tem crescido de forma impressionante, trazendo inumeros desafios, entre eles o do estacionamento no centro da cidade. Os prédios tem crescido verticalmente.

O Departamento de Trânsito realizou uma investigação sobre o número de estacionamentos existentes no Centro de Estrela, desde a rua Chá-Chá Pereira até a Bruno Schwertner e da rua Pinheiro Machado até Coronel Müssnich. Foram levados em consideração entradas de garagem e estacionamentos de motos.

Também buscou saber junto ao CDL, Bancos e Prefeitura de Estrela sobre vagas de estacionamento ocupadas por veículos de comerciários, servidores públicos e bancários. Além da descarga de caminhões e horários em que são realizadas.

A investigação procurou averiguar quanto tempo esses veículos ficam estacionados no Centro, e quanto sobra durante o dia, para usuários eventuais, que procuram os diversos serviços nas imediações.

Outra medida destacada por Laone, são as reuniões entre o Departamento de Trânsito e o Capitão Inácio Caye da Brigada Militar que também possuí informações preciosas sobre o fluxo de veículos na cidade. A busca de sugestões dos diversos segmentos da comunidade tem sido constante segundo o Diretor de Trânsito.

Finalmente a conclusão foi: há pouco estacionamento, para demanda afirma o diretor Laone.
Por exemplo, o Centro de Estrela possui 90 estacionamentos para motos, quando a demanda é de 150.


Soluções em andamento:
Ações práticas já estão em andamento. Os funcionários públicos terão a sua disposição um estacionamento muito bem organizado, com 25 vagas, com box numerados, junto ao antigo complexo da AMBEV que vai aliviar a situação no Centro.


Outra medida que está sendo estudada é com relação a carga e descarga de caminhões, horário e dias para atividades, inclusive com placas indicativas.
O Plano Diretor também é destacado por Laone, que não permite mais construção de prédios sem garagens. No primeiro piso deve ser para Loja, com estacionamento dos veículos no sub-solo com apenas uma entrada de cada vez.
Airton Engster dos Santos

Estrela-RS - Trânsito









Número de veículos cresceu 24% em Estrela
entre 2006 - 2009


As vias públicas em Estrela e o crescimento do número de veículos, tem sido uma das preocupações da Aepan-ONG, levando-se em consideração a qualidade de vida, segurança e comodidade de motoristas e pedestres.

Desde 2006 a entidade ambientalista acompanha a evolução do quadro, e vem buscando respostas junto aos órgãos competentes, no sentido de também colaborar e orientar a população.

Estima-se que a cada ano, um percentual de 7,5% de novos veículos é acrescido ao trânsito do município de Estrela. Um número que não parece tão impactante, mas, ao se considerar que o município possuía em 2006, uma frota 13.008 veículos; 2007 passou para 14.013; em 2008 o número subiu para 15.087; e 2009 chegou à 16.145 veículos, a situação fica preocupante.
Dividindo-se a frota em 2009 (16.145 veículos, IBGE-2009), pela população de Estrela (30.603 habitantes, IBGE-2009), temos uma média de 1,89 habitantes por veículo.
Como ignorar o fato de que os veículos crescem nas ruas a cada ano? E os problemas também?

Preocupações da Aepan-ONG:

Além do trânsito absorver em Estrela, mais de mil veículos, a cada ano, tornando a movimentação difícil, há ainda a questão ambiental. Com uma frota de 16.145 veículos, o meio ambiente sofre com a questão da poluição do ar e sonora. Os carros liberam, pela queima do combustível, o gás carbônico, que traz inúmeros impactos ambientais.

Outro grave problema é a falta de estacionamento, que afeta o Centro do município, o fluxo de veículos pelas principais vias da cidade e motoristas que não respeitam as faixas de segurança.

Airton Engster dos Santos

Estrela-RS - Gracie oferece Curso de Informática para a terceira idade





O Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) em parceria com o Telecentro de Inclusão Digital, projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Estrela, estão proporcionando aos idosos que fazem parte do Gracie, o Curso de Computação para a terceira idade.

O curso é preparado para atender exclusivamente a terceira idade e tem o objetivo de proporcionar ao público-alvo conhecimentos básicos na área da informática. São 20 idosos que serão atendidos, em turmas de 10 alunos.

O Gracie é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e busca constantemente a promoção e valorização do idoso estrelense.