Vereadores de Estrela - Conselho de Políticas Públicas aprovado com emenda

Fotos: Cris Pereira

Conselho de Políticas Públicas aprovado com emenda.

Sessão

Na sessão ordinária desta segunda-feira (30/01/17), constavam dois projetos na Ordem do Dia, um deles com duas emendas. Primeiramente foi aprovado, com votos contrários dos vereadores Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR), o Parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que declara inconstitucional a Emenda Substitutiva ao Projeto de Lei 012, de autoria do Vereador Norberto Fell (PPS), por entender que "invade área reservada exclusivamente ao Poder Executivo, consequentemente usurpando as prerrogativas deste Poder", conforme o parecer. Em seguida foi aprovado, com votos contrários dos vereadores Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR), o Projeto de Lei 012-01/2017, que Cria o Conselho de Políticas Públicas no Município de Estrela; também aprovado com votos contrários de Fell e Zancanaro, a Emenda ao PL012, assinada pelos demais vereadores. Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 015-01/2017, que altera dispositivo da Lei Municipal que autoriza o Poder Executivo a regulamentar os preços a serem pagos aos profissionais especializados, clínicas, hospital e laboratórios credenciados junto ao município, para prestação de serviços em saúde.

Expediente recebido

Nesta semana 2 (dois) projetos deram entrada no Expediente da Câmara. Trata-se do Projeto de Lei 016-01/2017, que autoriza a contratação emergencial de servidores para atuarem no CEMAI e CRAS; e o Projeto de Lei 017-01/2017, que altera evento no calendário de eventos do Município.

Próxima Sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (06/02/2017), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

Rádio Studio FM 98.3 - participação do Assessor de Relacionamento com o Mercado da Faculdade La Salle - Juliano Petry




Redação - Rádio Studio FM 98.3 - participação do Assessor de Relacionamento com o Mercado da Faculdade La Salle - Juliano Petry... Na pauta os cursos de extenção agendados para o mês de fevereiro de 2017:


Cursos para Fevereiro
Gestão de Pessoas para Pequenas e Médias Empresas – dias 13 e 14
Feedback para Liderança – dias 14 e 15
Informática Fundamental – dias 15, 16 e 22 e 23
Qualidade em Laboratório – dias 16 e 17
Teoria dos Tipos Psicológicos – dia 21
Oratória – dias 21 a 24
Qualidade de vida com resultados – dias 21 e 22
Queijos artesanais – dias 22, 23 e 24
Autoconhecimento – dia 22
Maquiagem e imagem pessoal – dia 23
Merchandising ativo – dia 23

Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela divulgou Calendário de Eventos para fevereiro de 2017


Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela divulgou Calendário de Eventos para fevereiro de 2017:
 
02 – Missa e Confraternização Nossa Senhora dos Navegantes - 20h c/ missa no Centro Com. Arroio do Ouro 
06 - Projeto Viva Verão – no Parcão - SMEL 
11 - Feira do Peixe Vivo – A partir das 07h – Praça Henrique Roolaart – Secretaria da Agricultura 
12 – Retiro dos Homens - IADPUB 
18 – Baile da Melhor Idade – 13h30min – em Linha Lenz 
18 – Almoço Anual Soc.Água/Delfina – 12h no Centro Com.Delfina 
18 – Início curso de Teologia na sede em Estrela - IADPUB 
19 – Baile 3ª Idade Grupo Esperança de Linha Lenz – 13h no ginásio da comunidade – GRACIE 
19 – Missa e Festa Anual da Com.Santa Maria Goretti – 10h em L.Sto Antônio 
21 a 28 – Exposição “História do Samba” – SECULTUR 
23 – Carnaval - 15h no salão de eventos - Vovolândia 
25 - Feira do Peixe Vivo – A partir das 07h – Praça Henrique Roolaart – Secretaria da Agricultura 
25 e 26 – Retiro da Mocidade – IADPUB 
26 – Almoço de Confraternização da Com. Novo Paraíso –Paróquia S.Cristóvão

Criação do Conselho de Políticas Públicas foi aprovado pelos vereadores de Estrela

Sessão de 30 de janeiro de 2017.

Criação do Conselho de Políticas Públicas foi aprovado pelos vereadores de Estrela

A criação do Conselho de Políticas Públicas em Estrela foi votada pelos vereadores na sessão de segunda-feira (30). O projeto do Executivo estava na pauta de votações já na semana passada, mas foi transferido pois precisou ser melhorada a redação. Duas emendas foram apresentadas ao texto. O assunto foi muito debatido pelos parlamentares.

Lei federal estabeleceu que o conselho deverá acompanhar e fiscalizar o repasse de recursos do Município a entidades. 

Uma das emendas teve autoria coletiva de 11 vereadores, todos governistas e foi aprovada com voto contrário de Fell e de Volnei Zancanaro (PR). A outra foi protocolada por Norberto Fell (PPS), e recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sendo rejeitada.

Ainda foi aprovada, por unanimidade, e o Projeto de Lei 015-01/2017, que altera dispositivo da Lei Municipal que autoriza o Poder Executivo a regulamentar os preços a serem pagos aos profissionais especializados, clínicas, hospital e laboratórios credenciados junto ao município, para prestação de serviços em saúde.

Na tribuna os vereadores destacaram diversos assuntos de interesse da comunidade.

Vereadores de Estrela se reúnem com representantes de empresas de recolhimento de lixo


Vereadores se reúnem com representantes de empresas de recolhimento de lixo

Na tarde desta quinta-feira (26/01) vereadores de Estrela receberam os representantes das empresas responsáveis pelo recolhimento de lixo no município de Estrela.

Genaro Lazzaron, da RS Coletas, empresa responsável pelo recolhimento de lixo seco, e Ivan Modesti, da Engesa, empresa que faz o recolhimento dos resíduos orgânicos estiveram acompanhados da Fiscal de resíduos sólidos do município, Rosângela Johann.

Na ocasião, os vereadores relataram aos empresários muitas das reclamações da população em relação ao recolhimento de lixo, desde a prática de amontoar os sacos de lixo nas esquinas até o não recolhimento em algumas ruas.

Lazzaron e Modesti explicaram aos edis que tem acompanhado as reclamações referidas e feito algumas correções, como o empilhamento de sacolas que segundo eles já foi determinado aos funcionários que não façam mais, e também destacaram que enfrentaram dificuldades recentes com a substituição de funcionários por acidentes de trabalho, especialmente por cortes com cacos de vidros mal descartados.

A fiscal Rosângela destacou que a prefeitura recebe as reclamações dos munícipes e age junto as empresas para melhoria, inclusive acompanhando o trajeto dos caminhões por sistema de GPS. Mas destacou também que atualmente um dos principais problemas enfrentados são a não separação correta dos resíduos por parte da população, e sua colocação na rua nos dias e horários incorretos em relação ao calendário.

O presidente do legislativo, Ernani de Castro (PMDB), avaliou a reunião como bastante produtiva. "É importante termos momentos como este, de esclarecimentos. Pedimos a colaboração da comunidade num esforço para separação correta do lixo e principalmente a colocação no dia correto, de acordo com calendário de recolhimento. Enquanto isso, nós vereadores reafirmamos nosso compromisso de sempre fiscalizar e buscar melhorias nos serviços oferecidos à nossa população" finaliza.

Estrela-RS - Indústrias e Pinheiros recebem redutores de velocidades


Indústrias e Pinheiros recebem redutores de velocidades

Na próxima semana está prevista a construção de dois redutores de velocidade e uma travessia elevada em Estrela. Os redutores, mais conhecidos como quebra-molas, serão instalados na Avenida Augusto Frederico Markus, bairro das Indústrias, em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e na rua João Fell, bairro Pinheiros, nas proximidades da indústria Metalmec. 

Já a travessia elevada, será construída na rua Cruzeiro do Sul, também bairro das Indústrias, em frente da Escola Municipal de Educação Infantil Estrelinha. O Secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira visitou um dos locais, acompanhado do vice-prefeito no exercício Valmor Griebeler e relatou que a instalação destes equipamentos de segurança será fundamental para o bem estar dos alunos.

O Vice-prefeito ainda ressaltou que espera facilitar e tornar mais segura a travessia de pedestres no local. "As travessias elevadas e redutores de velocidade ajudam os pedestres e servem como alerta aos motoristas imprudentes. São locais de grande fluxo e que precisam deste mecanismo, principalmente com a volta as aulas”.

Escola de Estrela arrombada - EEEPE aceita doações.








Comunicamos que nos dias 23 e 25 de janeiro, a EEEPE foi alvo de dois sinistros, que resultaram em prejuízos materiais na Cozinha anexa a sala dos professores e no Canteiro de Obras (Laboratório do Curso Técnico em Edificações).

Na oportunidade informamos os bens que nos foram furtados: jarra elétrica, microondas, liquidificador, batedeira, torradeira, cinco térmicas, cafeteria, panelas, chaleiras, espelho de parede, relógio de parede, 24 facas, 24 colheres, 24 garfos, espremedor de frutas, cuias, bombas de chimarrão, panos de prato, 03 botijões de gás de 13 kg, 12 lâmpadas fluorescentes, uma dúzia de espetos, assoprador de folhas; R$50,00 em moedas, bule grande de 03 litros, toalhas grandes brancas de mesa, escumadeira, conchas, colheres grandes, duas facas de cortar pão, luzes de emergência, 05 travessas de inox, 10 litros de refrigerante, 01 pacote de café, um quilo de erva, 02 sachês de maionese, 02 leite condensado, martelos, serrotes, pregos, roçadeira. Em resumo o laboratório de Canteiro de Obras foi depenado, não sobrou nada.

A Direção sempre agradeceu a Comunidade Escolar por auxiliar a escola na aquisição destes bens, com vistas a atender as necessidades dos alunos que aqui buscam qualificação profissional, assim como a nossa Mantenedora, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, nos sentimos na obrigação de comunicar estes dois momentos de tristeza, dor e vulnerabilidade que estamos vivenciando.

Diante do exposto, a EEEPE aceita doações.

Jornal O Informativo do Vale - Coluna do Airton Engster dos Santos - 25 de janeiro de 2017

Vale do Taquari - 25 de janeiro de 2017

História: Em 1824 aparece pela primeira vez o nome de Estrela. Nesse ano, João e José Inácio Teixeira resolveram desfazer a sociedade ficando a fazenda Estrela para João com seus pertences.

Hospital de Estrela: Na semana passada ocorreu uma reunião para tratar sobre o convênio firmado entre a Secretaria de Saúde do município e o Hospital. Participaram a diretora da instituição hospitalar, Irmã Terésia e o secretário da Saúde, Elmar Schneider. 

A Secretaria de Obras de Estrela realiza diversos serviços. O secretário Cristiano Nogueira da Rosa agradeceu a equipe pelo esforço e dedicação que, mesmo com todas as dificuldades, estão dando conta do recado. Segundo Cristiano, há muito por fazer e os desafios são grandes, mas com a ajuda da comunidade o município vai ficar limpo e organizado.

O vereador Felipe Schossler (PTB) relatou reclamações de moradores da localidade de Arroio do Ouro quanto aos serviços da fornecedora de energia elétrica. Disse que parte da troca dos postes foi feita, mas não foram concluídos os trabalhos.

O desfile do Bloco Renascer do Samba, de Estrela, ocorrerá dia 4 de março de 2017. Conforme informou o presidente da entidade carnavalesca, Aloísio Boavista - Sagu, o evento terá como local a rua Fernando Abott no Calçadão. 

O presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, afirmou que o principal objetivo do movimento de agricultores que acontece em diversas cidades gaúchas é apresentar um contraponto às propostas do Governo Federal para a Reforma da Previdência. 

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Rosângela Selli Johann, falou sobre os perigos do vidro quebrado jogado no lixo sem os devidos cuidados. Fora da casa este lixo continua sendo um perigo onde as principais vítimas são os garis. A bióloga ensinou que os cacos de vidro devem ser enrolados em várias camadas de jornais velhos e em seguida colocados em uma sacola plástica resistente, bem amarrada e identificada. Outra opção é o uso de garrafas pet vazias. Cortar a garrafa no gargalo, acondicionar os cacos de vidro e vedá-la com fita adesiva. 

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Estrela comunica que a partir deste mês de janeiro iniciou o prazo para declaração anual de rebanho. O formulário pode ser retirado na Inspetoria ou pelo site da Secretaria Estadual da Agricultura. O prazo final para entrega da declaração é sete de junho de 2017.

A 3ª CRE de Estrela informa que a rede estadual de ensino tem confirmado seu calendário letivo. As aulas iniciarão dia 6 de março de 2017 com previsão de término para 22 de dezembro, com algumas datas pré-definidas para fins de organização.

Paulo Roberto Birck foi reeleito presidente da Vovolândia São Pedro de Estrela para o biênio 2017/2018. Além de atendimento qualificado aos residentes a instituição coloca a disposição da comunidade creche para idosos com permanência diária.

Vereadores de Estrela-RS - Extinção de cargo e cedência de servidor para APAE são aprovados


Extinção de cargo e cedência de servidor para APAE são aprovados.

Sessão

Na sessão ordinária desta segunda-feira (23/01/17), constavam inicialmente cinco projetos na Ordem do Dia. Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 001-01/2017, que autoriza o Poder Executivo extinguir o cargo de Servente; o Projeto de Lei 008-01/2017, que altera conta na Lei que estima a Receita e Autoriza a Despesa do Município de Estrela para o exercício financeiro de 2017; o Projeto de Lei 009-01/2017, que autoriza o Poder Executivo ceder servidor mediante celebração de Convênio à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Estrela - APAE; e o Projeto de Lei 01/2017, de autoria do Vereador Marco Aurélio Wermann (PV), que altera o prazo de prorrogação para instalação de empreendimentos no Berçário Industrial, bem como a Emenda do Vereador Norberto Fell (PPS). O Projeto de Lei 012-01/2017, que Cria o Conselho de Políticas Públicas no Município de Estrela, recebeu pedido de vistas do Vereador Norberto Fell (PPS).



Expediente recebido

Nesta semana 2 (dois) projetos deram entrada no Expediente da Câmara. Trata-se do Projeto de Lei 014-01/2017, que autoriza o Executivo a efetuar a doação de bem imóvel no bairro Boa União, para Altermir Adriano Hunning Alimentos - ME; e o Projeto de Lei 015-01/2017, que altera dispositivo da Lei Municipal que autoriza o Poder Executivo a regulamentar os preços a serem pagos aos profissionais especializados, clínicas, hospital e laboratórios credenciados junto ao município, para prestação de serviços em saúde.

Eleição na Mesa Diretora

Devido à renúncia do então vice-presidente da Mesa Diretora Darlã Bellini na última semana, por motivos pessoais e profissionais, nesta segunda-feira ocorreu a eleição do novo vice-presidente. Por votação unanime foi escolhido o único candidato inscrito, Élio Jair Kunzler (PTB). Kunzler está em seu segundo mandato como vereador e já ocupou o posto de vice-presidente da Mesa Diretora em 2013.

Próxima Sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (30/01/2017), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.