Secretário Marco Wermann e Airton Engster dos Santos
07 de outubro de 2015
Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Participação do secretário do Planejamento Marco Wermann. Na pauta o Plano que busca melhoria da mobilidade e acessibilidade.
Leia matéria para entender melhor - O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, assinou, na terça-feira (6), contrato com a empresa PróCidades Consultoria em Planejamento Urbano S/S, que vai elaborar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana do município. O ato foi realizado no gabinete do Executivo e foi acompanhado pelo vice-prefeito Valmor Griebeler, pelo secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, e por representantes da classe empresarial e dos moradores dos bairros. O Plano deverá determinar as demandas atuais e projetar as demandas futuras.
O primeiro passo será um levantamento para identificar os principais problemas de mobilidade no município, o qual vai apontar os pontos críticos no trânsito de veículos, de pedestres, ciclistas e do transporte público. Depois disto vão ocorrer audiências públicas setorizadas, onde a empresa já pretende apresentar um esboço sobre o planejamento. As propostas serão discutidas com os participantes, os quais poderão apresentar suas sugestões. Também deverão ser indicadas áreas de possíveis loteamentos no futuro, de acordo com a projeção de crescimento da cidade, com um esboço das ruas e avenidas a serem projetadas. Para o secretário Wermann, as pessoas serão o principal foco do plano. "Queremos pensar em soluções para uma cidade moderna, onde pessoas, bicicletas e veículos convivam harmoniosamente, cada um respeitando o espaço do outro", enfatiza.
O plano deverá contemplar também a acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita, áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público, de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana; táxis, transporte escolar e fretamento.
A empresa contratada pelo município foi vencedora de processo licitatório e já realizou trabalhos semelhantes nas cidades de Bagé, Teutônia, Vera Cruz e Campo Bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário