Moradores do Oriental participam de encontro sobre prevenção
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e do Grupo de Gestão de Risco de Desastres, com apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Estrela, está realizado um trabalho de pesquisa na região da Bacia Taquari-Antas relacionado ao risco de inundação e às possíveis soluções para minimizá-lo, através da atuação integrada de diversas entidades.
Entre as atividades previstas está a realização de encontros com os moradores do Bairro Oriental, com o objetivo de compreender a percepção local relacionada às inundações e, através de sua participação, fazer um diagnóstico participativo dos problemas e reflexão sobre ações e atitudes que a própria comunidade poderá adotar para reduzir os impactos gerados pelos desastres.
O primeiro encontro ocorre nesta terça- feira (06), das 19h às 22h, na Escola Municipal de Educação Infantil São João. Na ocasião vai ocorrer a oficina “O olhar dos moradores”. A atividade prevê mais duas reuniões no mês de novembro, no mesmo horário e local. Nos dias 5 e 26 será realizada a oficina “Pensando o futuro”.
Na última semana o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Marco Aurélio Wermann recebeu da pesquisadora da Ufrgs, Eloísa Giazzon o resultado do trabalho realizado nos últimos 15 meses no município. Eloísa também comunicou que o município receberá o certificado de Cidade Resiliente da ONU, em solenidade no dia 9 de outubro, na Univates, quando ocorre o 5º workshop do Projeto Taquari-Antas.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário