Estrela encaminha criação do Conselho Municipal da Mulher
Proposta foi entregue ao prefeito pela Comissão Organizadora da Conferência de Políticas para Mulheres
O município de Estrela vai criar o Conselho Municipal da Mulher. Esta foi uma das propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, as quais foram entregues, na manhã desta terça-feira (22), ao prefeito Rafael Mallmann. O encontro, no Gabinete do Executivo, contou com a participação de representantes da Comissão Organizadora da Conferência. Conforme Denise Goularth, da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, na ocasião já foram, inclusive, sugeridas ao prefeito entidades para fazerem parte deste conselho.
Além desta, a conferência – realizada no inicio deste mês e que teve apoio do Gabinete da Primeira-Dama - propôs também a criação do Fundo Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, assim como da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos. Outras propostas tratam da implantação de programa ou serviço municipal ou regional que garanta à mulher vítima de violência doméstica e sua família, segurança e condições para se manter sem a dependência do agressor, a destinação de verbas orçamentárias às políticas de transversalidade, através do Fundo Municipal da Mulher; a instituição de percentual mínimo de orçamento público anual a ser destinado às políticas para as mulheres e a realização de pré-conferências para detectar necessidades e demandas das mulheres de cada bairro e localidade do município.
A audiência contou com a participação da representante da Sedesth, Denise Goulart; da vereadora Lorena Hauschild; de Loraci Birck, das Promotoras Legais Populares, da coordenadora-adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greice Weschenfelder e de Nelci Koefender, da Associação de Mulheres Estrelenses.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário