Município de Estrela-RS vai aderir a REDESIM


O município de Estrela vai aderir à REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. O objetivo é simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Para tanto, a Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), através da Sala de Apoio às Empresas, está organizando um workshop que ocorre na segunda e terça-feira da próxima semana, para tratar, com todos os órgãos envolvidos, sobre a implantação do sistema. Participam representantes da Seplade (Fiscalização de Obras, Engenharia e Sala de Apoio às Empresas), Secretaria da Saúde (Vigilância Sanitária); Secretaria do Meio Ambiente, Junta Comercial e Corpo de Bombeiros.

Conforme o agente de desenvolvimento do Sebrae/RS no município e coordenador da Sala de Apoio às Empresas, Marcos Quadros, a adesão à rede vai possibilitar a agilização dos processos de abertura, alteração contratual ou encerramento de atividades das micro e pequenas empresas. Haverá também, segundo ele, a redução da burocracia através da modernização da gestão municipal. “O objetivo é reduzir em até cinco dias úteis o prazo desde o pedido de registro na Junta Comercial até o início efetivo das atividades”, ressalta Quadros. 

Nos dias 4 e 5 deste mês Quadros e o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, participaram, em Porto Alegre, do Seminário Brasil Mais Simples 2015, em Porto Alegre. No encontro foi debatida a implantação da REDESIM no Estado e práticas para acelerar a implantação do sistema.

Nenhum comentário: