24º Congresso de Marketing ADVB/RS reunirá palestrantes nacionais e internacionais com empresários gaúchos para debate sobre soluções em meio à crise
Congresso de Marketing, uma das principais agendas no calendário anual da ADVB/RS, acontecerá no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, sob a curadoria do presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel. Os paineis contarão com palestrantes como Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Mundial da Coca-Cola; Francisco Valim, Consultor de Negócios e ex-presidente de companhias como Via Varejo, OI e Net; Federico Pistono, Consultor para o Google Europa e autor do livroRobôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, e Gustavo Diament, diretor geral do aplicativo da Spotify na América Latina.
“Aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiros, à espera do fim da tempestade.” Francisco Valim
Em meio a perspectivas negativas do atual cenário econômico, buscar novos caminhos e oportunidades para o mercado gaúcho é o desafio a que se propõe o 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. A edição deste ano leva o tema O Futuro será de quem estiver preparado, e a novidade ficará por conta do amplo debate que ocorrerá entre empresários locais e os palestrantes convidados, a fim de avaliarem soluções mercadológicas para a economia adversa. Três especialistas em crise, a exemplo do consultor de negócios e ex-presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo, Francisco Valim – que contribuiu para sanar as finanças de corporações de diferentes ramos ao longo de períodos difíceis da economia do País – dividirão o palco com o curador do evento e presidente da Vonpar, Ricardo Vontobel.
“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.
O novo formato vai tornar o congresso mais dinâmico: serão três grandes painéis, seguidos de 50 minutos de conversa com empresários gaúchos, como o Sócio Diretor da 3yz, Roberto Sirotsky, Sérgio Maia, managing partner da Trust & Co Investimentos e Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, e o vice-presidente de Televisão da RBS TV, Antonio Tigre. Também integram o grupo local, o fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI, Juan Pablo Boeira, o pró-reitor de Administração da UNISINOS, João Zani, e o doutor em Comunicação e palestrante, Dado Schneider.
“Queremos debater cada tema abordado com maior profundidade, a fim de aproximar o conteúdo das palestras à nossa realidade local”, justifica Vontobel. O encontro ocorre no dia 1 de setembro, das 8h às 18h, no Teatro do Bourbon Country, e deve contemplar um público de aproximadamente 1,2 mil pessoas, entre lideranças empresariais, executivos e profissionais de marketing, branding, comunicação e vendas de organizações de todos os setores e segmentos de atuação, além de acadêmicos e imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo email: relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone - 3290.6300. As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.
“A crise não é universal”, garante o consultor Francisco Valim, que será o primeiro painelista do dia. Ele falará sobre Cenários desafiadores: empresas em transformação, e destacará a importância dos gestores das corporações visualizarem e aproveitarem as possibilidades que surgem em momentos difíceis. “Mesmo no Brasil não são todos os setores que estão com desempenho em queda: várias empresas estão crescendo de 10% a 20% em receita, em relação a 2014. Isso significa que se prepararam melhor.”
Valim sinaliza que onde existir planejamento e estratégias implementadas de forma eficiente, dentro do contexto de cada companhia, não há motivo para preocupação. Contando com a experiência de quem salvou mais de uma empresa da falência, Valim irá fazer um comparativo de cases de companhias em que ele atuou em momentos de dificuldades e outros em que o cenário econômico ajudou. “A ideia é apresentar referências e analisar as estratégias para cada modelo. Mas é preciso deixar claro que aqueles que não estiverem preparados para a crise, deixarão de ser o capitão do barco, para se comportar como passageiro, à espera do fim da tempestade, o que é muito inseguro.”
Para o especialista, o período de turbulência exige que as empresas transformem seus canais de comunicação e de vendas em ferramentas mais eficientes. “Ao contrário de cancelar o investimento, que é o que muita gente faz, focar nesta oportunidade de ganhar espaço no mercado será um diferencial.” Ao reforçar que este ano o evento propõe uma abordagem inspiradora e aplicável à realidade das empresas gaúchas, Vontobel concorda que “acima de tudo, não é momento para se deixar abater.” “É duro, desagradável, mas precisamos manter a confiança no enfrentamento e no futuro”, desafia o presidente da Vonpar. Para ele, mesmo aqueles que não se prepararam para o pior podem driblar as dificuldades apresentadas pelo mercado. “Nestes casos, é fundamental entender o momento atual, agir com rapidez na correção de rumos, e ser capaz de retroceder quando necessário”, opina.
“É preciso acelerar o pensamento e buscar informações e conhecimento, ouvir quem navegou em águas mais calmas e também em mar revolto. Aprender com quem fez o impossível virar case. Processar tudo no aplicativo do agora e inventar um novo futuro. Porque esse futuro, diferente de tudo que se viu no passado, será só de quem estiver preparado.”
(Trecho do Manifesto do Congresso)
O tema do manifesto (acima reproduzido em parte) embasa a proposta do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS. “Em uma era onde nada é constante, em meio a tantas informações, interações e transformações, as decisões estratégicas de marketing são tomadas, invariavelmente, em ambientes complexos, que desafiam a capacidade de formular e programar movimentos bem sucedidos”, lembra o curador do evento.
Para o palestrante internacional, Federico Pistono, consultor para o Google Europa e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz, as ferramentas tecnológicas modernas permitem que pequenas e ágeis companhias assumam o lugar de conglomerados gigantes que não investirem em inovação. “Se as empresas não estiverem prontas para se ajustarem às mudanças rápidas, elas vão desaparecer em breve”, sentencia o ministrante da Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”. O futurista italiano explica ainda que as empresas unicórnio (companhia jovem ou “startup” com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com uma avaliação de milhões de euros) valem bilhões e empregam menos pessoas que qualquer outra empresa na história. “Isto conduz a uma economia em que 1% de 1% leva todo o patrimônio, enquanto o resto se esforça para sobreviver”.
Um exemplo de empresa unicórnio é o Spotify, que em 7 anos de operação já está avaliada em US$ 8,2 bilhões. Com mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo e presente em cerca de 70 países, este serviço de streaming permite escutar músicas gratuitamente pela internet em aplicativos mobile ou computador. Para apresentar as práticas e estratégias adotadas que consolidaram o Spotify, o diretor geral para a América Latina da companhia, Gustavo Diament, fala no 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e compartilha o case e suas experiências.
“Nossa responsabilidade não pode ser simplesmente fazer um bom marketing; mas sim redefinir constantemente como se fará um bom marketing no futuro”, concorda o vice-presidente mundial da Coca-Cola, o mexicano Javier Meza Robayo. Ele irá apresentar o case baseado nos aprendizados da marca de bebidas, que tem como principal diferencial ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) ao mesmo tempo. “Nós temos evidências quantitativas da relação inquebrantável e estreita que existe entre a marca, a categoria e a companhia”, destaca o palestrante.
Meza ressalta que para atingir crescimento sustentável, o marketing da companhia tem de administrar e nutrir essas três dimensões. “Por isso, no mundo inteiro, nós estamos evoluindo nossa estratégia de comunicação da Coca-Cola para dar conta desse desafio, que ao mesmo tempo é uma oportunidade.” Em tempos de crise financeira, o Vice-Presidente Global da Coca-Cola revela: “Nossa principal prioridade nesse momento é ficar próximo do bolso e do coração do consumidor, sem perder de vista a saúde financeira de nosso negócio.”
SERVIÇO
O que | 24º Congresso de Marketing ADVB/RS
Quando | 1º de setembro de 2015
Onde | Teatro do Bourbon Country - Porto Alegre
Horário | 8h às 18h
Inscrições | email relacionamento@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3290.6300.
As vagas são limitadas e haverá descontos especiais para associados.
PROGRAMAÇÃO
8h às 9h | Credenciamento
9h5min | Abertura
9h20min às 11h15min | Painel 1 – Cenários desafiadores: empresas em transformação
9h20 às 10h20 - Palestra “Como transformar a empresa em meio a cenários complexos”, com Francisco Valim, consultor de Negócios, foi presidente das empresas OI, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia). Conteúdo: Estratégia Coletiva • Estabelecendo Objetivos • Cultura de Performance • Resiliência e Perseverança • Dividindo os Resultados
10h25min às 11h15min | Talk show
Painelistas:
• Ricardo Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A.
• Sérgio Maia - Conselheiro de empresas como Vonpar e BSBios, é Managing Partner da Trust & Co Investimentos
• João Zani - Pró-reitor de Administração da UNISINOS
11h20min às 12h | Case Disruptivo
Case Airbnb
• Palestrante: Gustavo Diament, diretor geral do Spotify na América Latina
12h às 13h20min | Intervalo
13h às 15h25min | Painel 2 - Tendências, tecnologias e seus impactos nos negócios
13h30min às 14h30min | Palestra “Tendências e tecnologias que você não pode ignorar”, com Federico Pistono, futurista e autor do livro Robôs irão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz
Conteúdo: Robótica , automação e os desafios da nova economia • A economia Star Trek: rediscutindo o contrato social e os impactos da tecnologia no futuro do trabalho
15h25 às 15h55 | Intervalo
16h às 17h55min | Painel 3 - O branding como grande protagonista das organizações
16h às 17h | Palestra "Coca-Cola Brand: Timely & Timeless", com Javier Meza Robayo, Vice-Presidente Global da Coca-Cola TM.
Conteúdo: O segredo da marca Coca-Cola: a capacidade de ser oportuna (Timely) e eterna (Timeless) • O papel do Shared-value na construção de marcas • A integração do Planned Marketing, Real-time Marketing e Revenue Marketing na construção de marcas • Ressignificação do marketing para o futuro: o papel dos profissionais de marketing • A relação sinérgica Marca – Categoria – Companhia como motor fundamental para o crescimento do negócio: a responsabilidade do marketing em inspirar, além dos clientes e consumidores, o negócio por inteiro.
17h05min às 17h55min | Talk show
Painelistas:
• Ricardo Vontobel - Curador do 24º Congresso de Marketing ADVB/RS e Presidente da Vonpar S.A.
• Antonio Tigre - Vice-Presidente de Televisão da RBS TV
• Juan Pablo Boeira - Fundador da Escola de Marketing de Alta Performance e Inovação – EMAPI
18h | Encerramento
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