IECLB - Comunidade de Novo Paraíso de Estrela comemora 150 Anos
A Comunidade Evangélica de Novo Paraíso (IECLB) comemorou 150 anos no domingo, dia 17 de fevereiro de 2013. A festa teve início às 9h, com descerramento da placa comemorativa alusiva aos 150 Anos da Igreja, seguindo o Culto Festivo com celebração do Pastor Gilciney Tetzner, após Almoço e à tarde, Reunião Dançante com animação da banda Os Hermanos.
A Igreja foi totalmente reformada antes dos festejos. A Comunidade conta com 120 associados, cujo presidente é o Sr. Helmut Schölz.
Histórico da Igreja
O primeiro núcleo de evangélicos em Estrela, concentrou-se na Doppelpikade ou Picada Grande, também conhecida por Novo Paraíso.
Segundo pesquisa do pastor Ernesto Dietschi, publicado na revista comemorativa 1873-1973 - 100 Anos na Vida de uma Comunidade - Comunidade Evangélica de Estrela, em 1973, os três primeiros pastores que passaram pela região foram: Recke, Weber e Kleingünther, sem precisar seus prenomes.
O chegada de 13 famílias pioneiras formaram a primeira comunidade evangélica na colônia. O Ponto de Pregação em Novo Paraíso foi fundado em 17 de fevereiro de 1863.
Construíram, em mutirão, uma capela, a primeira de Estrela, sendo inaugurada em 17 de fevereiro de 1863, com culto e primeiro batizado, de Valentim Teobaldo Schnack, nascido em Novo Paraíso, em 1862.
Em novembro do mesmo ano, Kleingünther fez sua a segunda visita, para confirmar a comunidade, manter a união, insistir na instrução das crianças. Trouxe-lhes algum material didático, livros de orações e cânticos.
Matéria – Airton Engster dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário