Outubro Rosa 2016 em Estrela-RS - Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lions Clube, Gabinete da Primeira Dama e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela

Estrela-RS - 08 de outubro de 2016

Outubro Rosa em Estrela-RS. No sábado ensolarado de primavera a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lions Clube, Gabinete da Primeira Dama e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela realizaram campanha de prevenção no Calçadão localizado no Centro de Estrela.

Teve música, chimarrão, venda de camisetas rosas, exames de visão e glicemia além de muitas orientações sobre exames preventivos de câncer de mama. 

A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em três partes: Prevenção primária - Tudo aquilo que pode ser feito para evitar a ocorrência do câncer. Prevenção secundária - Diagnóstico precoce e prevenção da recidiva. Prevenção terciária - Medidas para minimizar o impacto da doença já estabelecida, na qualidade de vida das pessoas.

Saiba mais: 

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer promove eventos sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Brasil: Campanha Outubro Rosa 2016

Em 2016, o objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha: enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário