Estrela-RS - Santuário Santo Antônio foi totalmente reformado... Agradecimentos ao Padre Assabido Pedro Ludwig...Local histórico restaurado...Fotos - Airton Engster dos Santos.



Estrela-RS – Santuário de Santo Antônio totalmente restaurado

O Santuário de Santo Antônio de Estrela constitui-se de linda igreja com três altares em estilo gótico e de dois nichos. Foi totalmente restuaurado por profissionais capacitados com ajuda de fiéis voluntários que de uma ou outra forma contribuíram para o sucesso do projeto.

Na semana passada teve apresentação da Orquestra Jovem do SESI para comemorar a inauguração da nova iluminação que ficou lindíssima.

O Pároco Pe. Assabido Pedro Ludwig da Paróquia Santo Antônio destaca o apoio da comunidade para concretização da restauração do templo, que vem recebendo elogios e reconhecimento dos católicos e demais visitantes.

Numa redoma de vidro pode-se visualizar pedras de arreia que sustentam a parede da igreja. Ao lado será disponibilizada a história da Paróquia Santo Antônio em quadro próprio com informações resultantes de pesquisa elaborada pelo professor de História Leônidas Erthal.

Saiba Mais:

Segundo "Álbum do Cinquentenário do Município de Estrela", a instrução canônica teve lugar em 11 de julho de 1873. A provisão episcopal foi lida e executada em 24 de agosto do mesmo ano. O primeiro pároco foi o Padre Francisco Schleipen. Em janeiro de 1880 foi nomeado o 2° Pároco Padre Eugênio Steinhardt. Em setembro de 1883 a igreja recebeu a benção eclesiástica.

Em 22 de dezembro de 1894 toma posse o 3º vigário da Paróquia, Padre Emilio Reichmuth.

Em fevereiro de 1903 a então Villa de Estrella recebe a visita de S. Exa. Revma. Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul, que eleva a igreja à categoria de Santuário de Santo Antônio.

Em 1° de janeiro de 1910 toma posse o 4º vigário da Paróquia, Padre Maximiliano de Lassberg.

Em 28 de novembro de 1915 toma posse o 5º vigário da Paróquia, Padre Eduardo Wolter. 

Em 1923 a Paróquia Santo Antônio foi entregue ao clero secular até então sob responsabilidade dos padres jesuítas.

O Altar-mor foi sagrado em 06 de junho de 1901, possuí três lindos quadros a óleo, com as imagens do padroeiro, de Santa Cecília e Santo Aloysio. O primeiro vindo da Espanha e os outros dois vindos da Itália. O altar da direita é dedicado a Santíssima Virgem do Rosário cuja imagem está cercada de anjos protetores. O altar da esquerda é consagrado ao glorioso São José. O Santuário possuí outras imagens: Sagrado Coração de Jesus, Sagrado Coração de Maria, São Miguel, São Luis Gonzaga, Santa Terezinha de Jesus, entre outras.

Os três sinos da igreja vieram de Bochum, na Pruscia e foram bentos em 1888 em homenagem à Maria Imaculada, São José e Santo Antônio. O relógio da torre foi confeccionado por Bruno Schwertner. 

Depoimentos:

Ilse Brandão Mallmann - A nossa igreja Matriz Santo António fico linda

Gessi Lanzoni Dall Orsoletta - Uma obra de arte, cada detalhe tem um significado,a gente não cansa de admirar !! Eu sou feliz pois participei quando precisava deixar a igreja limpa nos fins de semana!! O pouco de cada um é o muito de todos nós !!

Julio Cesar Jaeger - Ficou linda mesmo.

Bitti José Itamar Horn - Tenho orgulho de fazer parte dessa Comunidade. Ficou Maravilhosa.

Dalva Maria Porto - Minha igreja de tantos encontros e desencontros.. E linda com sua nova roupagem que te foi devolvida após tantos anos escondida.

Amanda Gorgen - e de se emocinar quando tu entra na igreja ta muito linda

Voni T. Loposzinski - Eu amo esta Igreja. Ela já habitava o meu coração desde os tempos da minha adolescência.

Bitti José Itamar Horn - Tenho orgulho de fazer parte dessa Comunidade. Ficou Maravilhosa.

Cleci Steffens - Sim lindíssima, tive lá assistindo a orquestra do sesi.

Adriana Lara - Nossa Igreja Matriz está LINDA. . Gratidão é o que sinto por ter tido a oportunidade de assistir ao espetáculo da Orquestra Jovem do Sesil por ocasião da reinauguração da nossa querida Igreja Matriz Santo Antônio.

Rudlaine Schwertner - Linda !!! Lembro das badaladas do sino marcando o tempo. Lembranças da família Schwertner e suas máquinas de marcar o tempo.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos













Nenhum comentário:

Postar um comentário