Posse dos membros da CIPA da Prefeitura de Estrela-RS


Hoje 12 de janeiro de 2016 - tomaram posse os novos membros da Comissão Interna de prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Estrela. O ato foi realizado na sede da Amvat. Prestiaram a solenidade: Vice-Prefeito Valmor Griebeler; Secretário Henrique Lagemann; Secertário Marco Wermann; Defesa Civil Estrela - Carlos Alessandro Bremm; Defesa Civil Lajeado - Gilberto Schimidt e Técnico de Segurança Carlos Augusto Schmogel.

Os Cipeiros indicados pelo município são Airton Engster dos Santos (presidente), Orlando José Wülfing, Márcia Fabyane Ferrão Linn, Clair Lucia Führ e José Elemar Heidt, tendo como suplentes Alair Lopes da Silva, Valdair Rodrigues dos Santos, Julio Diehl, Emerson Luiz Musskopf e Christa Scheibe Martins.

Os eleitos pelos servidores são Ailton Bonfante (vice-presidente), Vomberto Teixeira, Fernanda de Lima Santana, Sheila Jaqueline Santos Stamm e Cleci Maria Steffens, tendo como suplentes Valmor José Guamerin, Milton Roque da Silva, Lisandro Jair Schmidt, Cláudio Roberto Kuhn e Marli Inês Pires.

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Seu objetivo é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam serviço para a empresa).

Cabe à CIPA investigar os acidentes e promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Aos trabalhadores da Prefeitura compete indicar à CIPA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva fornecidos pelo Executivo, bem como submeter-se a exames médicos previstos em Normas Regulamentadoras, quando aplicável. 

Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha!! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário