Prefeitura de Estrela assina contrato para elaboração do Plano de Mobilidade


Governo de Estrela assina contrato para elaboração do Plano de Mobilidade

Medida atende a lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana 

O prefeito Rafael Mallmann assina, nesta terça-feira (06), contrato com a empresa PróCidades Consultoria em Planejamento Urbano S/S, vencedora do processo licitatório para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Estrela. O ato será realizado às 9h, no Salão Nobre da prefeitura. De acordo com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, esta será uma importante ferramenta de planejamento e gestão, estando voltada a integrar os diferentes modos e serviços de melhoria da mobilidade e acessibilidade das pessoas e cargas no município, especialmente na área urbana. 

Entre outros aspectos, o plano deverá contemplar a acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita, áreas de estacionamento; áreas e horários de acesso restrito; circulação viária; distribuição de bens, cargas e descargas; infraestrutura do sistema de mobilidade urbana; mobilidade no espaço público, de pessoas e mercadorias; polos geradores de tráfego; serviços de transporte coletivo; sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana; táxis, transporte escolar e fretamento. 

O Plano, segundo Wermann, deverá determinar as demandas atuais e projetar as demandas futuras, nos trechos da malha viária afetados pelas intervenções a serem apresentadas. O município estimava investir R$ 89 mil na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, mas a proposta da empresa vencedora da licitação foi de R$ 52,1 mil. O município atende, desta forma, o que dispõe a Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário