Prefeitura de Estrela qualifica ações para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes


Um total de 20 pacientes estão participando, no ESF do Bairro das Indústrias, do grupo de hipertensos e diabéticos. Uma iniciativa que visa levar a estas pessoas orientações para o controle das doenças. Todas as quartas-feiras eles se dirigem à unidade, onde recebem informações de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, dentista, nutricionista e psicólogo. “Eles recebem informações diferenciados, sobre autocuidado e prevenção”, observa a responsável pelo ESF, enfermeira Rosana Benovit.

Após um trabalho em grupo, o atendimento é individual, oportunidade em que ocorrem as avaliações sobre o estado de saúde, renovação de receitas e encaminhamento para exames, quando necessário. A médica Liudmila Romero, que atendeu os pacientes nesta quarta-feira, 5, destaca a importância dos grupos para o tratamento. 

O trabalho foca na educação, buscando transmitir aos participantes conhecimentos sobre alimentação, fatores de risco para o agravamento das doenças e sua prevenção, e a realização correta dos tratamentos. Durante as consultas cada paciente recebe orientações, mas para a médica o trabalho coletivo complementa as ações, já que propicia também a troca de experiências entre eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário