Coluna do Airton
Comemoração - Filó Italiano em homenagem aos 140 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Amanhã 10 de julho de 2015 na Società Italiana Fiori Dei Piani a partir das 20:00 horas. Participe com as famílias italianas de Estrela da boa gastronomia, música, vinho e muita alegria.
Cultura: Memorial da Aepan-ONG - realiza a partir de hoje, 09 até 25 de julho, a Exposição: Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 140 Anos, tendo por local o Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Estrela. Após segue para Câmara de Vereadores onde permanece aberta à visitação pública até 05 de agosto. A mostra conta com apoio cultural do jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Governo de Estrela, Câmara de Vereadores, O Paladino e Società Italinana Fiori Dei Piani.
Meio Ambiente: Reunião hoje do COMDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela, no auditório da Câmara de Vereadores a partir das 14:00 horas. O Conselho foi criado através da Lei 3.124 de 20 de agosto de 1998. O presidente atual é José Inácio Birck.
Segurança no Trabalho – A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Prefeitura Municipal realizou reunião ordinária na última terça-feira (07 de julho). Em andamento a campanha: “Acidente Zero, Prevenção Dez”. Todo mês sem acidentes no trabalho garante um prêmio surpresa que é sorteado entre todos servidores municipais.
Um gigante a serviço da saúde: Hospital Estrela – A equipe é composta por aproximadamente 300 funcionários e 69 médicos do Corpo Clínico, disponibilizando 119 leitos para internações hospitalares e 17 leitos para observação ambulatorial. As unidades de atendimentos são: Unidade de Terapia Intensiva – Adulto (10 leitos) e Neonatal (10 leitos), Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Saúde Mental e Pronto Socorro. Fundação em 14 de abril de 1929.
Reforma necessária- O Santuário de Santo Antônio localizado na Rua Júlio de Castilhos, no Centro de Estrela, está recebendo importante restauração. Atualmente os profissionais especializados trabalham detidamente na parte interna da igreja. O pároco Padre Assabido Pedro Ludwig informou que os trabalhos seguirão ainda por mais um ano.
Mobilidade Urbana: O município de Estrela possui uma frota de 23.832 veículos conforme dados do IBGE. São automóveis, caminhões, motos, camionetas, coletivos... Nossas ruas foram projetadas em outros tempos com realidade completamente diferente de hoje, sob ponto de vista do tamanho ou quantidade dos mesmos. É o preço que pagamos pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. Um bom desafio para nossas autoridades.
Produção Pecuária Municipal: Conforme dados do IBGE o efetivo de animais impressiona em Estrela: suínos: 77.600 cabeças; frango: 1.919.300 cabeças; Vacas ordenhas: 8.100; Bovino: 16.860 cabeças; Peixes: 55 mil Kg por ano. Produção de leite, mel, ovos entre outros. Agroindústrias agregando valor à produção. É a pujança do nosso interior. Dia do Colono, 25 de julho, será comemorado em Estrela com méritos.
Segurança no Lar: Na Semana de Prevenção promovida pelo Corpo de Bombeiros de Estrela, o comandante Tenente André Rodrigues de Oliveira aconselhou o consumidor a prestar a atenção no prazo de validade da mangueira e do registro do gás de cozinha. “Uma mangueira vencida pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ficar ressecada, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás”, conta. E acrescenta: “Por falta de espaço ou estética, algumas pessoas colocam a mangueira passando por trás do fogão, o que não deve ser feito.
Um pouco de História: No início dos anos 50 Estrela tinha uma população de aproximadamente 30 mil pessoas, com 85% dos habitantes localizados na zona rural e 15% na zona urbana. O município era considerado de forte tendência agrícola com produção de milho, fumo, batata doce, batata inglesa, trigo, alfafa, amendoim, arroz, feijão, cana de açúcar e mandioca. Na pecuária com grande produção de suínos, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e muares. Estrela possuía 4.055 propriedades rurais distribuídas em 70.755 hectares. Possuía 5 distritos, a saber: Sede, Languirú, Roca Sales, Corvo e Teutônia (hoje todos emancipados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário