Curso amplia ações do Programa Saúde na Escola em Estrela
Terá início no próximo dia 23, em Estrela, um curso de formação para profissionais da saúde e da educação que atuam no Programa Saúde na Escola. O objetivo é preparar as equipes para trabalhar com os adolescentes, levando aos jovens informações sobre temas de seu interesse, como saúde sexual e reprodutiva, drogas, violência e outras.
Além dos profissionais, também vão participar 12 jovens dos Grêmios Estudantis das escolas municipais Leo Joas e Odilo Afonso Thomé, e das estaduais 20 de Maio e Nicolau Müssnich. Conforme a psicóloga da Secretaria de Educação, Mariana Mazzarino, serão ao todo seis encontros, um por mês, com três horas de duração. No dia 23, quando se inicia o projeto, uma das atividades será coordenada pela psicóloga Celina Darde.
O envolvimento dos estudantes na ação, conforme Mariana, visa torná-los multiplicadores dos conhecimentos junto aos colegas de escola, e ao mesmo tempo, possibilitar uma construção coletiva dos assuntos de seu interesse. Outra proposta é que, a partir do curso, seja adotada a “Caderneta do Adolescente”. Trata-se de uma espécie de documento fornecido pelo Ministério da Saúde. Além dos dados pessoais, a caderneta contém informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de saúde e alimentação, entre outras. “Queremos que a caderneta seja, de fato, implantada nas escolas. Será um documento do adolescente”, ressalta Mariana.
A realização do curso decorre da participação dos profissionais de Estrela do curso Educação Permanente em Saúde do Adolescente: Integralidade e Protagonismo, promovido pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Vale do Taquari. O Programa Saúde na Escola, em Estrela, já realizou ações voltadas à saúde bucal, acuidade visual, verificação das carteirinhas de vacinação, avaliação antropométrica, práticas corporais e atividades físicas e orientações sobre alimentação.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário