Airton Engster dos Santos, Alisson Quevedo e
Paulo Roberto Pochmann de Quevedo
21 de maio de 2015
Igor Roberto Biberg, Alisson Quevedo e
Paulo Roberto Pochmann de Quevedo
Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo do Jornal Folha de Estrela. Falou sobre o Caderno Especial que homenageia os 139 Anos do município de Estrela. Quevedo disse que muito já se escreveu sobre a história do município e que nesta oportunidade a escolha do tema recaiu sobre os monumentos da cidade...
Citamos, por exemplo, em Estrela diversos monumentos: na Praça Antônio Vítor de Sampaio Menna Barreto há o Obelisco do 1º Centenário da Imigração Alemã, em 1924; monumento dos 75 Anos de Emancipação, em 21 de maio de 1951; Carta Testamento de Getúlio Vargas, morto em 1954; a Homenagem às Mães, do Rotary Club, em 1958; a Pedra dos 60 Anos d' O Paladino, em 1981; o Marco do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, de 1985; a estátua de Antônio Vítor de Sampaio Menna Barreto, fundador da Cidade. Há ainda um lindo Chafariz que não encontramos registros sobre a data de sua instalação no local.
Na escadaria que dá acesso ao Rio Taquari, recentemente revitalizada estão as estátuas do Comércio e da Indústria, também apelidadas Adão e Eva.
Junto ao Trevo da BR-386, os mascotes da Cidade, Chuck e Ruth, foram inaugurados em 23 de maio de 2002.
O Monumento do Relógio, na rótula da Rua Bruno Schwertner e Júlio de Castilhos, inaugurado em 2004, é uma homenagem ao imigrante alemão Bruno Schwertner, pioneiro na fabricação de relógios públicos na América Latina.
Há ainda o Belvedere mantido pelo Rotary Club e o Cristo Rei na Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros. E ainda o Monumento de Cascalhos, de 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário