Na Sedesth, 481 se inscrevem para o programa habitacional do município


Na Sedesth, 481 se inscrevem para o programa habitacional do município

A Sedesth precisava de 325 cadastrados para incluir na lista do Loteamento Nova Morada I e II. Nos últimos dias, porém, o movimento se intensificou e 481 pessoas inscreveram-se para conquistar uma das 250 casas que estão sendo construídas

As inscrições para o Loteamento Nova Morada I e II foram concluídas no dia 30 de abril. O número de cadastrados evidencia a disputa por uma das casas do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida: 481 pessoas. “Nós precisávamos de 325 cadastrados. Foi além da expectativa. Nos últimos dias a movimentação se intensificou”, salienta Luciano Freitas, coordenador da Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). Mulheres chefes de família, casais e idosos foram em busca do sonho da casa própria e realizaram o cadastramento. 

O loteamento está sendo construído em Novo Paraíso e a meta é de que daqui a um ano os contemplados possam entrar em suas novas habitações. Mas antes é preciso passar pelos critérios da Caixa Econômica Federal e da Sedesth. “Estamos lançando o nome de todos os candidatos no site para que a comunidade possa fiscalizar e se souber de informações que não condizem com a realidade da família, liguem para a Sedesth”, explica Freitas. A assistência social fará a averiguação nas casas tentando checar as denúncias. A Sedesth quer que o processo seja de uma lisura completa. É importante que a comunidade saiba que para ter acesso às casas é preciso estar morando cinco anos ininterruptamente no município e não ter sido contemplado no Loteamento 3 ou 4 como primeiro beneficiado. 

A Caixa também tem suas condições como renda - de R$ 1,6 mil por família - e não estar inadimplente em instituição bancária federal. 

O sistema prevê uma hierarquização dos beneficiados: pessoas que moram em área de risco, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e idosos. “A partir disso se inicia o processo de hierarquização conforme os critérios. Acreditamos que em dois meses, teremos os nomes dos contemplados.”

Para acessar a lista de cadastrados o interessado deve entrar no Portal do Cidadão no site www.estrela.rs.gov.br Informações pelo telefone 3981-1105.

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário