Estrela-RS realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



Estrela realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela ocorre em 12 de maio. O encontro vai debater propostas para levar a etapa estadual

Cinco eixos que envolvem a criança e o adolescente serão debatidos na VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente que ocorre dia 12 de maio em Estrela, a partir das 8h30 na Câmara de Vereadores. O evento reúne a comunidade e os protagonistas, que são os adolescentes. Eles que vão tomar para si a tarefa de debater com a sociedade as políticas públicas já estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “Os eixos são estipulados pelo Conanda”, informa a secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela (Comdica), Juliane Tomasi. “O objetivo é elaborar propostas para que sejam encaminhadas para o conselho estadual que será realizado em agosto, em Porto Alegre.” As propostas serão levadas pelos delegados que serão eleitos no dia. Eles irão representar o município na conferência estadual. “O debate tem como temática este ano o fortalecimento dos conselhos. Os eixos foram cuidadosamente elencados para gerar as discussões e garantir implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente em todo o Brasil”, salienta Juliane. 
A programação inicia-se com o credenciamento e apresentação dos alunos do Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai). Logo após tem abertura e aprovação do regimento interno. A parte da manhã o destaque é para a palestra de José Carlos Sturza de Moares que abordará “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos”. A tarde, formam-se os grupos de trabalho de onde sairão as propostas e os delegados. 

Os cinco eixos são:
Eixo 1- Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente
Eixo 2 - Proteção e Defesa dos Direitos
Eixo 3 – Protagonismo da Criança e do Adolescente
Eixo 4 - Controle Social da Efetivação dos Direitos
Eixo 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Programação
8h30 – Credenciamento e apresentação dos alunos do Cemai
9h- Abertura oficial
9h30 – Leitura e aprovação do regimento interno
10h – Palestra com José Carlos Sturza de Moraes, do Cedica: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”
14h – Grupos de Trabalhos
15h30 – Plenária final e escolha de delegados
17h – Encerramento

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário