SEADRH - Governo de Estrela conscientiza para zerar acidentes no local de trabalho



Governo de Estrela conscientiza para zerar acidentes no local de trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura de Estrela lançou, na Câmara de Vereadores, a campanha Acidente 0 – Prevenção 10

Reduzir o número de acidentes de trabalho chegando a zero na Prefeitura de Estrela. Este é o objetivo da campanha que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) está promovendo para dar uma melhor qualidade de vida no trabalho dos servidores. “Acidentes causam transtornos. A prefeitura não vai ter o funcionário para exercer suas atividades. A pessoa passará pelo sofrimento da lesão e os familiares sofrem juntos. A sociedade também é atingida por essa perda. A Previdência Social terá de pagar o indivíduo parado”, explica o presidente da Cipa, Airton Engster dos Santos.

Na prefeitura de Estrela, a Cipa trabalha com diversos setores fazendo debates e propondo soluções. Em média, um a dois acidentes são registrados por mês. “Queremos perseguir o número zero”, atesta Santos.

Para isso, os integrantes da Cipa vão analisar os acidentes de trajeto e os que já ocorreram dentro da prefeitura. Sobretudo, querem motivar os servidores para a questão da prevenção.

Conforme o técnico em segurança do trabalho, Carlos Augusto Schmögel, os acidentes são variados nas onze secretarias: a pessoa pode cortar uma mão, perfurar-se com um prego, ou machucar-se em um acidente de trajeto. É preciso gerenciar os riscos dentro de uma prefeitura. “Importante fazer treinamento com os funcionários e promover palestras de conscientização. Temos de bater na tecla para que funcionários usem sempre equipamentos de proteção individual, luvas e capacetes para trabalhos específicos.”

Prêmio surpresa

A campanha adota uma estratégia de motivação para zerar os índices. “Se ficarmos um mês sem acidentes, a Secretaria da Administração e Recursos Humanos sorteará um prêmio surpresa. No segundo mês, o prêmio será maior e assim sucessivamente”, explica Santos. O acidente tanto pode ocorrer pelo ato inseguro ou pela condição insegura. “Queremos trilhar caminhos para que os servidores não passem por sofrimentos.”

Dicas da Cipa

- Quando necessário, usar equipamentos de segurança
- Ter mais cuidado na realização das tarefas
- Observar a execução do serviço, se existir risco, buscar orientação com pessoas experientes

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

CIPA GRUPO
Comissão conscientiza para diminuir acidentes na Prefeitura de Estrela

CIPA REUNIÃO
Campanha da Cipa foi lançada na Câmara de Vereadores e dará prêmio surpresa para cada mês sem acidentes

------------------------
Atenciosamente
Bruna Nunes Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário