Estrela-RS - Colégio Santo Antônio aplica projeto que promove no aluno


Colégio Santo Antônio aplica projeto que promove no aluno a oportunidade de conhecer-se para aprimorar competências emocionais e éticas

O equilíbrio entre as atividades cotidianas e a busca do autoconhecimento são os principais objetivos do projeto Bem-Estar, desenvolvido no Colégio Santo Antônio desde 2014. A semente plantada lá no início daquele ano letivo já começa a dar frutos. Por meio de momentos de meditação e dinâmicas de grupo, especialmente aplicadas ao Ensino Médio, mas trabalhadas com toda a equipe escolar e professores, alunos começam a despertar para muito além da teoria.

A coordenadora pedagógica da escola Ana Solange Braun conta que, a partir dos relatos positivos dos alunos, foi criado um espaço próprio que se chama Espaço de Inteligência e Saúde Emocional (EISE). Neste o aluno pode compartilhar o sentir, refletir sobre a ação e buscar a solução para os conflitos. É uma área física para que se possa aquietar-se e buscar uma conexão com o Divino; vivenciar a escuta, a compaixão, o respeito e a tolerância. Os sapatos ficam do lado de fora da sala e, lá dentro, almofadas e pufs dão lugar às tradicionais cadeiras.

Helena Dahlem (16) conseguiu, a partir do projeto, ter outro olhar para si, principalmente neste ano em que vai concluir o Ensino Médio. “É um ano difícil, de muitas decisões e dúvidas. Estou conseguindo refletir sobre o momento, com mais tranquilidade sobre o caminho a seguir.” A colega Fernanda Polo (17) acrescenta que o projeto ensinou-a a se acalmar para não desmoronar quando as coisas não saem do jeito planejado. “Consigo, agora, me conectar com o ser interior, e deixar o estresse de lado.” Acrescenta ainda que a turma, a partir das lições da iniciativa, despertou para o voluntariado.

Importância da relação

Ana afirma que o projeto iniciou a partir da escuta dos professores em relação aos interesses e necessidades dos alunos. “Foi uma iniciativa para fomentar uma temática que pudesse conciliar as atividades docentes, didáticas com as questões emocionais de bem-estar no ambiente escolar.” A proposta é por um ambiente escolar mais interativo, mediado por um relacionamento saudável, harmonioso e mais humano. “Queremos sair da mecanização e sentir as atividades escolares de uma forma mais completa, com autoria.” 

Segundo ela, o autoconhecimento, a meditação, os exercícios respiratórios auxiliam o aluno a ser mais resiliente. As professoras Luciana Mallmann e Vivian Morello coordenam as atividades do projeto fundamentadas no Programa Freemind, de Augusto Cury. Luciana percebe que a maior demanda dos adolescentes é quanto à relação humana. “Este espaço é para que eles possam escutar o outro e falar de si sem julgar, sem criticar. Num movimento contrário à sociedade atual, que fala dos outros e não sabe ouvir. Precisamos perceber que todos somos portadores de saberes e que temos muito a aprender com os outros, independente de quem seja.”

Projeto em 2015

O projeto segue em 2015 com a proposta de aprimorar as vivências, buscar novas dinâmicas e seguir na busca do equilíbrio entre o pensar e o sentir. “O importante é escutar os alunos e procurar atender as demandas que são próprias do nosso tempo”, acrescenta Vivian, que os alunos devam ser estimulados a desenvolver competências técnicas sem esquecer das emocionais. Mas que acima de tudo tenham a oportunidade de conhecer-se para aprimorar as competências emocionais e éticas tão necessárias na Contemporaneidade.

Conforme a diretora do CSA Cláudia Argiles da Costa o projeto soma-se à proposta da escola, que utiliza como slogan “Uma escola para um mundo melhor”. Segundo ela, para que possamos transformar o mundo em que vivemos, é necessário contribuir na formação de cidadãos éticos e fraternos. “O lado humano sempre foi uma escolha de trabalho no CSA. Queremos desenvolver pessoas plenas, capacitadas tanto no lado profissional quanto no emocional.”

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