POLAR: A CERVEJA DAQUI
Conforme o sítio eletrônico da AmBev (2010), datam de 3500 a.C. os primeiros indícios de consumo de cerveja pela humanidade, quando estima-se que um líquido alcoólico resultante da fermentação de cereais misturados em água foi pela primeira vez consumido na Mesopotâmia, Oriente Médio.
Já no Brasil, segundo Coutinho (2010), a cerveja chegou em 1808, trazida pela família real portuguesa. Entretanto, durante a primeira metade do século XIX ela era limitada a uma pequena parcela da população. Os demais consumiam a cachaça. No Rio Grande do Sul, a marca pioneira no ramo cervejeiro chamava-se Ritter. Segundo Coutinho (2010), esta foi criada em 1846, por Georg Hhheimrich Ritter, que instalou uma pequena linha de produção de cerveja na região de Nova Petrópolis.
Conforme ainda o sítio da AmBev (2010), a cerveja Polar nasceu em 1912, na cidade de colonização alemã, Estrela, no Rio Grande do Sul. Segundo AIRTON ENGSTER DOS SANTOS (2010), passou a denominar-se como Polar S/A, em 1945, antes sob razão social de Cervejaria Estrela S/A.
Ainda em 1945, a empresa foi incorporada por um grupo de santa-cruzenses, tendo como incentivador Jean Hanquet.
Airton Engster dos Santos (2010) afirma que em 1957 a fábrica produzia a cerveja Polar Chopp em garrafa ou barril, guaraná frisante, água Estrela, soda laranja, gasosa Cristal e água tônica. Em 1962, a marca exibia o slogan “Polar criou, a nação inteira consagrou” ou “A cerveja mais cerveja do Brasil” (SANTOS, 2010).
No mesmo ano a cervejaria recolheu setenta milhões de cruzeiros em impostos. Com tal sucesso, em dez anos de existência já empregava cerca de 800 cervejeiros.
Quando a Polar S/A é adquirida pelo Grupo Antarctica Paulista passa a receber grandes incentivos do município de Estrela, como doação de áreas de terras em 1973 e 1987. (SANTOS, 2010).
Nesta época a empresa Antártica assume as ações da Cervejaria Polar, com sede em Porto Alegre, e a fábrica em Estrela. A empresa, em 1995, triplica o lucro da cervejaria para quarenta e seis milhões oitocentos e cinqüenta e três mil reais (AIRTON ENGSTER DOS SANTOS, 2010).
Neste mesmo ano, os cervejeiros da empresa puderam participar dos lucros da empresa, o que demonstra o sucesso nos negócios da cervejaria.
Quatro anos mais tarde, em 2 de julho de 1999, é noticiada a fusão das empresas Antártica e Brahma, fato que veio a concretizar-se em 19 de abril de 2000, com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE .
Conforme relatório de 2008 da AmBev (2010), esta é a 4ª maior cervejaria do mundo, atuando em 14 países, com 2 milhões de pontos de venda na América Latina.
Com a fusão das empresas, a cervejaria situada na cidade de Estrela passou a sofrer alguns impactos negativos. Conforme Airton Engster dos Santos (2010), no ano de 2001 iniciou seu processo de fechamento. Em 2002 foi feita uma demissão em massa dos cervejeiros da fábrica, ocorrendo a desativação da fábrica, em 20 de abril de 2006 causando enorme problema social e econômico para o município.
De acordo com Brejas (2010), a Polar é a maior e mais antiga marca regional da AmBev e tem como principal diferenciação o fato de ser vendida apenas no estado do Rio Grande do Sul.
O slogan da marca atualmente é “A melhor é daqui”, reverenciando o orgulho em ser exclusivamente gaúcha. Conforme o Portal de Propaganda (2010), a marca atendida pela agência AlmapBBDO, fez a sua primeira campanha de retorno à mídia em 2004.
A campanha usava pela primeira vez o slogan “Polar Export: A melhor é daqui” e apresentava nas peças alguns objetos típicos, como uma cuia de chimarrão.
A cerveja Polar é composta, segundo AmBev (2010), de extrato primitivo comum, tem cor clara, baixa fermentação e possui aroma, sabor e amargor suaves. É vendida em garrafa de 600ml, long neck de 355ml, lata de 350ml, lata de 473ml e garrafa de 1 litro.
Aline Pivetta Maia
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II - Página 22
POLAR: O DISCURSO DA CERVEJA DAQUI.
Pesquisa de Airton Engster dos Santos foi utilizada como fonte para o trabalho....
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