Contac-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação Cutista

Greve Antarctica-Polar - Estrela-RS - 1989

Greve Antarctica-Polar - Estrela-RS - 1990

Greve Antarctica-Polar - Estrela-RS - 1990

Greve Antarctica-Polar - Estrela-RS - 1990

Mobilização em Porto Alegre 1994
Fundação da Contac-CUT

Crachá Airton Engster dos Santos
Fundação Contac-CUT - 1994

Contac-CUT - 1994-2014

Airton Engster dos Santos
Membro da Comissão Nacional de Negociações - 1990-1994
Dirigente Contac-CUT - 1994-1998
Coordenador Ramo Bebidas

Siderlei Silva de Oliveira
Idealizador Contac-CUT
Diretor Presidente 1994-2014

Contac-CUT – 20 Anos – 1994-2014

A Contac-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação Cutista, nasce efetivamente da luta dos trabalhadores por melhores condições no ambiente de trabalho, avanços sociais e econômicos.

Em 1989, apenas quatro anos do fim da ditadura militar, era um desafio enorme para os trabalhadores fazer qualquer mobilização, pois os anos de chumbo haviam deixado marcas profundas nos movimentos sociais do Brasil, especialmente no sindicalismo. 

Mesmo assim os trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul se atreviam a construir um processo de organização no sentido de conquistar algumas melhorias. Especialmente o setor de refrigerantes e cervejas que possuía no Estado, mais de 5 mil operários na época.

A Federação da Alimentação do Rio Grande do Sul promoveu diversas reuniões estaduais entre todos os sindicatos com bebidas na base (Estrela, Montenegro, Getúlio Vargas, Canoas, Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Feliz). Tiradas as pautas e efetivadas as negociações, os resultados não conseguiam atender as expectativas dos cervejeiros.

No município de Estrela-RS, onde nasceu a Cerveja Polar, surge uma mobilização muito forte que parou a Cervejaria em 1989, mas foram singelos os avanços.

Em 1990, numa mudança de estratégia dos sindicatos e federações de operários, buscou-se uma reunião nacional para tentar uma Campanha Salarial Unificada no Brasil.

Não foi possível entabular negociações a nível nacional com as direções das cervejarias Brahma e Antarctica, as duas indústrias gigantes da época. Porém uma forte paralisação na unidade da Antarctica, localizada na Moca em São Paulo, e uma greve que durou 17 dias na Indústria IBA-Polar de Estrela-RS, viriam a mudar radicalmente as relações entre sindicatos e empresas.

Em 1991, no Rio de Janeiro houve a primeira negociação nacional com representantes dos sindicatos e federações (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia) e das cervejarias (Brahma e Antarctica). As melhorias começaram a aparecer. Nos anos que se seguiram surgiu o Plano de Saúde para todos os cervejeiros extensivos aos familiares, Participação nos Resultados e Auxílio Escolar com amplo alcance social. 

Em 1992, 1993 e 1994, conquistaram-se relevantes avanços na recuperação das perdas salariais e aumento real. Outras cláusulas se somaram, garantindo aos cervejeiros, segundo Dieese na época, os melhores acordos coletivos com o setor privado em todo Brasil.

A partir desta época, todo o ano era realizada uma Assembléia Unitária que discutia a pauta de reivindicações que eram posteriormente negociadas com a categoria econômica, através da Comissão Nacional com representantes de sindicatos e federações de trabalhadores da alimentação de todo o Brasil.

A experiência do setor de bebidas chamava a atenção de outros trabalhadores e sindicatos da alimentação. Todos queriam evoluir em suas condições de trabalho e salário.

Liderado por Siderlei Silva de Oliveira, sindicalista do Rio Grande do Sul, que foi um dos grandes articuladores da organização do ramo de bebidas, foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio de 1994, no Seminário Maior de Viamão-RS, o I Congresso Nacional da Alimentação Cutista, que elegeu a primeira direção da Contac-CUT e também coordenadores por ramo de atividade (Leite, Bebidas, Óleos Vegetais, Frango, Suínos etc). 

A Contac-CUT teve papel decisivo na filiação de muitos sindicatos a CUT - Central Única dos Trabalhadores, inclusive do STICA Estrela-RS.

A Contac-CUT comemora 20 Anos – Parabenizo a todos sindicalistas e trabalhadores do ramo da Alimentação no Brasil. Tenho muito orgulho em ter participado da construção da entidade classista, e posso atestar que foi com muita luta e mobilização que conquistamos uma entidade que representa a categoria com dignidade e respeito.

Participei de todas as atividades da Contac-CUT até 1998 quando me afastei do movimento sindical. Desde a formação da Comissão Nacional de Negociações em 1990 passando pela criação da entidade em 1994 até meu afastamento em 1998 foram nove anos em que tive a oportunidade de conhecer grandes lideranças sindicais do RS e do Brasil.

Airton Engster dos Santos
Ex-dirigente Sindical – STICA Estrela-RS, FTIA-RS e Contac-CUT

Prefeitura de Estrela ´- Projeto habitacional se transforma em canteiro de obras e de geração de empregos


Projeto habitacional se transforma em canteiro de obras e de geração de empregos

Pelo menos 20 pedreiros e serventes estão trabalhando na construção das 250 casas do Projeto Habitacional do novo bairro popular em Estrela. O loteamento virou um grande canteiro de obras com homens e máquinas acelerando o ritmo para que as habitações sejam entregues à comunidade em 18 meses. A empresa Tercon, responsável pela construção das residências geminadas atua nesta semana com seis frentes de trabalho: uma turma lida na terraplanagem, duas no alicerçamento das casas e três no assentamento de tijolos. A primeira casa começou a ser erguida essa semana e metade já está assentada. “A residência dupla deve ficar totalmente pronta em 30 dias”, prevê o encarregado de Obras da Tercon, Ezequiel Rodrigues Poles.

Segundo ele, em fim de setembro as equipes apressarão o compasso com mais contratações. “A empresa planeja colocar 50 homens na obra, à medida que os alicerces vão sendo feitos e é preciso erguer os blocos.” A mão de obra contratada é de Estrela, Lajeado e Encantado.

O mestre de obras Carlos Alberto Souza (33) vem de Encantado para atuar no projeto habitacional. A empresa fornece o veículo de deslocamento para a turma da parte alta do Vale do Taquari. Trabalhando na área há 15 anos, Souza garante assim o sustento da família com dois filhos.

Chance

Jonatas Kluge (23) foi contratado há um mês e está ajudando a fazer a base estrutural das moradias, como alicerces e encanamentos. Na profissão há oito anos, ele diz que uma obra habitacional dessa envergadura é oportunidade de empregabilidade. “O setor da construção civil está em baixa, o loteamento impulsiona a geração de empregos.” A empresa confirma que possui uma grande lista de funcionários esperando para atuar na obra. “Eles já foram selecionados e estão aguardando serem chamados”, informa a equipe técnica da Tercon.

Quando o loteamento estiver repleto de moradias, será possível delinear um novo bairro planejado, que atenderá a comunidade. O investimento na infraestrutura do projeto também servirá para o futuro distrito industrial.

As casas que estão sendo construídas terão 46 metros quadrados, aquecimento solar e dimensões internas que possibilitam a adaptação de qualquer unidade para acessibilidade de portadores de necessidades especiais. O loteamento, projetado dentro da legislação ambiental, suprirá grande parte do déficit habitacional e envolve investimento na ordem de R$ 19 milhões.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Prefeitura de Estrela - Operação Tapa-buracos repercute na tribuna


Operação Tapa-buracos repercute na tribuna

O vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) relatou na tribuna esta semana que esteve reunido com o Secretário Municipal de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa, e se disse feliz ao tomar conhecimento da operação "Tapa-Buracos" desenvolvida pela pasta nas ultimas semanas. "Apesar da chuva que caiu em alguns dias a secretaria não está parada, e esse tapa-buracos vêm ocorrendo em diversos pontos da cidade e do interior" sentencia. O edil ainda informou que os trabalhos devem seguir nas próximas semanas.

COLUNA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.08.14 - Luiz Carlos Freitag


COLUNA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 28.08.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

PAULÃO (PPS):

"Algos aconteceram nos últimos dias".

PAULÃO (PPS):

"Fizeram uma reunião e encheram tripa".

FELIPE (PPS):

"Lá deve ter vasinho também".

PAULÃO (PPS):

"Faz dias que não falei, tinha que descarregar a pilha".

MARCELO (PSDB):

"Tu simplesmente lançou a m..... para o outro lado".

ERNANI (PMDB):

"A discutição ocorrida aqui há pouco..."

ADRIANO (PSB):

"Foram mil e seiscentos quilômetros pavimentados na Julio de Castilhos".

FELIPE (PPS):

"São Pedro colaborou mas não foi feito e lá não tem vasinho".

FRASE: "Frio, quente, frio, quente... Que tipo de inverno nós temos este ano?"

(Filósofo irritado com a variação de temperatura, no Salão do Hermes e Leonardo).

O vice presidente da Associação dos Municipios de Turismo do Vale do Taquari, Gilberto Keller, deu uma boa notícia: Está confirmado que o Estado vai ter mais uma via férrea turística a partir do ano que vem, até Guaporé. são 60 quilômetros com 33 túneis e 17 viadutos - um deles o mais alto das Américas. o Viaduto 13. O investimento será de R$ 1 milhão. A empresa que vai tratar disso é a Serra Verde Express que já atua este tipo de linhas no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná e o diretor da empresa Adonai Aires Filho disse que será pago aluguel para a ALL pelo uso dos trilhos.

Andreas Hamester (PP), instrutor de danças dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, desta vez está organizando uma excursão diferente. Trata-se de uma viagem de estudos e intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha. Devido as grandes relações de vivência entre estes dois países - já foram feitas cinco turnês artísticas para a Europa, em especial para a Alemanha - agora, por solicitação de muitas pessoas interessadas em aprender o modo de vida, cultura e tecnologia de diferentes áreas alemãs, ele está organizando uma reunião para tratar deste assunto. Ali será explicado o que será visitado, bem com dias, duração e organização da viagem. A reunião - vai durar uns 50 minutos - acontece segunda-feira as 17h na Câmara de Vereadores e caso seja formado um bom grupo de viagem, ele segue com a organização.

Os Prefeitos da AMVAT na reunião em Travesseiro acertaram com a Coordenadora de Projetos da Secretaria de Saúde do Estado, Dra. Rosângela Dornelles a criação da Central de Distribuição de Medicamentos do Vale do Taquari. Esta Central é através do CONCISA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari - e a partir de sua atuação, esta entidade vai adquirir os medicamentos para todos os municipios associados da Região. A partir de outubro todos os pedidos vão ser regionalizados nesta compra centralizada. Isso fará com que as secretarias municipais da saúde vão ter os 129 itens da farmácia básica e como as compras serão maiores, conseguirão preços muito mais baixos.

Outra boa notícia para o Vale do Taquari, é que semana que vem, dia dois de setembro, as 14h será inaugurada Clínica Oftalmológica de Encantado que terá a possibilidade de fazer até 240 cirurgias por mes para atender pessoas dos municípios da Região Isso melhora muito pois os necessitados não precisarão mais ir a Porto Alegre ou Taquari. E tudo isso também é através do CONCISA - e esta sem dúvida é outra grande conquista para a Região.

Em breve o Banrisul de Estrela vai ter novo acesso. A obra já iniciou e teremos no local um melhor acesso principalmente para cadeirantes pois uma nova rampa está sendo construida.

Adriano Scheeren (PSB) elogiou a atividade agrícola pela sua evolução. Disse que quase nem dá mais para chamar trabalhador agrícola de agricultor, mas sim, deveriam ser todos chamados de empreendedores rurais. É que está sendo investido muito no interior, principalmente com máquinas, o que está aumentando consideravelmente a produção de frangos, suinos, galinhas poedeiras e vacas leiteiras. "O setor está se ampliando cada vez mais e os empreendedores rurais cada vez estão tendo uma vida melhor", afirmou.

Falando nisso, dia 26 de setembro acontece o 1º Simpósio Municipal do Leite em Estrela, sendo convidados produtores de toda a Região. É que nós somos o 8º maior produtor de leite do País, deveremos ter a participação de um bom número de produtores. A abertura é as 8h da manhã, no Estrela Palace Hotel. Deverão ser discutido e deliberados assuntos sobre problemas técnicos, finanças, panorama econômico e perspectivas para o futuro. Sem dúvida deverá ser um belo evento.

Os ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizaram semana passada sua reunião mensal em Capitão. E foi muito interessante o assunto debatido, veja os detalhes em notícia aqui na Folha. Mes que vem não vai ter reunião devendo a próxima acontecer dia 10 de outubro, após a eleição, em Encantado. Possivelmente o mesmo tema poderá voltar à tona, com uma participação maior de ex-secretários. O interessante nestas reuniões é a troca de idéias e o interesse em ajudar o setor agrícola de nossa Região.

Sedesth abre pré-matrículas para três cursos em Estrela


Sedesth abre pré-matrículas para três cursos em Estrela

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela (Sedesth) está com as pré-matrículas abertas para os cursos de Costureiro, Operador de Empilhadeira e Operador de Retroescavadeira.

Com duração de dois meses, as aulas de costura iniciam dia 1° outubro, a partir das 18h30min e serão realizadas no Cemai Centro (ao lado do antigo campo do Estrela Futebol Clube).

Já as aulas de Operador de Empilhadeira e Operador de Retroescavadeira serão oferecidas aos sábados no Cemai do Bairro Oriental. O curso de Empilhadeira inicia dia 22 de setembro e prossegue até 22 de novembro. Para Retroescavadeira, o treinamento inicia de 13 de outubro a 20 de dezembro.

Pré-matrícula

- O candidato deve estar incluído no Cadúnico para fazer a pré-matrícula

- Usuários do Bolsa Família, desempregados e portadores de deficiência tem prioridade

- O Cadúnico e a pré-matrícula podem ser feitos na Sedesth. Informações 3981 1052

Matéria: Andreia Rabaiolli

Funcionários da Conpasul contam com interação direta com a direção


Funcionários da Conpasul contam com interação direta com a direção

Diversas estratégicas de comunicação voltadas ao público interno estão sendo desenvolvidas com os funcionários da empresa Conpasul. Todas elas com dois objetivos em particular: manter o funcionário informado e aproximá-lo da direção.

Entre as ferramentas que apresentam um dos feedbacks mais positivo é o envio de “SMS”, a mensagem de texto via celular. Desde o desejo de uma boa semana de trabalho a avisos de reuniões e treinamentos; o funcionário recebe em seu celular os principais recados da semana. “Dias importantes, como o aniversário do funcionário e datas comemorativas também são lembradas, de forma que o funcionário recebe uma mensagem personalizada”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing, Juliana Lerner. De acordo com a profissional, o SMS foi o canal encontrado para informar os funcionários que atuam em obras e não possuem acesso diário a outros veículos de comunicação, como murais, e-mail e intranet.

Nestes 30 anos de Conpasul, a empresa já soma 14 unidades e cerca de 900 funcionários espalhados em diversos municípios gaúchos. Ainda assim, a direção mantém contato com todos através das chamadas “Reuniões Setoriais”. São encontros periódicos realizados em todas as unidades, em que a direção apresenta resultados, metas atingidas e realiza a premiação de funcionários que participam dos mais diversos programas internos. “São momentos em que a direção se coloca também à disposição para ouvir. Muitas mudanças colocadas em práticas são oriundas de sugestões que funcionários expuseram nas Setoriais”, explica a diretora de Planejamento e Recursos Humanos, Ana Claudia Schmitt. Outra ferramenta é o e-mail disponibilizado pela direção, que possibilita contato direto com o diretor Nilto Scapin especialmente para o envio de dúvidas e sugestões.

Com um setor de Comunicação e Marketing interno especialmente voltado ao endomarketing, diversos outros materiais são produzidos para manter os funcionários informados, como cartazes para murais, jornal interno, placas, folders, informações e fotos para publicação na intranet. Em cada unidade da empresa, um funcionário denominado de “Facilitador da Comunicação” é o responsável por disponibilizar estes materiais a todos e promover uma comunicação efetiva nas filiais.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação e Marketing – Grupo Conpasul

Centauros estreia na Copa RS neste sábado


Centauros estreia na Copa RS neste sábado

Passado pouco mais de um ano, no dia 10 de agosto de 2013, o Centauros Rugby enfrentava em Estrela o Serra, de Caxias do Sul, sendo esta a primeira vez que a equipe havia jogado oficialmente com um clube da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby. Na ocasião, os estrelenses venceram por 10 a 6 em uma congelante tarde de chuva. Neste sábado, 30, o cenário deve ser de sol no gramado do Delfinense, ás 15h, na abertura da Copa RS 2014.

A principal competição do segundo semestre no rugby gaúcho inicia com quatro jogos. Em Estrela o Centauros encara o Serra, em Bento Gonçalves o Farrapos recebe o Walkirians, em Novo Hamburgo a disputa é entre Brummers e Guasca e em Gravataí San Diego joga com Planalto.

A Copa RS é no formato de mata-mata e em partida única, ou seja, quem perde está fora. Para a equipe sagrar-se campeã deve vencer os três jogos. Na medida em que os times forem eliminados eles disputam entre si pelo terceira, quinta e sétima colocação. Participam oito equipes, sendo cinco da elite e três da segunda divisão do gaúcho de rugby. Em 2013 o Centauros terminou na segunda colocação.

Antecedendo a partida principal, as equipes femininas de Centauros e Serra realizam uma partida amistosa.

Seleção Gaúcha

Seis atletas do Centauros jogam com as seleções gaúchas M17 e M19 neste sábado, em Porto Alegre, contra os selecionados de Santa Catarina. Os jogadores Eduardo Mallmann, Patrick Valer Horn, Pablo Paz Sulzbach, Maiquel Neumann, Réges Muller e Vitor Vicente disputam jogos válidos pelo Campeonato de Seleções Estaduais, da CBRu.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

SERVIÇO
O que: Primeira partida da Copa RS 2014
Quando: 30 de Agosto
Onde: Campo do Delfinense, Estrela – RS
Horário: 14h às 17h

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Ritieli Krindges

Prefeitura de Estrela-RS - Incentivos garantem aumento da produção no campo


Incentivos garantem aumento da produção no campo

Um mercado em plena expansão. Não é a toa que a agricultura teve em 2013 um incremento de R$ 50 milhões no município. Para chegar nestes números, muitos investimentos são necessários nas propriedades. Parte feita pelos agricultores, parte vêm em forma de incentivos do Governo Municipal.

As terraplanagens estão entre os principais pedidos entregues ao secretário de Agricultura, José Adão Braun. Diariamente ele recebe os agricultores em seu gabinete e estabelece um cronograma para atender a todos. “Agora estamos bem equipados e conseguimos dar uma resposta mais eficiente aos empreendedores rurais”, lembra ele, citando os seis equipamentos pesados entregues a pasta na atual gestão.

Na sexta-feira (22), acompanhado do prefeito Carlos Rafael Mallmann, Braun fez um roteiro pelo interior para acompanhar as obras em andamento ou já executadas. Na propriedade de Dilson Scheeren encontrou o atual aviário, ainda de madeira, sendo desmontado. Ele dará lugar a outro, maior e mais moderno, com capacidade para alojar 28 mil frangos. O investimento será de cerca de R$ 300 mil por parte do agricultor que não vê a hora das máquinas da prefeitura iniciarem a terraplanagem. “O serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Agricultura nos ajuda muito. Espero em três meses já estar produzindo”, afirma Scheeren.

Poucos quilômetros depois, na propriedade de Irno Aloísio Zarth, uma motoniveladora aplainava o terreno para receber uma pocilga para 500 suínos. “O trabalho é caprichado”, agradeceu o empreendedor. Nas mãos do operador Cleto Plentz, a máquina novinha recebida do PAC 2 faz duas vezes mais o trabalho com a metade do combustível.

O prefeito Carlos Rafael Mallmann salienta que investir no campo é uma das formas de manter os jovens na agricultura. Programas como o da terraplanagem, da limpeza dos açudes e da manutenção das estradas garantem mais renda e qualidade de vida. “Investir no campo é sinônimo de retorno garantido e crescimento para o município”, afirma.

Matéria e Fotos: Jônatas dos Santos

Vereadores de Estrela-RS - Contratação temporária de professores é aprovada.


Contratação temporária de professores é aprovada.

Sessão

Para a sessão desta segunda-feira (25), havia apenas um projeto na Ordem do Dia, que foi aprovado por unanimidade. Trata-se do Projeto de Lei 139-02/2014, que autoriza o Poder Executivo a contratar, em caráter temporário, dois Professores de Educação Infantil para atuação nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Expediente recebido

Nesta semana nenhum projeto deu entrada no expediente.

Próxima sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (31/08), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

COLUNA DO LUCA – 25.08.14 Luiz Carlos Freitag



COLUNA DO LUCA – 25.08.14
Luiz Carlos Freitag 

FRANGOS I - Na reunião mensal dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, realizada na noite de sexta-feira em Capitão, a preocupação discutida foi sobre o problema existente para manter aviários no interior dos municípios. É que por nova determinação do Ministério da Agricultura, não podem mais ser liberados aviários num raio de três quilômetros de distância das granjas de produção de ovos férteis. O Ministério da Agricultura aceitou discutir o assunto e inclusive enviou integrantes que participaram em Estrela com Secretários da Agricultura, tendo por local a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi acertado que serão feitos cadastros e um levantamento da situação das propriedades rurais para ver o que pode ser feito para viabilizar a liberação. A sugestão dos ex-secretários é de fazer um estudo, um “raio X” para minimizar os riscos sanitários. – e uma das atitudes seria fazer “cortinas vegetais” – ou seja, plantar árvores entre granjas de produção de ovos férteis e aviários.

FRANGOS II - Como exemplo do problema, foi comentado que Estrela tem três granjas de produção de ovos férteis e isso inviabiliza um grande número de aviários, porque em linha reta uma boa parte deles fica a menos de três quilômetros. Outro exemplo, é que um aviário tem licença ambiental para um produtor rural produzir 90 mil frangos, mas a distância de uma das granjas de ovos férteis é de 2,5 quilômetros, por isso ele não consegue a liberação do Ministério da Agricultura. Pelo menos – ou por enquanto – os aviários consolidados estão liberados, mas o problema é que as granjas de produção de ovos férteis vieram muito depois dos aviários, mas levam vantagem pelo registro.

FRANGOS III - Segundo os ex-secretários da agricultura, num futuro bem próximo, se nada mudar, os municípios terão que se definir sobre qual a produção preferem de ovos férteis ou de frangos – e mesmo assim, alguns produtores podem ser prejudicados porque em linha reta a distância entre um e outro pode ser menor que três quilômetros, já que granjas produtoras de ovos férteis podem ficar perto das divisas dos municípios. Outro problema atual para os produtores de frangos, é que agora os aviários precisam de piso de concreto impermeabilizado, para produzir frangos, o que encarece sobremaneira a construção de aviários. A próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, devido as eleições, acontece logo após, dia 10 de outubro em Encantado.

As obras do “novo antigo” acesso ao Rio Taquari, junto a Polar na rua Coronel Flores, continuam. A escadaria do atual acesso na Rua Chá Chá Pereira – muito usado – ao Rio Taquari onde muita gente pega uma lancha lá existente, para atravessar o rio. Este local vai continuar a ser usado depois, sem dúvida, mas o ponto turístico será junto a antiga Polar, com certeza.

Enfim, hoje (segunda-feira) as 14h vai ser liberado pela Polícia Rodoviária Federal mais um trecho duplicado da BR 386. Trata-se do viaduto em Tabaí. O restante do trecho em obras entre Fazenda Vilanova e Estrela deve ser liberado até janeiro. Menos os dois quilômetros entre Estrela e Bom Retiro do Sul, onde estão os índios, pois a Funai ainda não liberou o local.

A laticínios de Fazenda Vilanova está recebendo novos administradores. É a francesa Lactalis, que comprou quatro unidades por R$ 250 milhões. Com isso pelo menos parte dois oito mil empregos deverão ser preservados.

FRASE DA SEMANA: “Discurso político deve ser igual a vestido de mulher, quanto mais curto melhor.”(Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Vale do Taquari - Ex-secretários da agricultura discutem produção de frangos


Ex-secretários da agricultura discutem produção de frangos

Na reunião mensal dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, realizada na noite de sexta-feira em Capitão, a preocupação discutida foi sobre o problema existente para manter aviários no interior dos municípios.

É que por nova determinação do Ministério da Agricultura, não podem mais ser liberados aviários num raio de três quilômetros de distância das granjas de produção de ovos férteis.

É devido a questão sanitária, mas os ex-secretários afirmam que o assunto tem que ser rediscutido.

O Ministério da Agricultura aceitou discutir o assunto e inclusive enviou integrantes que participaram em Estrela com Secretários da Agricultura, tendo por local a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Foi acertado que serão feitos cadastros e um levantamento da situação das propriedades rurais para ver o que pode ser feito para viabilizar a liberação.

A sugestão dos ex-secretários é de fazer um estudo, um “raio X” para minimizar os riscos sanitários. – e uma das atitudes seria fazer “cortinas vegetais” – ou seja, plantar árvores entre granjas de produção de ovos férteis e aviários.

Como exemplo do problema, foi comentado que Estrela tem três granjas de produção de ovos férteis e isso inviabiliza um grande número de aviários, porque em linha reta uma boa parte deles fica a menos de três quilômetros.

Outro exemplo, é que um aviário tem licença ambiental para um produtor rural produzir 90 mil frangos, mas a distância de uma das granjas de ovos férteis é de 2,5 quilômetros, por isso ele não consegue a liberação do Ministério da Agricultura.

Pelo menos – ou por enquanto – os aviários consolidados estão liberados, mas o problema é que as granjas de produção de ovos férteis vieram muito depois dos aviários, mas levam vantagem pelo registro.

Segundo os ex-secretários da agricultura, num futuro bem próximo, se nada mudar, os municípios terão que se definir sobre qual a produção preferem de ovos férteis ou de frangos – e mesmo assim, alguns produtores podem ser prejudicados porque em linha reta a distância entre um e outro pode ser menor que três quilômetros, já que granjas produtoras de ovos férteis podem ficar perto das divisas dos municípios.

Outro problema atual para os produtores de frangos, é que agora os aviários precisam de piso de concreto impermeabilizado, para produzir frangos, o que encarece sobremaneira a construção de aviários.

A próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, devido as eleições, acontece logo após, dia 10 de outubro em Encantado.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Estrela-RS - Centauros recruta novos atletas



Centauros recruta novos atletas

O rugby tem demonstrado nos últimos anos que é o esporte do futuro no Brasil. Mesmo sendo o segundo esporte mais praticado no mundo e o que mais cresce no país, ainda é desconhecido pelo grande público. No Vale do Taquari, o Centauros Rugby Clube é o exemplo do sucesso que o esporte tem alcançado nacionalmente.

A equipe de Estrela possui jogadores de pelo menos cinco municípios da região e quer ampliar as fronteiras. Para isso a equipe aceita novos atletas durante o ano inteiro que tenham interesse em praticar o rugby. Os iniciantes treinam sempre aos sábados às 14h no Campo do Delfinense, no interior de Estrela.

O Centauros está buscando atletas para integrar as categorias juvenil, adulto e feminino. Qualquer pessoa pode participar dos treinamentos, basta ir no sábado à tarde e acompanhar as atividades. Um exemplo de como a equipe é bem vista, inclusive fora do estado, é o caso do jogador mato grossense André Medina. O atleta mora na cidade de São Gabriel do Oeste e vai vir morar em definitivo no dia 19 de setembro em Estrela para jogar com o Centauros.

“Escolhi o Centauros para jogar pela confiança que a equipe me passou e pela qualidade de vida na região sul. É a oportunidade de jogar rugby em uma equipe de potencial e acima de tudo pela experiência de jogar e conhecer novas pessoas”, conta Medida que conheceu a equipe estrelense pela internet.

O Centauros Rugby conta com o patrocínio de Fruki, Dália Alimentos, CSP Construtora e Incorporadora, Ruckert Personal Contabilidade, César Stoll Máquinas, Supinus Academia e SMEL. O clube conta ainda com o apoio de Sorvehaus, Brigada Militar, Muscle Suplementos, Estrela Palace Hotel, Soul Rugby, Tritec, Casa Lenz e Lavanderia Laveda.

BOX: Veja os horários dos treinos para iniciantes.

Sábados no Campo do Delfinense
Feminino:
12h ás 14h

Juvenil:
13h30 às 15h

Masculino Adulto:
14h às 15h30

Texto: Nícolas Horn
Fotos: Jéssica Horn

Atenciosamente
Nícolas Valer Horn
Diretor de Marketing e Comunicação 
Centauros Rugby Clube

Prefeitura de Estrela - Limpeza urbana define o visual atrativo do município


Secretário de Obras Cristiano Nogueira da Rosa falou no Redação Studio
com Airton Engster dos Santos


Limpeza urbana define o visual atrativo de Estrela

A limpeza e a organização visual de Estrela contribuem para aumentar o visual atrativo do município. Hoje, metade do efetivo da Secretaria de Obras Públicas atua na varreção, capina e recolhimento de entulhos. “Não deixamos a cidade suja”, destaca o secretário Cristiano Nogueira da Rosa. Com três máquinas e três caminhões, a equipe zela pela faxina dos loteamentos e bairros. O trabalho é feito dentro de um cronograma que amplia a eficiência da equipe e abrange todos os 13 bairros. O recolhimento de entulhos e lixo verde é feito uma vez por semana em cada local. A capina é realizada uma vez ao mês. “A partir de setembro intensificaremos a capina mecânica”, avisa Nogueira. Ela é feita com maior frequência no verão porque é a estação em que a vegetação cresce rapidamente.

Com um grande contingente de funcionários mobilizados a favor da assepsia, surge também o sentimento de admiração por ter uma cidade limpa. “Quem visita a cidade elogia a limpeza e a organização. O visual da cidade é nosso orgulho”.

Entulhos

Uma equipe de limpeza atua forte na coleta de entulhos: restos de construções, cimento e tijolos são recolhidos próximo a obras ou ampliações de imóveis. O secretário Nogueira alerta que não é da alçada da prefeitura recolher entulhos de obras. “Existe uma lei que torna o morador responsável por este tipo de material”. A orientação é de que lojas, loteadoras, empresas e moradores tenham um contêiner para acondicionar o entulho, sobretudo no Centro da cidade. “O tráfego é intenso e pode ser perigoso para a segurança.”

Outra equipe faz a coleta de sofás e pneus. Por mês são recolhidos cerca de 40 sofás. A prefeitura dá o destino correto: os envia para reciclagem. O conselho é para que a população coloque o sofá no lixo somente no dia da coleta. “As pessoas devem ligar para a Secretaria e solicitar a data em que o veículo passa pelo local. Queremos manter a cidade com a melhor estética.”

No Centro, 14 varredeiras atuam para manter ruas e praças agradáveis visualmente. Nos bairros, os homens do caminhão de entulho suam a camiseta para manter o aspecto harmônico. No Bairro dos Estados, o motorista de pá carregadeira informa que a limpeza da cidade foi intensificada nos últimos anos. Com os colegas, ele retirava a montanha de terras da beira da calçada. O serviço não é dos mais leves, mas o visual compensa. “A cidade está bonita.”

Organizada

A monitora de creche Lisemar Ely diz que cidade está organizada. “Eles (equipe de obras) cuidam e vão a todos os bairros”. Para ela, uma cidade bem tratada é mais bela. “Acredito que a limpeza deve ser trabalhada nas escolas, junto com as crianças e Estrela faz isso.”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Vereadores de Estrela-RS repercutem nova direção no Porto de Estrela.


Vereadores repercutem nova direção no Porto de Estrela.

Na última sexta-feira (15) foi empossado o novo diretor do Porto de Estrela, Bruno Gonçalves Almeida, servidor da Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH). Na tribuna da Câmara e Vereadores de Estrela, diversos edis se manifestaram sobre a nova etapa do porto. Lorena Hauschild (PR) falou sobre sua surpresa ao constatar a estrutura do Porto, lembrando que foi no mandato do ex-presidente Ernesto Geisel, no período da ditadura militar, que ocorreu a inauguração do mesmo. Hauschild destacou o empenho dos funcionários na manutenção da estrutura. "Aquela estrutura está inteira. É preciso agradecer aqueles funcionários que ficaram ali esse tempo todo que o porto não funcionou e que cuidaram bem da estrutura e da jardinagem" lembra. 

Vanderlei Eidelwein (PR) lembrou que em 1977, ano da inauguração a administração municipal da época deu pouca importância, mas em contrapartida a atual gestão do município esteve engajada na luta pela reativação plena do porto.

O vereador Ernani de Castro (PMDB) lembrou que esta era uma promessa de campanha do atual prefeito. "Era uma promessa de campanha buscar mudanças no porto. O prefeito Rafael se empenhou bastante nesse ao que passou e a mudança aconteceu. Vamos esperar que mais empresas possam utilizar essa estrutura" afirma.

Adriano "Pida" Scheeren (PSB) lembrou que o porto está localizado próximo a importantes rodovias, A Rota do Sol e a BR 386. "Além destas rodovias ainda tem a ferrovia, e isso pode beneficiar em muito as empresas da região em seu crescimento" sentencia.

Na foto - Prefeito Carlos Rafael Mallmann, Presidente d Câmara de Vereadores Marcelo Braun, Diretor da SPH Paulo Astrana e novo diretor do Porto de estrela Bruno Almeida