Saúde de Estrela cria comissão para monitorar atendimento do Pronto Socorro
Grupo propõe transparência aos procedimentos de urgência e emergência feitos no Hospital de Estrela
A Secretaria da Saúde de Estrela criou uma comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização do convênio existente entre a pasta e o Hospital de Estrela para atendimento de urgência e emergência junto ao Pronto Socorro. Conforme o secretário Elmar Schneider, o que se pretende é o acompanhamento da população na qualidade do serviço prestado pelo Hospital. Esta é uma proposta de transparência, já que a Saúde repassa mais de R$ 1 milhão à instituição e o setor é primazia para o governo. “Repassamos mensalmente recursos substanciais ao Hospital. Entendo que a população tenha direito de ser informada sobre a situação”, explica Schneider.
Conforme ele, esta é a primeira vez que há uma comissão de monitoramento composta por representantes de Executivo, Legislativo e Controle Social (Conselho Municipal de Saúde). A assessora técnica da Saúde, Débora Martins destaca que com a formatação do grupo, o Hospital deverá apresentar relatórios a cada bimestre, constando o número de atendimentos. Além de qualificar o serviço, é uma forma de a população ter acesso à informação.
Acolhimento
A comissão pretende ser um canal de informação e de acolhimento para o paciente. Débora explica: “A pessoa que quiser esclarecimento em relação ao atendimento no Pronto Socorro deve formalizar o pedido na Secretaria. Ele será encaminhado ao Hospital e a comissão debaterá o caso.” O grupo servirá para estudar estratégias de aperfeiçoamento do serviço em tais casos.
A próxima reunião da comissão ocorre em 5 de agosto. Representantes do Hospital e da Câmara de Vereadores se reunião com a Saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.
Matéria: Andreia Rabaiolli
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