Estrela sedia curso estadual para certificar gestores do Fundo de Previdência
Treinamento feito na Câmara de Vereadores envolve gestores de regime próprio de previdência social e ensina política de investimentos
Representantes de servidores concursados de todo o Estado estão em Estrela desde esta segunda-feira (14) participando do Curso de Certificação de Gestores de Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). A qualificação, que está sendo realizada na Câmara de Vereadores habilita gestores do regime próprio a fazerem análise de investimentos e aplicações de longo prazo. Também prepara para a certificação que é obrigatória. Até julho os comitês devem estar todos regularizados para zelar os investimentos do próprio fundo de pensão. “O curso é primordial para obter a certificação e cuidar melhor dos recursos, além de estar de acordo com o Ministério da Previdência”, informa a gerente administrativa Nuria Lopes Broll, da consultoria Referência Gestão e Risco, que é quem está dando o treinamento.
O treinamento, organizado pela Secretaria de Administração e RH de Estrela em parceria com o Fundo, vai até quarta feira (16). “Dentro da proposta de profissionalização do Fundo de Previdência de Seguridade de Estrela (Funprev), estamos trazendo para Estrela o curso que é imprescindível para a certificação”, salienta o secretário Henrique Lagemann.
Em Estrela, a comissão do Funprev representa os 600 servidores concursados da Prefeitura. “Precisamos estar habilitados para administrar o patrimônio do Fundo. Devemos saber fazer as aplicações do dinheiro.”, informa a presidente da Funprev de Estrela, Siglind Stroher. Gerir os bens do fundo é zelar pela aposentadoria dos concursados, já que eles estão vinculados ao Funprev e não ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Nós servidores cuidados de nossa própria aposentadoria e dinheiro”, complementa Silvio Schilling, do Funprev.
Texto e foto: Andreia Rabaiolli
FOTO
Curso habilita gestão de conselheiros a atuar política de investimentos para fazer render dinheiro do fundo para pagar aposentadorias futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário