EJA de Estrela resgata direito ao ensino de 54 pessoas
Projeto implantado em fevereiro possui 54 pessoas nas três turmas. Tem alunos de 15 a 52 anos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Estrela dá chance a uma nova vida por meio da alfabetização na Escola Leo Joas.
As aulas são a chance de os estudantes derrotarem o analfabetismo e avançarem na leitura. É uma forma de promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade certa. “Há pessoas que nunca frequentaram uma sala de aula, outros, somente o 1º ou o 2º Ano, com muita dificuldade na leitura e na escrita”, informa a vice-diretora Margarete Cattani.
Segundo ela, a modalidade é procurada como oportunidade para pessoas de diferentes faixas etárias. Muitos passaram da idade e percebem-se desconfortáveis em fazer o ensino regular. “Um aluno de 15 anos não se sente a vontade em frequentar um 6º ano do ensino regular.”
Conforme a vice-diretora, os alunos preparam-se para o fim do semestre, em julho. Estão engajados na missão. “A maioria tem interesse em aprender e mudar a situação social e profissional”.
Com o ingresso na Educação de Jovens e Adultos, eles colocam objetivos em suas vidas. “A prioridade é melhorar as condições de vida e trabalho”, informa Margarete. Há alunos de 15 a 52 anos.
A EJA é uma forma de fazer com que as pessoas se relacionem num mundo de igualdade e oportunidades. Na vida educacional, a função é evoluir e ganhar autoestima.
O que é EJA
EJA é Educação de Jovens e Adultos. Tem por finalidade oportunizar aprendizagem de alunos que não tiveram oportunidades em tempo hábil.
O projeto é semestral e continuará em Estela em 2015. “O aluno pode concluir um ano em um semestre, portanto a continuidade é importante”, salienta Margarete.
Inscrições
-A partir dos 15 anos completos, para o ensino fundamental.
- E os alunos menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a matrícula.
Matéria: Andreia Rabaiolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário