Saúde quer unificar combate ao borrachudo na região
Unificar o combate ao mosquito borrachudo em toda região é um dos objetivos da Secretaria de Saúde de Estrela para 2014. Na terça-feira (7), o secretário Elmar Schneider esteve reunido com o secretário de Saúde de Fazenda Vilanova, Valmir Alves de Borba debatendo o tema. O encontro foi acompanhado também pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Hilário Eidelwein.
Ambas as secretarias fazem a aplicação do produto BTI em áreas específicas das cidades e orientam os moradores com relação à prevenção e combate ao inseto. “Porém, para obter um resultado adequado é preciso um calendário único entre as cidades vizinhas”, observa Schneider.
Para isso, na quinta-feira (9), às 14h, representantes de Estrela, Fazenda Vila Nova, Bom Retiro do Sul e Teutônia reúnem-se, em Estrela, afim de estabelecer metas e propor atividades conjuntas.
O mosquito borrachudo tem capacidade de deslocar-se 20 quilômetros por dia. Em locais de clima quente reproduz-se durante todo ano, mas em áreas de clima temperado o aparecimento é sazonal, pois hibernam durante o frio. Cosmopolitas, atacam durante o dia animais e o homem e colocam seus ovos em áreas de água corrente.
Matéria: Jônatas dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário