Tribuna Livre – Secretário de obras presta contas aos vereadores
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Luis Fernando Kalsing ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Estrela nesta segunda-feira (07/10).
Kalsing iniciou sua fala apresentando o Organograma da pasta, destacando a estrutura por ele administrada, enumerando as equipes que compõem o quadro funcional da secretaria, bem como suas respectivas funções.
O secretário também fez referência aos projetos da pasta, entre eles a melhoria do recolhimento de lixo verde, renovação da frota, implantação do turno único entre outros.
Foram expostos aos vereadores e público presente números que demonstram o volume de lixo verde recolhido, atendimentos de manutenção da rede de iluminação pública do município, pinturas realizadas, em especial na sinalização de trânsito e manutenção de estradas do interior. “Queremos fazer bem mais, mas os recursos são escassos e é preciso responsabilidade para geri-los, e mesmo assim buscar atender a todos” destaca Kalsing.
Após a apresentação do secretário, os vereadores iniciaram a rodada de perguntas ao chefe do Desenvolvimento Urbano do município. O vereador Andréas Hamester (PP) questionou sobre a qualidade do material utilizado, em especial na iluminação pública, ressaltando o alto número de ocorrências de manutenção. O secretário explicou que aos poucos a administração está filtrando esses fornecedores de material de baixa qualidade.
Outro questionamento de Hamester foi sobre as paradas de ônibus, já que em muitos pontos é preciso a substituição ou reparo das mesmas. O secretário explicou que essa situação deve ser solucionada em breve. “Está sendo feito um esforço no sentido de reestruturar essa rede de abrigos, tanto na substituição e reparo quanto na instalação de novos pontos” revela.
Iluminação
Os vereadores Andreas Hamester (PP) e José Itamar Alves (PTB) questionaram o secretário sobre o déficit de iluminação as margens da BR 386. “Na verdade há um impasse jurídico, pois esse trecho ainda está na garantia, e a empresa que venceu a licitação fez essa instalação com os cabos no chão, e com isso acontecem furtos dessa cabeamento” disse Kalsing. Alves sugeriu que se faça um estudo de viabilidade para mudar a posição destes cabos. “Eu sugeriria que se estes cabos fossem instalados por cima, para evitar esses furtos” disse.
Turno Único
O vereador Gerson Adriano da Silva (PT) ressaltou a importância dos secretários do governo prestarem esclarecimentos na Câmara e questionou sobre o planejamento de instalação do turno único para os funcionários da pasta. O secretário Kalsing explicou que essa mudança não será imediata e ressaltou que na proposta apresentada há comprovação que o turno único será benéfico, trazendo mais economia e melhor aproveitamento da mão de obra e dos equipamentos. A mesma preocupação foi levantada pelos vereadores Lui Schneider (PMDB), Élio Kunzler (PTB) e Lorena Hauschild (PR), ao que o secretário explicou que essa mudança não será para todo o corpo de funcionários da Secretaria. “Essa proposta enquadra apenas os funcionárioa que precisam fazer deslocamentos, por exemplo, quando da manutenção de uma estrada no interior, ao chegar perto das 11h, a equipe tem que parar o serviço, mesmo que falte apenas alguns metros para retornar à secretaria, com o turno único, serão respeitados os intervalos, mas a equipe vai permanecer no local da demanda, agilizando assim o serviço prestado, e gerando economia” explica Kalsing.
Outras questões pontuais foram levantadas pelos edis e o secretário se comprometeu a buscar soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário