Estrela-RS na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente


Delegados de Estrela na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente 

Os três delegados escolhidos na Conferência Municipal de Estrela, Gilberto Moacir da Silva (Governamental), Airton Engster dos Santos (Sociedade Civil) e Pablo Souto Palma (Empresarial), participaram nos dias 30 e 31 de agosto de 2013, da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.

O Secretario Municipal do Meio Ambiente de Estrela, Sr. Hilario Eidelwein deu todo apoio aos delegados de Estrela, para participarem do evento. Nossos Agradecimentos.

No segundo e último dia da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (4ª Cema), coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), delegados de mais de 200 municípios gaúchos e representantes da sociedade civil e do poder público elegeram as 20 contribuições que o Rio Grande do Sul levará para a 4ª Conferencia Nacional do Meio Ambiente, que acontece de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Também foram eleitos durante o encontro na Capital, iniciado no sábado (31), os 50 delegados gaúchos que vão à etapa nacional.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, a Conferência Estadual cumpriu seu papel, mobilizando uma grande parcela dos gaúchos, em vários segmentos. “Tivemos uma discussão bastante elevada, com delegados muito participativos na elaboração de um conjunto de pautas que vão orientando inclusive o nosso Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), cuja última etapa começa a ser colocada em prática nos próximos dias e tem previsão para ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2014”, ressaltou.

Cidadania 

Entre os temas debatidos na 4ª Cema, o secretário destacou a valorização do trabalho dos catadores e recicladores. “Nosso objetivo é construir caminhos para que essas pessoas tenham cidadania, inclusão social, direito à Previdência Social e que trabalhem em condições salubres”, frisou. A coordenadora executiva da 4ª Cema, Gislaine Pacheco, reforçou a importância de se promover, no País, políticas para melhores condições de trabalho dessa categoria. Ela também enalteceu a grande participação de todos os segmentos da sociedade do Rio Grande do Sul na Conferência Estadual. “Concluímos aqui uma grande jornada iniciada nas dezenas de etapas municipais e regionais que vinham sendo realizadas desde maio deste ano. Os gaúchos estão engajados na busca por soluções para a gestão de resíduos sólidos mais responsável do ponto de vista ambiental”, disse.

Audiências públicas 

Já o coordenador do PERS, Luiz Henrique Machado do Nascimento, lembrou que o processo de elaboração do plano estadual prevê pelo menos dez audiências públicas no Estado e que, a partir das discussões da conferência estadual encerrada neste domingo, “certamente ganhará mais qualidade”. Essa etapa do plano estadual será coordenada por uma empresa, já licitada, que fará um diagnóstico de como está a questão da gestão de resíduos nas cidades gaúchas. “A gestão de resíduos sólidos nunca teve muita relevância, mas agora é a ‘bola da vez’. Então, precisamos aproveitar esse momento, pois os recursos existem junto ao Governo Federal. Precisamos saber como captar esses recursos”, afirmou Nascimento.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário