José Ivan Maia - Coordenador de Comunicação & Marketing do Grupo Univale


José Ivan Maia - Coordenador de Comunicação & Marketing do Grupo Univale

O Desafio da Comunicação nas Empresas

O mundo organizacional mudou. A nova forma de gestão das empresas e a globalização trazem cenários diferentes a todo o momento, proporcionando ambientes pouco estáveis. Nesta nova era da administração, a comunicação adquire um papel fundamental para o bom funcionamento das empresa e enfatiza sua importância como componente construtor da identidade e da cultura.

A comunicação é uma função estratégica e apoia estruturalmente o projeto empresarial, no entanto se converte em um instrumento para a qualidade. Isto se obterá se as mensagens fluírem adequadamente e se a arquitetura da organização estiver de acordo para obter uma comunicação que esteja integrada com seus objetivos. Desenvolver canais para uma boa comunicação repercutirá sobre a percepção que o ambiente tem da empresa.

Para José Ivan Maia, Coordenador de Comunicação & Marketing do Grupo Univale, as empresas com melhores padrões de serviço concedem à comunicação uma importância estratégica.

“Comunica-se internamente para motivar os colaboradores e mantê-los a par dos sucessos e dificuldades da empresa, além de assegurar que as metas e objetivos são bem compreendidos por todos.” comenta Maia.

Maia afirma que um bom plano de comunicação, deve constar objetivos como: determinação da estratégia de comunicação, definição do estilo de comunicação, estabelecimento de redes internas de comunicação e otimização dos recursos de comunicação próprios.

O desafio das empresas modernas é compreender que o investimento em algo “intangível” como são as comunicações devolve benefícios que embora não possa medir-se em parâmetros “contáveis”, ajudam a construir as percepções que os distintos públicos (tanto interno como externo) têm de suas ações e a transmitir os valores que constituem suas políticas e princípios.

Um novo tempo, um novo colaborador e acima de tudo: um novo comportamento do consumidor exigem novas formas de comunicação. As empresas inovadoras já estão atentas e fazem da informação o principal instrumento de competitividade.

Texto e foto: Gisele Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário