Estrela-RS em Foco - Notícias de Agosto de 2011

Hospital Estrela recebe recursos do município de Estrela-RS
 A Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, repassou mais um auxílio financeiro no montante de R$ 104 mil à Associação Franciscana de Assistência à Saúde - Hospital Estrela. 
O cheque foi entregue pelo prefeito Celso Brönstrup à diretora da casa de saúde, irmã Teresia Steffen. O ato ocorreu no Gabinete do Prefeito, na manhã desta terça-feira (16/08). O auxílio entregue esta semana é referente ao mês de julho de 2011. 
O objetivo do repasse do referido auxílio financeiro, conforme o prefeito e a diretora do hospital, é viabilizar o custeio e a manutenção dos serviços de atenção básica e urgência em saúde, proporcionando atendimento adequado e condigno à população em geral do município de Estrela.

Casa da Criança Estrelense - 30 Anos
 A Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Estrelense, comemorou na quarta-feira, dia 17, 30 anos de atividade, atendendo crianças de zero a seis anos. A programação teve seu ápice no turno da tarde, quando as crianças e educadores homenagearam o educandário, desfrutando de um saboroso lanche.
Houve a participação do Palhaço Kiko que animou ainda mais à tarde da criançada com show de malabarismo e variadas brincadeiras.
Domingo Clássico em Estrela-RS - Agosto de 2011
 Na noite do domingo, dia 14, ocorreu no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, sede da Secultur, o Domingo Clássico Especial - Dia dos Pais, do mês de agosto. O evento ocorre sempre no segundo domingo de cada mês e traz, a cada evento, uma nova apresentação. Neste dia houve a presença do \"Quinteto de Sopros 4.1\", que através da música de câmara trouxe à comunidade da região um grande espetáculo.
O grupo surgiu no cenário musical de Porto Alegre, disposto a desenvolver um projeto de música de câmara permanente, focado nesta formação e também em outras possíveis combinações. O grupo tem como proposta de trabalho uma programação voltada para concertos temáticos, por escolas composicionais e também o trabalho junto a novos compositores com o intuito de estimular a criação e proporcionar estréias de novas obras, contribuindo assim, para a ampliação do repertório camerístico.
No repertório do grupo formado por cinco músicos (flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa) estavam músicas de Franz Danzi, Farkas Ferenc, Edino Krieger e Jacques Ibert.
O evento realizado pela Secultur com apoio do Núcleo Cultural de Estrela registrou lotação completa. Todos puderam prestigiar devidamente acomodados o espetáculo em espaço próprio. Além da programação costumeira, o evento homenageou os pais presentes com uma pequena lembrança.
A secretária Belkis Carolina Calsa ficou particularmente feliz pelo sucesso do espetáculo. \\\"O Domingo Clássico tem a grife da Secultur e o apoio da Prefeitura Municipal de Estrela, pois está na filosofia do atual governo propiciar momentos de enlevo e cultura clássica ao cidadão estrelense\\\", lembra Belkis.
Estrela FC
 A garotada do Estrela Futebol Clube empatou em casa pelo Gauchão Infantil, no último sábado, dia 13, com a equipe do Gaúcho/Ernestina, de Passo Fundo, e com isso chegou a quatro pontos na competição juntamente com o Gaúcho/Ernestina. Ambas estão em segundo lugar na competição, mas a equipe de Passo Fundo leva vantagem nos critérios de desempate. O Estrela F.C tem o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Num jogo com poucas chances de gols para cada lado, a equipe estrelada iniciou muito bem a partida não deixando o Gaúcho jogar, ambos tiveram um jogo truncado, mesmo assim, o Estrela chegava mais perto da área adversária e na única chance da equipe de Passo Fundo no jogo acabou se transformando em gol, no lance de escanteio a defesa do Estrela deu bobeira e o acabou sofrendo o gol. 
Após o gol sofrido, a equipe da casa ganhou confiança e chegou no ataque tendo mais a posse da bola. Na segunda etapa, o jogo virou de ataque contra defesa, pois a garotada do Estrela demonstrou como nos outros jogos que cresce na segunda etapa, não permitindo a equipe de Passo Fundo jogar. Após o placar ficar igual por um tempo na partida, o jogador Gabi rebateu na área e acabou completando para o fundo do gol. A equipe treinada por Samuel, jogaram: Ericksson, Da Luz, Rica, Gross, Robson, Carlos, Mauricio, Jeferson, Mateus, Gabi e Rai, entratam ainda Batata, Yuri e Scheibel.
Estrela x Inter 
Na quarta-feira (17/08), pelo Gauchão Infantil, o Estrela enfrentou o Internacional de Porto Alegre, em casa, e acabou derrotada por 3 x 0. Apesar do placar a equipe se portou bem em campo e na primeira etapa não deixou o Inter chegar a seu gol, sofrendo um gol de pênalti. Na segunda etapa a equipe visitante mostrou sua superioridade e acabou criando varias chances, mas apesar disso, os gols colorados acabaram mesmo em falhas individuais do Estrela, um numa passe errado da defesa e outro de pênalti. 
Apesar do jogo ter ocorrido durante a semana, um numero considerado de torcedores acompanhou o Estrela F.C incentivando a equipe até o final da partida. 
O Estrela jogou com: Ericksson, Da Luz, Rica, Gross, Robson, Carlos, Mauricio, Jeferson, Mateus, Gabi e Rai, entratam ainda Batata, Yuri e Scheibel.
Liga Futura I
As escolinhas de Estrela jogaram contra o Sete de Setembro, de Lajeado, na cidade vizinha e acabou derrota nas três categorias 99, 2000 e 2001.
Liga Futura II
Neste sábado, dia 20, a equipe estrelada terá rodada dupla, pela manhã o clube irá enfrentar em casa o CFA Noca nas categorias 2000, 99 e 2001 com inicio às 9h, já à tarde as categorias 96, 97 e 98 enfrentaram o Sete de Setembro em Lajeado (Conventos), com saída às 12h30min.
No domingo a categoria 96, 97 e 98 irá enfrentar em casa o CFA Noca no Municipal a partir das 9h.

Gauchão Infantil
O próximo jogo do Gauchão ocorre no dia 27, em casa, às 15h, no Estádio Municipal contra o Atlético Osoriense, pelo returno do Estadual.


Jogos Interbairros de Estrela-RS
 Os Jogos Interbairros 2011 movimentarão mais de 500 atletas em Estrela. A competição deverá iniciar no próximo dia 09 de setembro e será organizada pela União das Associações de Moradores de Estrela (Uame), com suporte técnico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e apoio financeiro da Prefeitura.
Na manhã desta terça-feira (16/08), foi realizada reunião na sede da Smel. Na oportunidade, o secretário Nardir Steffens e o coordenador Diego Konrad receberam a visita de Celço Machado e Loreno Graff, da direção da Uame. O objetivo foi ultimar os preparativos para os Jogos Interbairros 2011. 
De acordo com Konrad, o Município vai repassar auxílio financeiro de R$ 8 mil à Uame. Os recursos serão utilizados pela entidade na aquisição da premiação e no pagamento da arbitragem da competição, que movimentará as modalidades canastra, bocha, vôlei misto, bolão e futebol sete nas categorias 11/12, 13/14 e 15/16 anos de idade.
Os jogos de futebol sete serão disputados no campo do Parque Municipal Princesa do Vale. Já as demais modalidades serão disputadas nos bairros, entre os meses de setembro e dezembro. Outros detalhes serão definidos a partir das 19h30 desta terça-feira (16/08), quando ocorre reunião na Câmara de Vereadores com os representantes dos bairros.
O secretário Nardir Steffens destaca que, a exemplo de 2010, a competição será mais uma vez um grande sucesso. \"E isso será possível graças à parceria entre a Prefeitura e a comunidade de Estrela. Os moradores, por meio da Uame, estão engajados na política de formação do cidadão a partir do esporte. A comunidade, que é a principal beneficiada por mais esse evento esportivo, está sendo novamente parceira do Município\"
Jogos Intercomunitários de Estrela-RS
 A tradicional Festa dos Campeões dos Jogos Intercomunitários, realizado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), ocorrerá no dia 2 de setembro, na Comunidade da Linha Geraldo Alta, no ginásio do Ser Geraldense, a partir das 20h. Na solenidade será entregue aos grandes campões troféus e medalhas as equipes.
Os Jogos Intercomunitários é a maior competição esportiva realizada no município reunindo mais de 1100 atletas e envolvendo todas as comunidades do interior.
Lombada Eletrônica bairro Boa União em Estrela-RS
 Nenhum acidente de trânsito foi registrado na rua João Lino Braun, no bairro Boa União, após a instalação de lombadas eletrônicas. O índice consta de relatório produzido pelo Sargento Emerson, da Brigada Militar de Estrela. 
Segundo ele, para efeitos de contabilização foram consideradas as imediações dos equipamentos, isto é, cerca de 100 metros nos dois sentidos, totalizando uma extensão de 200 metros. As lombadas entraram em atividade no dia 1º de abril de 2011.
De acordo com o Departamento de Trânsito Municipal (Detram) o número de multas registradas nas referidas lombadas têm diminuído a cada mês. Em maio, foram 206 autuações, caindo para 97 infrações em junho e apenas 49 multas em julho. 
\"Isso mostra que os equipamentos estão contribuindo para que motoristas sejam mais conscientes no trânsito\", observa Laoni Heiermann, chefe do Detram. Segundo ele, o fluxo médio diário de tráfego pela rua João Lino Braun é de 3.750 veículos.
Programa Segundo Tempo em Estrela-RS
O Programa Segundo Tempo, realizado em parceria entre o Governo Federal e Prefeitura de Estrela, por intermédio do Ministério dos Esportes e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou nas últimas semanas, os testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP) com todos os seus mais de 400 beneficiados.
O PROESP, também é um projeto do Ministério dos Esportes, definido como um observatório permanente de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens entre 7 e 17 anos. E, a aplicação dos testes nos beneficiados do Programa Segundo Tempo, tem como objetivo revelar estes indicadores, possibilitando assim, um diagnóstico com um perfil claro da criança e jovem do município.Os testes são divididos em duas linhas de pesquisa, uma é referente à aptidão física relacionada à saúde, onde os testes aplicados são massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), envergadura, flexibilidade (sentar e alcançar), força-resistência (abdominal) e resistência geral (corrida de 9 minutos). E, a outra linha de pesquisa está relacionada ao desempenho motor, onde os testes aplicados são força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), força explosiva de membros superiores(arremesso de medicineball), agilidade (teste do quadrado),velocidade de deslocamento (corrida de 20m) e resistência geral (corrida de 9 min).\"Aplicar estes testes no Programa Segundo Tempo enriqueceu nosso trabalho. Estamos dispostos a continuar pesquisando a partir dos dados gerados com os testes, pois assim, poderemos constatar quais são as reais necessidades da criança e do jovem que atendemos. Ou seja, o trabalho que desenvolvemos fica mais completo e podemos contribuir de forma mais significativa no processo de desenvolvimento e aprendizagem do beneficiado. Além disso, no período de três meses os testes serão reaplicados, o que nos possibilitará constatar se houve ou não uma melhora nos indicativos gerados com os testes nos beneficiados\", ressalta Patrícia Wagner, coordenadora Pedagógica do Programa.Para o secretário municipal de Esportes, Nardir R Steffens (Gardel), o Programa Segundo Tempo realizado no município, vem se destacando. \"Somos um grande parceiro nas propostas lançadas pela equipe do Ministério dos Esportes, o que comprova a qualidade do trabalho que desenvolvemos e a nossa preocupação em oferecer sempre o melhor a todos que atendemos\", lembra.Mais informações sobre o Programa Segundo Tempo pelo fone 3981.1047 ou pelo e-mail segundotempo@estrela-rs.com.br.

Rua João Fritholdo Wathier - bairro Boa União em Estrela-RS
De acordo com a empresa TBS Sul - Sistemas Construtivos e Arquitetônicos Ltda., vencedora da licitação, a obra de pavimentação da rua João Fritholdo Wathier, no Bairro Boa União, deve iniciar somente após a empresa concluir o processo de recolhimento das assinaturas do contrato de serviço com os moradores.
A pavimentação será executada nas modalidades de contribuição de melhoria (Prefeitura) e comunitária (moradores). A obra tem área total de 8.554,00m2, e terá investimento de R$ 452.072,34.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nardi R. da Silva, a empresa que venceu a licitação anterior, não conseguiu cumprir com o contrato de prestação de serviço e abandonou a obra, deixando a mobilidade comprometida dos moradores. \"A Prefeitura fez cumprir as sanções administrativas do contrato e teve que realizar um novo processo licitatório, por isso a demora em concluir a pavimentação no local\", justifica.
Rua Jorge Pedro Stroher
O primeiro trecho da rua Jorge Pedro Stroher, no Bairro Pinheiros, foi concluído no inicio desta semana, pela empresa vencedora do processo licitatório, a Pavimentadora Jantsch. No total são 9.836,64 m2 de pavimentação com blocos de concreto com investimento de R$ 581.692,06.
O Governo de Estrela vem realizando diversas obras de pavimentação e melhorias no Bairro Pinheiros, as ruas estão recebendo blocos de concreto ou asfalto, melhorando a infraestrutura e mobilidades dos moradores.
Fonte - Prefeitura Municipal de Estrela-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário