Conselho Tutelar de Estrela

Reunião Conselho Tutelar

Conselho Tutelar enfrenta dificuldades

Integrantes do Conselho tutelar de Estrela estiveram na reunião da Uame – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (foto) quando foram relatadas as dificuldades enfrentadas no trabalho do dia a dia.
“Existem muitos problemas, como de crianças que precisam de tratamento psicológico, mas o município tem só duas psicólogas que não tem condições de atender a todos, assim se criou uma fila de espera”, disse Liziane Zancanaro.
É que o SUS não paga nenhum psicólogo “e o Conselho Tutelar não tem verba para contratar ninguém e fica difícil o encaminhamento via Unimed, pois ali são aceitos casos com restrições, não podendo ser repetitivos”.
Também foi colocado que faltam casas de passagens para atendimento de adultos.
Os conselheiros explicaram que o órgão não é punitivo e sim, procura soluções.
Em 2010 foram 5.214 atendimentos e no primeiro semestre de 2011 já foram 3.132 – sendo que 40% deles se referem a drogas.
Foi ressaltado que já existe um bom trabalho em conjunto com as escolas municipais, mas os maiores problemas são enfrentados nas famílias – por exemplo, casais que não se entendem, transferem o problema para os filhos.
Celso Machado, presidente da Uame, elogiou o trabalho dos integrantes do Conselho Tutelar de Estrela e colocou a entidade a disposição, para o que for necessário.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário:

Postar um comentário