Coluna - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela

Luiz Carlo Freitag

Coluna - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO 

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB): "É vergonhoso para a população que não tem cabeça e solta os cachorros".

JOSÉ ALVES (PTB):"Aproxima-damente mais de 220 cachorros são solto no meio da rua".

MARCELO (PSDB):"Tem outras reclamações, vou interagir para ver os problema".

FRASE: "Se existe tanta crise, é porque deve ser um bom negócio" (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

José Alves (PTB) fez um comentário sobre as últimas enchentes. Lembrou que dia cinco de junho de 1941, o nivel do Rio Taquari chegou aos 29,92 metros. Dia seis de abril de 1956 chegou aos 28,86m. Dia seis de setembro de 1954, aos 27,35m. Em 2001 aos 26, 95m e agora aos 26,85 metros. "Se acontecer novamente uma igual a de 1941, vai ser uma catástrofe para Estrela", afirmou.

Aloisio Mallmann (PPS) parabenizou-se com a UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Comentou que o Conselho Tutelar esteve na última reunião da entidade, que se prepara para novamente organizar os Jogos Interbairros e para mais uma edição do Concurso Garota UAME. Lembrou que a atual, Aline Franciele Orsolin, foi eleita também Miss Estrela e que ela representará o municipio no Miss Rio Grande do Sul.

Marcelo Braun (PSDB) mostrou novamente sua preocupação com a falta de vagas na maternal das creches. Disse que muita mãe está perdendo o emprego por causa disso. "Algo tem que ser feito, talvez alugar algumas salas ou fazer uma reforma numa ala da ex-Ambev". Ele também apresentou as queixas dos moradores do bairro Auxiliadora, devido aos buracos da rua Geraldo Pereira.

Marco Wermann (PT), desta vez elogiou o DAER, pelo trabalho desenvolvido no trevinho do Bairro Boa União. "Está melhorando, era um caos vamos ver se vai solucionar". Realmente a torcida é grande para que isso ocorra.

Marco também comentou as necessárias reformas políticas no Brasil: "Não adianta colocar os políticos todos no mesmo saco, daí vamos eleger sempre os mais canalhas". Disse que temos de fazer as pessoas de bem virem para a política, "mas com reforma, pois como está, só se elege quem puder gastar mais".

Joel Mallmann (PSB) fez algo inusitado, na Tribuna. Cumprimentou a professora Denise Goulart, que estava na platéia. Até aí, tudo bem, mas lembrando que ela concorreu a Deputada Estadual pelo PT nas últimas eleições, convidou-a a ingressar no PSB, prometendo então apoiá-la se concorrer novamente!

Cristiano Nogueira (PMDB) novamente teceu críticas contra a SAMU. Disse que chegam muitas reclamações no atendimento, pois as pessoas entram em contato, então a demora e a burocracia é muito grande, fazendo com que a pessoa entre em desespero, nem sabendo mais o que responder. Daí fica mais fácil ligar para o 193, que os bombeiros vem e atendem na hora. Cristiano disse que agora a coisa melhorou: "É só ligar ao 193, que os bombeiros atendem na hora, ou ligam para a SAMU que então sim, vai logo ao local".

Quem soltou o verbo na última Sessão da Câmara, foi Gilberto Fensterseifer (PP). Primeiro, criticou a Frangosul, lembrando que ele mesmo iniciou as críticas à empresa, em 2008. "Hoje outros vereadores também reclamam, agora todos querem se engajar na luta. Por que não aderiram logo?" Disse que não dá para entender, que a empresa mantenha alguns agricultores com pagamentos em dia e para outros devem até mais de R$ 100 mil.

Gilberto criticou também os índios por terem trancado a BR 386, lembrando que todos tem o direito de ir e vir. "Como ficou a situação dos camioneiros, que ficaram trancados, tendo que no fim do mes pagar as financeiras pela compra do seu caminhão? O que os índios produzem para nós? O colono não ganha nada, nem um saquinho de milho" - desabarou.

Gilberto criticou ainda a falta de providências do Governo do Estado para com problemas como a ponte do Arroio Boa Vista, entre a Boa União e São José. Disse que com as cheias, caiu a ponte municipal que permitia, logo acima, a passagem de caminhões. Agora, eles tem que pasar por Lajeado e pelo centro do Bairro São José, causando transtornos. "Cadê o acesso a Colinas? Colonos nem podem mais ir até suas terras porque não podem passar pela ponte do arroio Boa Vista". Afirmou que não dá para criticar o atual governador, porque está a poucos dias no cargo. "Graças a Deus que votei contra a Yeda, ela não fez nada por nós" - desabafou. Pediu apoio a Marco Wermann (PT) para solucionar o problema entre a São José e Boa União.

Jaci Hauschild (PP) contou algo surpreendente, na Tribuna: Agricultores o chamaram a Novo Paraiso, onde, próximo ao Cemitério Público, nas suas terras, surgiram do nada seis buracos de dois por um metro de largura e tres de fundura. Ninguém viu nem sabe de nada. "Na Secretaria do Meio ambiente me informaram terem autorizado a abertura dos buracos, por uma firma terceirizada, para fazerem análises". Jaci ficou indignado: "Como podem autorizar a invasão de terras particulares? Se alguém faz isso por conta, até preso pode ser. Se fosse nas minhas terras, eu tomaria outras providências", afirmou.

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pinheiros, Pedro Mallmann, trabalhando com sua diretoria para a Festa da Primavera, que acontece na sede da AMBAPI dia 11 de setembro. Convites para o churrasco já está sendo vendidos, iniciando a festa as 10h com o Culto Ecumênico. Durante todo o dia muita festa, com animação do Musical Freda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário