Coluna - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 04.09.11

Luiz Carlos Freitag

Coluna - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 04.09.11

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as
PÉROLAS:

JUAREZ (PPS): "Convido o vereador para usar o uso da Tribuna".

ALOISIO (PPS): "O vereador não é eleito por si próprio".

ALOISIO (PPS): "No momento que não produzimos, deixamos de produzir".

JOSÉ ALVES (PTB): "A rua RS 129 ficou tapada de barro seco".

JOSÉ ALVES (PTB): "O Rio Taquari está cada vez mais sendo desbarrancado".

JOSÉ ALVES (PTB): "Os funcionários da prefeitura trabalham incansadamente".

GILBERTO (PP): "Cadê o Procon, protetor dos animais?".

JUAREZ (PPS): "Saúdo o Aloísio, nosso companheiro de partido e mesada".

FRASE: 

"Cumprimento a Rádio Independente pela cobertura da enchente, todo o Vale do Taquari acompanhou tudo atentamente"(Vereador José Alves, PTB. Interessante. Há alguns anos, este elogio era dado para a Rádio Alto Taquari.).


PR de Estrela voltando ao embalo. O pré candidato a prefeito do partido, Eduardo - Dado - Wagner, retornou da viagem de férias com a família toda, que faz anualmente, nesta época. "Volto fortalecido para continuar o trabalho de sustentação ao PR para as eleições do próximo ano" afirmou. E como pré candidato, retomou as reuniões e contatos. Dado mantém também contatos com outros partidos.

A fábrica de torrefação de café, localizada no ex-Arenhardt, foi fechada pela Secretaria do Meio Ambiente. Realmente o cheiro estava insuportável, numa área muito grande ao redor. O motivo foi de que a fábrica não teria se adequado aos prés requisitos para a licença de funcionamento definitivo. Ela estava operando de forma provisória e assim ficou por vários meses. Agora, para reabrir, tem dois caminhos: Ou se enquadra ou muda de local. Na verdade, ninguém queria que ela fechasse, apenas que parasse com o forte cheiro de pano queimado que incomodava muita gente.


Presidente do PP, Coronel Carmo Horn disse que depois a reunião de sábado, ficou decidido que realmente o partido tem dois pré candidatos a prefeito: José Adão Braun e Leonildo José Mariani. "É um problema gostoso para resolver, temos dois candidatos com potencial e isto é ótimo". Mariani me disse que realmente o PP também o quer como pré candidato. "Ainda temos um longo caminho para andar e estou disposto a continuar com as negociações", disse. Ah, e ele confirmou que "gostaria muito de vir a ser o presidente da Famurs". E como eu já escrevi anteriormente, para ser presidente, primeiro tem que ser prefeito.


A propósito do assunto: Mariani disse que a probabilidade dele ser candidato a prefeito, é grande: "O que mais deve ser levado em conta é a nossa Estrela. Não são os interesses pessoais, mas o interesse coletivo, o bem estar da comunidade estrelense. O poder não me atrai, o que me preocupa é administrar corretamente e de acordo com as necessidades da comunidade".


Psicóloga Eliana Fernandes Catói, da Secretaria Municipal da Saúde, usou da Tribuna a convite de Marco Wermann (PT). Falou sobre a Semana do Aleitamento Materno. Destacou que um bebê precisa de seis meses de leite materno como alimentação exclusiva, logo que nascer. Nem água deve beber. "Poucas mulheres observam isso, mas é o que salva vidas e previne doenças". No Brasil, a média de alimentação exclusiva de leite materno é de apenas 54 dias, em Estrela, segundo pesquisa, é de 59 dias. Outro detalhe: A amamentação materna deve perdurar por dois anos, mas a média brasileira é 96 dias.


Cristiano Nogueira (PMDB) fez um desafio na Tribuna: Pediu para que algum colega citasse o nome de pelo menos três pessoas que fazem parte da Defesa Civil de Estrela. Só sabiam o nome do presidente, Deoclides Severo Nunes. O vereador quer divulgar o nome de todos os componentes e Joel Mallmann (PSB) sugeriu convidar o presidente e todos os integrantes para participarem de uma Tribuna Livre. Cristiano deixou claro que o objetivo não é criticar e sim elogiar a atuação de todos, que estão fazendo um excelente trabalho.


Aloísio Mallmann (PPS) fez um elogio especial à Brigada Militar, pelo "fantástico trabalho que ela está fazendo em favor dos agricultores". Ele lembrou que estava crescendo muito o roubo no interior, mas agora, graças ao trabalho da Major Nádia Gerhardt, os agricultores trabalham em conjunto com a BM. Foi realizada mais uma reunião semana passada no interior. Segundo Aloísio, os agricultores ligam para a Brigada Militar sempre que vêem algo diferente ou pessoas estranhas. "Devemos todos estar atentos, e a Brigada sugeriu reuniões em todas as localidades e bairros. Ela se faz sempre presente".


Ainda Brigada Militar: 
José Alves (PTB) falou sobre a idéia de tirar a Brigada Militar e a Polícia Civil das suas atuais sedes, transferindo tudo para uma área da ex-Polar. "Sairiam dos locais onde vai enchente", disse. Juarez Fülber (PPS) disse ter conversado com a Major Nádia a respeito, tendo sugerido também a transferência para a ex-Ambev. "Ela disse que vai conversar com o prefeito Celso Brönstrup a respeito, existe a viabilidade da negociação", disse o vereador muito satisfeito. Então, vamos todos torcer para que isso dê certo.


Marco Wermann (PT) comentou o que classificou de "vergonheira das pessoas que estão metendo a mão no dinheiro público". Afirmou que 72% dos deputados federais gastaram mais de um milhão de Reais para se eleger. "O que ganham em quatro anos não paga nem de longe isso, então, quem bancou os valores? Os partidos, infelizmente, também se beneficiam com a impunidade". Segundo Marco, vereador que tem uma casa de R$ 50 mil, não tem chance alguma de se eleger deputado federal. "Tem que mudar esta estrutura, talvez mudar para o financiamento público das campanhas". Outra farra, segundo o vereador, é o Natal de Gramado, "quem poderia imaginar?" O vereador disse que o melhor seria a reforma política acontecer logo, "se não, as pessoas de bem cada vez ficarão mais longe da política".

Nenhum comentário:

Postar um comentário