Prefeitura de Estrela realiza SIPAT

Prefeitura de Estrela realiza SIPAT

A Prefeitura de Estrela, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), edição 2011. A programação atraiu centenas de servidores públicos municipais ao salão da Oase (Comunidade Evangélica de Estrela) na última semana de junho.

A abertura teve a participação da vice-prefeita Irene Terezinha Hein Veloso da Silveira. Ela falou da importância do trabalho da CIPA no Município, tendo a participação do Setor da Segurança do Trabalho. 

A vice-prefeita elogiou o trabalho realizado durante os últimos anos e ressaltou a importância dos servidores municipais em colaborarem e participarem da CIPA do Município, inclusive solicitando aos servidores para participarem como membros da CIPA na próxima gestão, para dar continuidade ao trabalho. 

A psicóloga Gabriela Bambi, da empresa Unimed, falou sobre “Princípio 90/10” das relações entre as pessoas no trabalho, na família e da importância das pessoas terem o equilíbrio de lidar com as situações do cotidiano mesmo que muitas vezes estejam passando por problemas pessoais. 

Já a presidente da CIPA, a técnica em Enfermagem Vânia Teresinha Rupp, falou sobre a AIDS, enfatizando a importância de as pessoas se prevenirem utilizando os preservativos. Também garantiu que “não existe o risco de contaminação da AIDS na Usina de Tratamento de Lixo, nas ocorrências de perfurações com seringas que vêm misturadas com o lixo doméstico, pois o vírus da AIDS, não sobrevive por muito tempo no ambiente externo”. 

A técnica em Segurança do Trabalho da Empresa Cenci de Bento Gonçalves, Sra. Isaura Vieira, falou que as empresas devem cumprir as Normas de Segurança e Medicina no Trabalho de acordo com a Legislação, mas que é fundamental que os servidores municipais colaborarem no sentido de preservar a sua saúde e integridade física e de seus colegas de trabalho, observando principalmente as orientações do Setor da Segurança do Trabalho do Município citando como exemplos; a utilização e o cuidado com os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (luvas, calçados, capacete etc) e dos Equipamentos de Proteção Coletivo – EPCs (cones, placas de sinalização, redes etc), enfim é dever de todos auxiliar o SESMT e a CIPA na prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, estes trazem ônus a todos, mas principalmente as vítimas e a sua família.Já a enfermeira Débora Regina Martins falou sobre o trabalho do Centro de Assistência Psicosocial – CAPS de Estrela, que atende pessoas com problemas relacionadas à Saúde Mental, dentro os quais a questão do alcoolismo e da drogadição. 

Explanou sobre o trabalho realizado pelos profissionais do CAPS e ressaltou a importância de as pessoas procurarem ajuda o quanto antes em situações em que não estejam bem, “e deixar de lado o preconceito de o tratamento no CAPS é para louco que algumas pessoas tentam pregar”. 

Nesta direção, Júlio Ranke (diretor do Grupo Giseda) falou que é justamente destas pessoas usuárias destas drogas que a maioria das pessoas da sociedade querem manter distância, que são alvos do Grupo Giseda. Falou de que forma surgiu o Giseda, que é um Centro de Internação de pessoas vítimas da drogadição, em área rural e de que forma é trabalhada a recuperação das vítimas das drogas. Relatou ainda que, está a mais de doze anos trabalhando nesta área, e como experiência própria de ex-usuário, geralmente a porta da entrada para a drogadição é do indivíduo ser curioso em provar as drogas e achar que vai ter domínio sobre elas, que infelizmente acaba tendo o efeito inverso, ou seja, a droga acaba dominando o indivíduo necessitando posteriormente de ajuda. 

Em paralelo às palestras, o técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Estrela, Carlos Augusto Schmögel, apresentou as estatísticas dos acidentes de trabalho ocorridas no Município na atual Gestão da CIPA, que iniciou em dezembro de 2009. Na SIPAT, também foi explanado o processo eleitoral para membros da CIPA, já que este ano será realizada nova eleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário