Frederico Diehl fala aos vereadores de Estrela



Na sessão ordinária de segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Estrela, a Tribuna Livre foi ocupada pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Frederico Diehl. Ele esteve acompanhado pelo supervisor regional, Ricardo Lopes de Almeida, à convite do vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB).

Diehl falou dos diversos cursos que o Senar oferece para os trabalhadores rurais, oportunizando formação específica em áreas como artesanato, manutenção de equipamentos, GPS, utilização de motosserra, entre tantos outros. Ao total são mais de 170 cursos diferentes oferecidos em todo o Estado. “Em 2010 o Senar formou mais de 85 mil pessoas, nas mais diferentes regiões do Rio Grande do Sul, todas de forma gratuita”, explicou. Para isso, parte do recurso da contribuição que os agricultores fazem através do recolhimento do imposto do talão de produtor (0,2%) é destinado ao Senar para reaplicar em aprendizado.Conforme o instrutor, no município de Estrela é possível obter informações e solicitar cursos através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, parceiro do Senar em todos os municípios. 

Diehl também lembrou da atuação do órgão junto às agremiações militares, como Corpo de Bombeiros, oferecendo treinamentos específicos. O instrutor do curso de operador de motosserra falou sobre a importância do mesmo no dia-a-dia dos colonos. “Muitos acidentes e mutilações, ou até óbitos, ocorrem porque não há treinamento e falta o uso dos equipamentos de segurança. Muitas vezes por não ter conhecimento do que existe hoje no mercado”, observou.


Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário