Viva o Taquari Vivo: Defesa Civil e Acie reforçam mobilização


Viva o Taquari Vivo: Defesa Civil e Acie reforçam mobilização Para atingir as metas, a ação necessita de voluntários e barcos. O planejamento da quinta edição da ação Viva o Taquari Vivo, que ocorre em 14 de maio, foi debatido em reunião realizada na última terça-feira, dia 05, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).


O encontro foi marcado pela formalização do apoio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil e Associação Comercial e Industrial de Estela (Acie) à mobilização. Empresas, escolas e entidades diversas de Lajeado, Arroio do Meio, Estrela e Teutônia unem-se para esta quinta edição, que visa ser novamente um momento para a reflexão de todos que utilizam diariamente o rio e para a comunidade em geral. A Acie foi representada pelo vice-presidente administrativo Oscar R. Hüneimeier e pelo gerente executivo, Jair Mertz.


O major Vinicius Renner Galvani, coordenador regional da Defesa Civil, mostra-se motivado para participar do evento e divulgá-lo para as dezenas de municípios que compõe a regional. Comenta que o evento é uma “oportunidade para estimular as diferentes defesas civis a interagirem com a sociedade e trabalhar de forma integrada para prevenção de eventos naturais”.

A participação de ambas as entidades representa um reforço no contato mais direto com a realidade do rio, tanto por parte das empresas da população dos municípios que aderem à ação. Para diretora do colégio Cenecista João Batista de Mello, Graziela Lorencet, a conscientização da população, ainda enquanto estudantes, é decisiva para que a preocupação ambiental seja inserida nas práticas diárias futuras. “Nós participamos desde a primeira edição. Inicialmente, apenas com os professores e depois com atividades voltadas para os alunos.


A mostra Espelhos é um exemplo de atividade que induz os alunos a reflexão”, explica. A ação também ganhou a adesão e divulgação dos setores de Comunicação e Meio Ambiente da Cooperativa Certel. O trabalho de limpeza do rio começa às 7h30min do dia 14 de maio e estende-se até o meio dia.


Para uma ação mais eficiente, a organização do evento convida os participantes dos clubes náuticos interessados em ajudar na limpeza do rio a comparecerem com suas embarcações nos locais do evento. Em Lajeado, as equipes irão se concentrar no Porto dos Bruda. Já em Estrela, o ponto de encontro é a Associação Ecológica de Canoagem (Aeca). Confirmações e informações com a coordenadora da UPV, Cinara Girotto no pelo fone 3011-6900.


Apoio: Aepan-ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário