Histórico do Rio Taquari em 2010







Rio Taquari – Histórico do ano de 2010

A Aepan-ONG que acompanha o comportamento das águas do Rio Taquari, identificou que as mesmas ficaram mais quentes (27 ºC), em dezembro de 2010, mas momentaneamente não há previsão para que aconteça o fenômeno da eutrofização, ou seja proliferação de algas. A média anual da temperatura das águas ficou em 21,15ºC, em 2010.

Para que ocorra a Eutrofização, é necessário que a temperatura do ar média aumente, e que diminua a precipitação pluviométrica, além do consequente aumento da temperatura das águas do Rio para mais de 30ºC.

A transparência da água em 2010 teve uma média absoluta de 70 cm, considerada ideal para realização da fotossíntese e produção de oxigênio dissolvido, fundamental para os organismos aquáticos.

O oxigênio dissolvido ficou em média: 10,0 mg por litro ao longo do ano, considerado uma concentração ótima. A matéria Orgânica ficou ligeiramente acima do recomendável nos meses de maio, junho, julho e novembro de 2010. Nos demais meses dentro dos limites aceitáveis.

Enchentes no Rio Taquari - 2010
Em 2010 o Rio Taquari teve duas enchentes. A primeira no dia 04 janeiro que causou muitos estragos principalmente nos municípios banhados pelo Rio Forqueta, afluente do Rio Taquari em sua margem direita, cujas águas subiram 1 metro/hora, não dando tempo para que as famílias ribeirinhas retirassem seus pertences. Com volume de chuva de 200 mm em curto espaço de tempo, 12 horas. Cabe salientar que o Rio Forqueta parte de uma altitude de mil metros.

No mês de setembro houve a segunda cheia de 23,45 metros, porém sem maiores prejuízos. Poucas famílias de Lajeado e Cruzeiro do Sul ficaram flageladas.

Houve ainda duas situações de elevações dos níveis das águas do Rio Taquari, registradas em abril com 17,5 metros e junho com 17,25 metros, mais de 4 metros acima do nível normal. Leito Normal: 13 metros medida do porto de Estrela-RS.

Não houve maiores consequencias para população ribeirinha.

Acidentes Ecológicos Registrados

Arroio Estrela registra mortandade de peixes
Mortandade de peixes “pintados” foi registrada no dia 17 de abril, no Arroio Estrela. Problema só não foi maior graças a intervenção da Secretaria Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente de Estrela que agiu rápido liberando os peixes de um tanque no antigo moinho, onde os mesmos ficaram presos.

Espuma de sabão no Rio Taquari
Problema de espumas foi registrado no mês de abril, quando uma empresa de sabão de Estrela, despejou conteúdo inadequado no Rio Taquari. Não houve maiores consequências porque a empresa agiu rápido. Cerca de 100 litros de sabão líquido de glicerina foi parar nas águas, em decorrência de uma falha humana.

Draga derramou óleo no Rio Taquari
Em setembro uma draga derramou óleo no Rio Taquari no Porto de Estrela. Autoridades agiram rápido e cobraram da empresa responsável uma solução imediata.
Foram abertas as comportas da barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, para a retirada da referida Draga de empresa lajeadense naufragada que causou os danos ecológicos ao despejar óleo no Rio Taquari.

Medidas Saneadoras no Rio Taquari em 2010

A Promotora de Estrela, Dra. Mônica Marangueli de Ávila, trabalha intensamente na implementação do Corredor Ecológico, inclusive já sendo plantadas milhares de árvores nas barrancas do Rio Taquari. Sarandis, caliandras, salseiros e muitas outras espécies nativas começarão a formar seu acolchoado vegetal.
O Ministério Público fará a fiscalização do reflorestamento nos 13 municípios abrangidos pelo programa.

O Parque da Lagoa em Estrela, conhecido popularmente como Buraco dos Cachorros, recebeu molhes de contenção para evitar o agravamento da erosão das barrancas do Rio Taquari no local.
Na área do Parque da Lagoa foram instaladas duas râmprolas (espigões ou molhes) construídas com grandes blocos de basalto, além de uma rampa para o acesso da população ao rio, que será utilizada predominantemente pelo “Projeto Navegar” da Smel, em suas diferentes escolinhas de esportes aquáticos.

Realizada limpeza no Arroio Saraquá:
No dia 19 de novembro de 2010, a Ação voluntária promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Lajeado coletou 1.500 quilos de lixo que estavam jogados nas barrancas do Arroio Saraquá. O material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário do Município.

Viva o Taquari Vivo
Mais uma edição do evento Viva o Taquari Vivo foi realizada pela ONG Parceiros Voluntários, ligada a ACIL – Lajeado-RS. Mais de três toneladas de lixo sólido foi recolhido das margens do Rio Taquari em Estrela e Lajeado em 2010.

Bacia Taquari-Antas
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realizou reuniões mensais para discutir problemas e soluções pertinentes à área de 26.428 km² de sua abrangência. Inclusive o último assunto tratado foi cobrança pelo uso da água: proposição para 2011.

Estrela realizou Semana da Água em outubro de 2010
A Prefeitura de Estrela, por meio da Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a Semana Municipal da Água. As atividades tiveram a participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Teutônia que realizaram visita orientada ao Parque Municipal da Lagoa, com a atividade “Conhecendo Ecossistemas Aquáticos”.

Revive o Arroio Boa Vista
Ação socioambiental reuniu cerca de 70 pessoas de entidades teutonienses que efetuou plantio de aproximadamente 500 mudas de árvores nativas nas barrancas do Arroio Boa Vista.
Metais, pneus, plásticos diversos, garrafas pet, PVC, porcelana, sofá, máquina de cortar grama e até uma privada estiveram entre o lixo recolhido pela ação socioambiental Revive Boa Vista, realizada em outubro nas margens do Arroio Boa Vista e seus afluentes, no município de Teutônia.

Chuva, vento e granizo na Bacia do Rio Taquari em 2010

Precipitação Pluviométrica em 2010
O acumulado de chuva em Estrela-RS foi 2.048 mm em 2010. No mês de dezembro foi de 119 mm. A precipitação anual média em 2010 foi de 170 mm, considerado satisfatório, se levado em consideração os anos de 2004, 2005 e 2006, quando a precipitação não passou de 1.500 mm anual, estiagem que causou grandes prejuízos, principalmente para os produtores rurais. No Vale do Taquari há registros de até 2.200 mm de chuva em 2010.
Mês com maior volume de chuva em Estrela-RS, foi setembro, com 334 mm, e menor volume registrado em agosto com 35mm.

Granizo no Vale em 2010
Em março de 2010, houve precipitação de granizo em Estrela e também no mês de novembro. No RS o fenômeno se repetiu diversas vezes em novembro afetando 12 mil gaúchos.

Julho-2010 mês com vento, calor e muito frio
No início do mês, uma onda de calor que chegou a ser chamada de “Veranico de Julho” atingiu a região do Vale do Taquari-RS com temperaturas de 27ºC na tarde do dia 7 de julho em pleno inverno.

No dia 12 de julho houve ventania na madrugada com ventos de até 80 km por hora, acompanhado de chuva intensa. Município mais atingido foi Venâncio Aires com muitas casas destelhadas.

Depois uma onda de frio extremo na região do Vale do Taquari e Bacia Hidrográfica Taquari Antas, com temperatura de 1,5 ºC em Estrela-RS, na madrugada do dia 15 de julho de 2010, e -5 ºC (negativos) na Serra Gaúcha, inclusive com formação de geada.

No dia 21 de julho foi a vez de um tornado passar pela região com muitos prejuízos econômicos e sociais, especialmente nos municípios de Westfália-RS e Imigrante-RS com queda de aviários de aves para corte e galinhas poedeiras. A maioria das aves morreram deixando enorme prejuízos para algumas famílias que perderam sua subsistência.

Mas os municípios mais atingidos foram Gramado-RS e Canela-RS, com o Furacão registrando ventos de 124 km por hora, duração de 40 segundos, que deixou 407 casas danificadas e 220 pessoas desalojadas.

Em agosto voltaram as rajadas de vento
No dia 12 agosto, novamente rajadas de vento de até 50 km por hora atingiram Estrela.

Milhares sem energia elétrica em novembro
No dia 09 de novembro rajadas de vento de 60 km/hora atingiram o Vale do Taquari. Na área central de Lajeado, em torno de 8 mil domicílios e estabelecimentos comerciais ficaram sem fornecimento de energia elétrica por quase cinco horas. O problema se repetiu em outros municípios da região.

Cerca de 14 mil domicílios atendidos pela AES Sul tiveram o abastecimento comprometido, e 200 na área de cobertura da Certel.


Comportamento da temperatura em 2010

“Estresse calórico” vitima milhares de frangos em Estrela
As temperaturas próximas dos 40 ºC em fevereiro gerou prejuízos para alguns avicultores de Estrela.
Na propriedade do casal Jorge Sechi (53) e Teodile Sechi (47) foi necessária a abertura de uma vala para enterrar os frangos mortos. Cerca de 4 mil aves fêmeas, pesando em média 2,4 kg cada, foram vitimadas pelo conhecido “estresse calórico”.
O mês de fevereiro de 2010 ficou marcado por dias abafados e altas temperaturas que superaram a marca do 40 °C, com sensação térmica de 43,8 °C, as maiores dos últimos 50 anos.

Agosto com frio histórico
Temperaturas com média histórica em agosto de 11,3 ºC, a mais baixa já registrada na 1ª quinzena do mês. Temperaturas extremamente baixas foram registradas em Estrela-RS de 1,5ºC e no RS chegou a -5ºC com formação de geada e queda de neve com formação de até 30 cm espessura nos municípios da Serra Gaúcha.
A maior temperatura registrada em Estrela-RS ocorreu no mês de fevereiro com 40,1 ºC e a menor em agosto com 1,5ºC.

Aepan-ONG
Ambientalistas Responsáveis:
Airton Engster dos Santos
Jorge Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário