Estrela-RS - Trânsito






Respostas do Departamento de trânsito de Estrela:

Buscando respostas para tantos desafios, a Aepan-ONG procurou o Sr. Laone Heiermann, Diretor de Trânsito de Estrela, que informou sobre medidas que vem sendo pensadas e implementadas como forma de disciplinar e humanizar o trânsito em Estrela.

A cidade tem 134 anos e as ruas são as mesmas em termos de largura. A frota de veículos tem crescido de forma impressionante, trazendo inumeros desafios, entre eles o do estacionamento no centro da cidade. Os prédios tem crescido verticalmente.

O Departamento de Trânsito realizou uma investigação sobre o número de estacionamentos existentes no Centro de Estrela, desde a rua Chá-Chá Pereira até a Bruno Schwertner e da rua Pinheiro Machado até Coronel Müssnich. Foram levados em consideração entradas de garagem e estacionamentos de motos.

Também buscou saber junto ao CDL, Bancos e Prefeitura de Estrela sobre vagas de estacionamento ocupadas por veículos de comerciários, servidores públicos e bancários. Além da descarga de caminhões e horários em que são realizadas.

A investigação procurou averiguar quanto tempo esses veículos ficam estacionados no Centro, e quanto sobra durante o dia, para usuários eventuais, que procuram os diversos serviços nas imediações.

Outra medida destacada por Laone, são as reuniões entre o Departamento de Trânsito e o Capitão Inácio Caye da Brigada Militar que também possuí informações preciosas sobre o fluxo de veículos na cidade. A busca de sugestões dos diversos segmentos da comunidade tem sido constante segundo o Diretor de Trânsito.

Finalmente a conclusão foi: há pouco estacionamento, para demanda afirma o diretor Laone.
Por exemplo, o Centro de Estrela possui 90 estacionamentos para motos, quando a demanda é de 150.


Soluções em andamento:
Ações práticas já estão em andamento. Os funcionários públicos terão a sua disposição um estacionamento muito bem organizado, com 25 vagas, com box numerados, junto ao antigo complexo da AMBEV que vai aliviar a situação no Centro.


Outra medida que está sendo estudada é com relação a carga e descarga de caminhões, horário e dias para atividades, inclusive com placas indicativas.
O Plano Diretor também é destacado por Laone, que não permite mais construção de prédios sem garagens. No primeiro piso deve ser para Loja, com estacionamento dos veículos no sub-solo com apenas uma entrada de cada vez.
Airton Engster dos Santos

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