Relógio em homenagem a Bruno Schwertner em Estrela-RS


Relógio em homenagem a Bruno Schwertner

Que recebe também nome de rua em Estrela-RS. Com quatro quadras de extensão, liga a Rua Júlio de Castilhos à da Rua Coronel Müssnich. São homenagens ao fabricante de relógios públicos, especialmente em torres de igrejas, relógios de parede e de bolso. Acompanhou a família para o Brasil. Nasceu em Langwosser, na Silésia, Prússia e faleceu em 17 de julho de 1952.

Há em torno de duas centenas de relógios espalhados por igrejas e prédios no Brasil, sendo o primeiro o da igreja matriz de Taquari, e o segundo, em Lajeado, em 1925.

Na região do Vale do Taquari-RS, há os relógios também em Arroio do Meio, Colinas, Dois Lajeados, Encantado, Muçum, Nova Bréscia, Roca Sales, Relvado e Santa Clara do Sul.

O primeiro relógio, fora do Estado do Rio Grande do Sul, foi instalado na igreja matriz de Laguna, em SC, em 1934. Há dezenas de relógios espalhados pelo Brasil, nos estados de SC, SP, MG, BA, em Belo Horizonte, em Piracanjuba (Goiás). Alguns se localizam em pontos destacados, como no alto do obelisco na fronteira Brasil Uruguai, nas cidades unidas de Rivera e Santana do Livramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário