Contato com a natureza na 2ª Caminhada Ecológica de Estrela









A 2ª Caminhada Ecológica de Estrela, foi realizada no domingo (19), com largada às 8h, no Parque Princesa do Vale. A promoção foi do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

A grande procura de interessados levou a Smel a aceitar mais inscrições. Mais de 150 pessoas participaram das atividades.. 

O percurso foi de 14 quilômetros. Os organizadores ressaltam que trata-se de um passeio, e não uma competição, ou seja, uma caminhada em grupo que respeitou o ritmo de todos, com paradas para hidratação. 

Fotos: Rudge Schwertner 

Será realizado na noite do dia 25, o Carnaval de Rua de Estrela




Será realizado na noite do dia 25, o Carnaval de Rua de Estrela. O palco do samba será na Rua Fernando Abott, o “Calçadão”, a partir das 20h. 

Antes, o bloco Renascer do Samba, o representante estrelense, foi animar o carnaval de Bom Retiro do Sul, sábado (18).

Confirmou presença na festa de rua em Estrela, o bloco Renascer do Samba, do Bairro Imigrantes, com o tema “O Vale do Taquari – poesia e magia cantada”. Também a Escola Inhandava, de Bom Retiro do Sul, com o enredo “Recordar é viver”; e o Bloco dos Palhaços, de Lajeado, em nove alas para abordar o tema “O mundo da imaginação”. Os blogos de foliões de Fazenda Vilanova confirmaram participação. A velha Guarda do samba estrelense também estará presente.

O secretário Marcelo Braun, espera que desta vez que o tempo colabore, pois o esforço para que a festa ocorra, foi grande e envolveu muitas pessoas.

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Estrela está engajada nas ações para auxiliar a população do município de São Francisco de Paula

Empresa Plastrela doou lonas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Estrela está engajada nas ações para auxiliar a população do município de São Francisco de Paula, que foi atingido por um vendaval na manhã do último domingo (12). Para tanto, está fazendo uma campanha para arrecadar água, gêneros alimentícios não perecíveis e lonas, que posteriormente serão encaminhados àquela cidade. 

As pessoas e instituições que quiserem colaborar podem encaminhar suas doações até a próxima segunda-feira (20). O ponto de coleta é a Ouvidoria da prefeitura, que funciona na Rua Júlio de Castilhos, 380, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. 

O vendaval que atingiu São Francisco de Paula atingiu cerca de 1,6 mil pessoas no município, das quais 70 ficaram feridas. Segundo a Defesa Civil do Estado, os ventos ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, destruindo 500 residências. Mais informações sobre a campanha que está sendo feita em Estrela podem ser obtidas com o coordenador municipal de Defesa Civil, Sandro Bremm. O telefone de contato é o (51) 3981-1174 ou 99876-1430

Hilário Eidelwein comemora instalação do Atacadão em Estrela

Hilário Eidelwein - 15 de março de 2017
Rádio Studio FM 98.3

O secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, participou do Redação - Studio FM 98.3. O representante da pasta falou sobre as questões legais que envolveram a instalção do Atacadão na BR 386, junto ao trevo de acesso à cidade. Disse que todos os aspectos ambientais, em termos de legislação, foram observados. Comemorou a inauguração que ocorreu no dia 09 de março de 2017.

A unidade tem mais de 5.600 m² de área de vendas, mais de 15.000 m2 de área total construída, amplo estacionamento, com 284 vagas para carros e motos, além de bicicletário e cafeteria. A chegada do Atacadão gera mais de 500 empregos, entre diretos e indiretos. A maioria dos trabalhadores já está trabalhando no local.

Vereador João Braun de Estrela-RS na Rádio Studio FM 98.3

Vereador João Braun - 17 de março de 2017
Rádio Studio FM 98.3 de Estrela

Apresentou seu projeto de Lei que institui os meses de maio e agosto como meses das culturas alemã e italiana, respectivamente. Citou as atrações que já existem, mas que seu projeto tem por objetivo institucionalizar essas datas com foco de organizar uma proposta de turismo, com imersão cultural através da gastronomia. Convidou a iniciativa privada para abraças esta ideia e movimentar o comércio especialmente nestes meses.

Nádia Rodrigues Silveira Gerhard esteve em Estrela-RS XI Multimulher



Nádia Rodrigues Silveira Gerhard foi Comandante do 40º BPM, em Estrela. Foi para Capital para o 19º BPM. A única mulher no Estado a assumir um batalhão. Hoje é vereadora na capital pelo PMDB.

Esteve em Estrela no sábado (18) para o Chá do Multimulher 2017, onde sorteou dois exemplares do seu livro: ‘Patrulha Maria da Penha: o impacto da ação da polícia militar no enfrentamento da violência doméstica’ – lançado em Porto Alegre, 25/11/2014.

SINOPSE: Se você visse uma viatura da Polícia Militar com adesivos lilases percorrendo as ruas da cidade,o que faria? Ficaria espantado? Acharia engraçado? Tiraria uma foto? É diferente, não é? Nos bairros com maior índice de violência doméstica do Rio Grande do Sul, ninguém mais se surpreende com essa situação, pois este é o alívio para milhares de mulheres cansadas de sofrerem com agressões domésticas. Porém, não é somente a cor que diferencia essa viatura. Nela estão policiais militares, homens e mulheres, treinados para cumprirem um dos principais elementos da Lei 11.340/06: as medidas protetivas de urgência.

Esta é a Patrulha Maria da Penha, que realiza fiscalizações, rondas, encaminhamentos, prisões e assegura a ordem, a paz e a tranquilidade nos lares gaúchos. Os policiais militares que hoje chegam aos bairros atendidos pela Patrulha Maria da Penha não só explicam as medidas e garantem seu cumprimento,mas também mostram às vítimas que elas têm alternativa.

52º Festival do Chucrute de Estrela - Maio 2017


Já está sendo divulgada a programação do 52º Festival do Chucrute de Estrela - Maio 2017. O mais tradicional Festival de Folclore Alemão do Estado do Rio Grande do Sul, animado com muita Música, Dança e Gastronomia Típica...Confira...

15 de Abril (Sábado)
Divulgação do Festival do Chucrute no Calçadão de Estrela e principais ruas com entrega de brindes e folders e adesivos a partir das 9h.

28 de Abril (Sexta)
Evento: Lançamento Oficial do 52º Festival do Chucrute
Local: Salão da OASE, junto a Comunidade Evangélica de Estrela
Início: 20 horas

06 de Maio (Sábado)
Evento: Tradicional Grande Desfile Típico dos grupos folclóricos com carros alegóricos, som e banda pelas ruas das cidades de Estrela.
Início: 15 horas

20 de Maio (Sábado) Evento: 1º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.

Animação da Super Banda K'necus
Local: Centro Comunitário do Cristo Rei (clique aqui para acessar o mapa do local )
Início: 20 horas

21 de Maio (Domingo)
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 15 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

24 de Maio (Quarta)
Evento: 23º Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 09:00 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

25 de Maio (Quinta)
Evento: 11ª Festa das APAEs, com participação dos Idosos da Vovolândia de Estrela e também do Asilo Pella Betânia de Taquari, Caps e Creche Colméia. Haverá apresentação de danças folclóricas.
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 14 horas

27 de Maio (Sábado)
Evento: 2º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.

Animação da Orquestra La Monatanara
Local: Centro Comunitário Cristo Rei 
Início: 20 horas
Ingressos: 

28 de Maio (Domingo)
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 16 horas

CLJ da Paróquia São Cristóvão de Estrela realiza Jantar Baile



CLJ da Paróquia São Cristóvão realiza Jantar Baile

O CLJ da Paróquia São Cristóão do bairro Boa União em Estrela, realiza no 08 de abril de 2017, um Jantar Baile no ginásio da comunidade.

Os integrantes do CLJ, Vitor Frederico Diedrich,  Alan Schilling e seu pai Flávio Schilling, concederam entrevista, quando relataram os objetivos da iniciativa que é a integração entre os jovens, suas famílias e a comunidade. Fizeram convite para o evento que possui a seguinte programação: 20h missa, 21 jantar e após grandioso baile com a Banda Bier de Estrela.

Curso de Liderança Juvenil: é um curso criado para jovens de 14 anos em diante, dividido em três etapas: CLJ I, II e III. Consiste num movimento juvenil da Igreja Católica que reúne e prepara milhares de adolescentes para uma missão: a missão de evangelizar outros jovens, de servir à comunidade e à Paróquia, e continuar a plantar a mesma semente que Jesus Cristo plantou no mundo. Portanto, o CLJ é o grupo feito para que essa semente seja plantada nos jovens e floresça cada vez mais!

Cada grupo tem sua própria coordenação responsável pelas atividades e pelo bom andamento das mesmas. Mas é o Eterno Coordenador, Jesus Cristo, que une todo o movimento, que une todos os integrantes entre si, numa única e grande família chamada CLJ!

Tadeu Xavier - O Xerifão do Estrela FC

Rádio Studio FM 98.3 - março de 2017











Tadeu Xavier - O Xerifão do Estrela FC

Nascido em Rosário do Sul, com seis meses de vida mudou com os pais para Santana do Livramento, onde passou a infância e estudou.

Foi casado com Tânia Martins da Silva (falecida) com quem teve três filhos: Tais (falecida), Cassius e Sabrina.

Devido ao bom porte físico, principalmnte altura e impulsão, começou a praticar basquetebol, mas em seguida seguiu carreira de jogador de futebol. Sua determinação e paixão pelo campo era tanto que chegou a jogar profissionalmente com um só rim por dez anos.

Seu primeiro clube foi o Fluminense de Livramento, passando por outros clubes do Rio Grande do Sul (Grêmio - base, Internacional - base, Cruzeiro - base, Lajeadense, Santa Cruz, Santa Rosa, Santo Ângelo, Caxias, São Paulo de Rio Grande, Rio Grandense, Igrejinha e Estrela FC). No Brasil jogou ainda (Figueirense (SC), Inter Lajes (SC), Taubaté (SP), Barretos (SP), Francana (SP), Botafogo (SP), Portuguesa (SP), Vitória (BH).

Depois de parar de jogar, Tadeu Xavier realizou três cursos de treinador de futebol - dois no Rio de Janeiro e um no RS.

Atualmente é vice-presidente da Associação Gaúcha dos ex-jogadores de Futebol. É sócio fundador da AGAPI - Associação da Garantia do Atleta Profissional. Trabalha em projetos sociais em Porto Alegre.

Tadeu concedeu longa entrevista no programa Redação Studio 98.3 onde falou sobre sua trajetória pessoal e profissional. Conquistas, alegrias e tristezas. Disse que deste que saiu de Estrela há 33 anos nunca mais tinha concedido entrevista para veículo de comunicação da cidade. Em vários momentos emocionou-se ao falar da equipe estrelada.

Contou que veio para jogar no Lajeadense no início dos anos 1970, mas não acertou por detalhes, em seguida sendo indicado por Adauto de Azevedo para atuar no Estrela FC. 

Veio para realizar um treinamento e imediatamente foi contratado por ano. Gabriel Mallmann com apoio de Rafael Orighela, Odilo Anfonso Thomé, Lino Schwertner, Eugênio Noll, Hélio Müsskopf, e Braguinha, grupo que lhe deu todas as condições de trabalho.

No tempo em que jogou no Estrela FC fez 50 gols de cabeça. Em duas temporadas seguidas marcou 19 e 18 gols respectivamente.

Sua dupla de zaga "Leocir" que considera um grande amigo e melhor com quem fez parceria no clube da cidade. Afirmou que jogou ainda ao lado de grandes zagueiros no Brasil.

Contou a história do chegada do "Everton" goleiro espetacular do clube que veio do bairro Sarandi de Porto Alegre.

Estrela FC disputou o Gaúchão de 1976 a 1979. Destas equipes, todas muito boas, mas considera a de 1978 a mais técnica: Everton, Foguinho, Tadeu, Leocir e Ademir, Ederson, Juarez e Silva, Cuca, Alberi e Passos.

Lembrou de amigos com quem jogou no clube, segundo Tadeu todos craques: Enio Costa, Renato Teixeira, Keti, Pompeia, Preguinho, Palito, Carlinhos, Figueró, Norberto, Rugardt, entre outros.

Na década de 1984 volta a jogar no Estrela FC quando acontece a maior série invicta do clube - mais de 30 jogos sem perder. Nesta época jogou ao lado de Libório, Belmonte, Sérgio Roberto, Betinho, Luizão, Luizinho, Jair, Bozó, Wilfrid, Éder, Paulão e outros com quem já havia atuado na primeira divisão: Leocir, Juarez e Alberi.

O maior jogo que atuou, foi no clássico entre Estrela FC 1 X 0 Lajeadense, em Lajeado, gol assinalado por Preguinho no final do segundo tempo. O resultado desclassificou o Lajeadense do Campeonato Gaúcho e manteve o Estrela FC na competição. O jogo foi precedido de muita polêmica.

Juarez foi Campeão Amador Regional pelo Brasil da São José.

Oportunamente voltaremos com mais histórias do Xerifão-Capitão do Estrela FC. Agradecemos ao amigo Silva que intermediou a entrevista.

Fotos: A beleza feminina em desfile no Chá de Integração do XI Multimulher em Estrela-RS















A beleza feminina em desfile no Chá de Integração do XI Multimulher

No sábado (18 de março de 2017), grande atração do evento reuniu mulheres de todas as idades e locais na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (AMBI).

O Chá de Integração ocorreu a partir das 14h, com ingresso a R$ 18,00 que deu direito ao buffet de doces e salgados e apreciar o desfile de moda, protagonizado pelas próprias mulheres das comunidades e clubes de mães. 

De acordo com Tânia Schmitt de Queiroz Stein, da Emater-RS/Ascar, a participação das mulheres foi positiva. “Muitos ingressos foram vendidos antecipadamente. Há aqueles que ainda foram comercializados na hora numa verdadeira integração da zona urbana e rural.” 

“Este ano o chá foi realizado num sábado, ao contrário das edições passadas, no meio da semana. 

Há ainda o fato de ter ocorrido num bairro mais centralizado e maior, no caso das Indústrias, o que facilitou o acesso de todas. 

As moradoras do bairro estavam bastante mobilizadas pelo Clube de Mães Fraternidade, anfitrião da festa este ano.” 

Grande sucesso foi tradicional desfile de modas, que todos os anos oportuniza às mulheres um momento de glamour e descontração. Peças de roupas femininas e acessórios da Loja Pezzuti foram exibidas por modelos. 

A Ótica Lauro também participou do evento com exames de visão. Houve venda de camisetas do Multimulher. Medição da pressão arterial pelo Hospital Estrela. Teve sorteio de brindes.

O secretário da Saúde Elmar Schneider representou o Governo de Estrela. Contou ainda com ainda com a presença da vereadora Débora Martins de Estrela e da vereadora de Porto Alegre Nádia Gerhardt.