Personalidade na Folha de Estrela - Ivan Fortes do Núcleo Cultural Estrela


Estrela Palace Hotel realiza jantar em benefício do Hospital Estrela


Silva - ex-atleta do Estrela FC e suas conquistas


Cacis Estrela-RS - Candidatos a Prefeito na Reunião Almoço


Atividades na Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS


Coluna do Airton Engster dos Santos - 1º Ano do Arte na Escadaria em Estrela-RS


Jornal Folha de Estrela - 29 de setembro de 2016 - Estrela-RS





























Caderno Especial de Eleições em Estrela-RS - Todos os Candidatos - Jornal Folha de Estrela-RS









Corpo de Bombeiros de Estrela recebe novo fardamento


























Corpo de Bombeiros de Estrela recebe novo fardamento

Com recursos do Furebom - Fundo de Reequipamento dos Bombeiros, foi adquirido o novo fardamento para o Corpo de Bombeiros Militar de Estrela-RS.

A cerimônia de entrega ocorreu no Quartel de Estrela-RS com a presença de autoridades civis e militares. O secretário José Adão Braun representou a Prefeitura de Estrela, Coordenador Carlos Bremm da Defesa Civil, prefeito de Westfália Sérgio Marasca pela AMVAT - Associação dos Municípios do Vale do Taquari, CMT 6º BBM - TC Cesar Eduardo Bonfanti, CMT 40º BPM - Major Marcelo de Abreu Fernandes, CMT da 2ª CIABM - CAP Luis Gustavo da Silva Lok, CMT da 3ª PelBM - TEN Valdinei Rosa, Oficial 6º BBM - Major Eduardo Gener, Militar da Reserva TENRR Clori Antônio Borges e Igor Roberto Biberg estagiário de Engenharia Civil no Corpo de Bombeiros de Estrela.

O Tenente André Rodrigues Oliveira do CBM de Estrela apresentou novos equipamentos que vão qualificar as ações operacionais. Agradeceu o apoio recebido da Prefeitura de Estrela e do Comando Regional para poder entregar o fardamento.

Antiga reivindicação do Corpo de Bombeiros, a separação da Brigada Militar foi anunciada em fevereiro de 2014 pelo então secretário de Segurança, Airton Michels. Na ocasião, ele informou que o processo se daria em um prazo de cinco anos. O novo uniforme faz parte do processo de desmembramento afirmou o Tenente Oliveira.

O Corpo de Bombeiros começou a utilizar um novo fardamento, azul escuro, após a aprovação da separação da Brigada Militar. Faz dois anos que a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que separou as corporações. 


A aquisição do novo uniforme foi possível por meio de recursos do convênio com a Prefeitura de Estrela, que possui fundo municipal de aparelhamento dos bombeiros, que são compostos de taxas de vistorias e alvarás, por exemplo.

CORPO DE BOMBEIROS

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Estrela é a primeira do Vale do Taquari. Foi adquirida uma área no bairro dos Estados, para a construção da guarnição militar do Corpo de Bombeiros. Com a colaboração dos clubes de serviço, a Prefeitura Municipal construiu o prédio, inaugurado em 15 de dezembro de 1964 na gestão do prefeito Adão Henrique Fett.

A Guarnição está com sede na rua Pernambuco nº 315 - fone 193 ou 712-1242. Presta socorro a diversos municípios da região.

Sob o comando do Tenente Oliveira, um efetivo zela, em permanente prontidão, por milhares de vidas.

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Texto constitucional de 3 de outubro de 1989 com as alterações adotadas pela Emendas Constitucionais n.º 67, de 17 de junho de 2014.

“Art. 130. Ao Corpo de Bombeiros Militar, dirigido pelo(a) Comandante-Geral, oficial(a) da ativa do quadro de Bombeiro Militar, do último posto da carreira, de livre escolha, nomeação e exoneração pelo(a) Governador(a) do Estado, competem a prevenção e o combate de incêndios, as buscas e salvamentos, as ações de defesa civil e a polícia judiciária militar, na forma definida em lei complementar.